Educação Em Tempos De Pandemia: Experiências, desafios e perspectivas

Sem a pretensão de “apanhar” o que a pandemia nos arremessou em termos de pensar e agir individual e coletivamente, os interlocutores, nesta obra, propõem-se a meditar sobre alguns aspectos relacionados à educação. Compreender esse momento não é tarefa para uma única cabeça. Nesta perspectiva, a organização de um conjunto de textos que recolhem experiências, desafios e narrativas de como cada um está vivendo, possibilita uma abertura para toda a diversidade de sentimentos, afetos, intenções e proposições de como podemos continuar. A pandemia não é a mesma para todos, apesar de ser o mesmo vírus. Ela afeta cada um de modo diferente. Escutar os outros é uma das intenções deste livro organizado em 16 capítulos. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
  • keyboard_arrow_rightFábio César Junges
  • keyboard_arrow_rightTiago Anderson Brutti
  • keyboard_arrow_rightMário José Puhl
Sumário

REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Adair Adams
Fábio César Junges
Mário José Puhl
Tiago Anderson Brutti

LINGUAGEM, MUNDO COMUM E TÉCNICA: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Adair Adams
Antonio Escandiel de Souza
Fábio Cesar Junges

SUPORTAR A SI MESMO: A PEDAGOGIA DO VÍRUS
Vânia Lisa Fischer Cossetin

O USO DA ARTE PARA SENSIBILIZAR E EDUCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)
Douglas Verbicaro Soares
Rivetla Edipo Araujo Cruz
Maria Ángeles Herrero Uña

Educação infantil EM TEMPOS DE Pandemia 
Eliz Giane Jacobi
Maria Elisabete Fernandes

A PANDEMIA DESVELANDO O PRINCÍPIO DEMOCRATIZANTE DO ENSINO: ACESSO E QUALIDADE PARA QUEM?
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Adair Adams
Rogério Ferraz de Andrade

“SCHOOL’S OUT, BUT CLASS’S ON” - REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 
João Pedro de Carvalho Silvello
Solange Beatriz Billig Garces

DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)
Carmem Beatriz de Paula Henrique
Rivetla Edipo Araujo Cruz
Sedjro Enock Télèsphore Montcho
Douglas Verbicaro Soares

A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DICOTOMIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Ana Cristina Mendes
Fagner Cuozzo Pias

APONTAMENTOS PRELIMINARES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: NOVAS RUPTURAS NA  EDUCAÇÃO? 
Cézar Menegat
Valdemir Jose Debastiani
Joana Silvia Mattia Debastiani

O NOVO CORONAVÍRUS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Dieison Prestes da Silveira
Geovane Barbosa da Silva
Raphael Gomes dos Santos
Etyane Goulart Soares
Adriele Prestes da Silveira

A EXPERIÊNCIA DAS GRANDES PANDEMIAS E OS  IMPACTOS DO COVID-19 NA SOCIEDADE ATUAL
Ciro Portella Cardoso
Marcelo Cacinotti Costa

A APRENDIZAGEM PERMANENTE NA MODERNIDADE LÍQUIDA
Mário José Puhl

O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM FREUD E A PANDEMIA   DO COVID-19: UM ENSAIO PSICANALÍTICO 
João Francisco Greff do Amaral

A RELAÇÃO COM O SABER EM TEMPOS DE PANDEMIA: APRENDIZADO EPIDEMIOLÓGICO COM O AUXÍLIO DE VISUALIZAÇÃO INTERATIVA DE DADOS NA WEB 
Márcia Boell
Carla Beatris Valentini
Anita Maria da Rocha Fernandes
Christiane Heemann

OS PAÍSES NÓRDICOS E O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA 
Vivian Alves Aranha
Matheus Aranha de Abreu
Tiago Anderson Brutti

REFLEXÕES SOBRE A CRIMINALIDADE NO ESTADO  DO RIO DE JANEIRO E OS ABUSOS DE AUTORIDADE PRATICADOS PELA POLÍCIA ESTADUAL
Michael Araújo Machado
Diego Eduardo Dill
Tiago Anderson Brutti

ÍNDICE REMISSIVO 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

E24   Educação em tempos de pandemia : experiências, desafios e perspectivas / organizadores: Adair Adams ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
255 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-991146-3-2
DOI: 10.46550/978-65-991146-3-2

1. Educação. 2. Pandemia. 3. Coronavírus. I. Adams, Adair (org.)          

CDU: 37