Sem a pretensão de “apanhar” o que a pandemia nos arremessou em termos de pensar e agir individual e coletivamente, os interlocutores, nesta obra, propõem-se a meditar sobre alguns aspectos relacionados à educação. Compreender esse momento não é tarefa para uma única cabeça. Nesta perspectiva, a organização de um conjunto de textos que recolhem experiências, desafios e narrativas de como cada um está vivendo, possibilita uma abertura para toda a diversidade de sentimentos, afetos, intenções e proposições de como podemos continuar. A pandemia não é a mesma para todos, apesar de ser o mesmo vírus. Ela afeta cada um de modo diferente. Escutar os outros é uma das intenções deste livro organizado em 16 capítulos.
REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Adair Adams
Fábio César Junges
Mário José Puhl
Tiago Anderson Brutti
LINGUAGEM, MUNDO COMUM E TÉCNICA: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Adair Adams
Antonio Escandiel de Souza
Fábio Cesar Junges
SUPORTAR A SI MESMO: A PEDAGOGIA DO VÍRUS
Vânia Lisa Fischer Cossetin
O USO DA ARTE PARA SENSIBILIZAR E EDUCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)
Douglas Verbicaro Soares
Rivetla Edipo Araujo Cruz
Maria Ángeles Herrero Uña
Educação infantil EM TEMPOS DE Pandemia
Eliz Giane Jacobi
Maria Elisabete Fernandes
A PANDEMIA DESVELANDO O PRINCÍPIO DEMOCRATIZANTE DO ENSINO: ACESSO E QUALIDADE PARA QUEM?
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Adair Adams
Rogério Ferraz de Andrade
“SCHOOL’S OUT, BUT CLASS’S ON” - REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
João Pedro de Carvalho Silvello
Solange Beatriz Billig Garces
DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)
Carmem Beatriz de Paula Henrique
Rivetla Edipo Araujo Cruz
Sedjro Enock Télèsphore Montcho
Douglas Verbicaro Soares
A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DICOTOMIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Ana Cristina Mendes
Fagner Cuozzo Pias
APONTAMENTOS PRELIMINARES ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: NOVAS RUPTURAS NA EDUCAÇÃO?
Cézar Menegat
Valdemir Jose Debastiani
Joana Silvia Mattia Debastiani
O NOVO CORONAVÍRUS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Dieison Prestes da Silveira
Geovane Barbosa da Silva
Raphael Gomes dos Santos
Etyane Goulart Soares
Adriele Prestes da Silveira
A EXPERIÊNCIA DAS GRANDES PANDEMIAS E OS IMPACTOS DO COVID-19 NA SOCIEDADE ATUAL
Ciro Portella Cardoso
Marcelo Cacinotti Costa
A APRENDIZAGEM PERMANENTE NA MODERNIDADE LÍQUIDA
Mário José Puhl
O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM FREUD E A PANDEMIA DO COVID-19: UM ENSAIO PSICANALÍTICO
João Francisco Greff do Amaral
A RELAÇÃO COM O SABER EM TEMPOS DE PANDEMIA: APRENDIZADO EPIDEMIOLÓGICO COM O AUXÍLIO DE VISUALIZAÇÃO INTERATIVA DE DADOS NA WEB
Márcia Boell
Carla Beatris Valentini
Anita Maria da Rocha Fernandes
Christiane Heemann
OS PAÍSES NÓRDICOS E O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Vivian Alves Aranha
Matheus Aranha de Abreu
Tiago Anderson Brutti
REFLEXÕES SOBRE A CRIMINALIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS ABUSOS DE AUTORIDADE PRATICADOS PELA POLÍCIA ESTADUAL
Michael Araújo Machado
Diego Eduardo Dill
Tiago Anderson Brutti
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação em tempos de pandemia : experiências, desafios e perspectivas / organizadores: Adair Adams ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
255 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-991146-3-2
DOI: 10.46550/978-65-991146-3-2
1. Educação. 2. Pandemia. 3. Coronavírus. I. Adams, Adair (org.)
CDU: 37