“Educação em foco: múltiplos olhares sobre a diversidade do processo educativo” é uma obra multidisciplinar que discute prerrogativas sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais, reafirmando a importância da pesquisa no campo do conhecimento. Este livro contempla estudos de pesquisadores, alunos de graduação e Pós-Graduação das mais variadas instituições de ensino superior do país, esboçando o papel da ciência para o processo de (trans)formação social. Ainda, há um olhar analítico e epistêmico nas questões que emergem na sociedade, instigando um (re)pensar no processo formativo dos sujeitos, galgando especificidades e ações que promovam e elucidam a relevância das pesquisas para o meio científico.
APRESENTAÇÃO
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Rodrigo Da Vitória Gomes
Capítulo 1
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONTEMPORÂNEA: REGULARIDADES E DISPERSÕES FRENTE A UM CONTEXTO EDUCACIONAL DIVERSIFICADO
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Leonir Lorenzetti
Capítulo 2
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE UM PROFESSOR DE QUÍMICA PARA ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR
Mayki Jardim Sivico
Rodrigo Da Vitória Gomes
Lorena Alves Ventura
Ana Nery Furlan Mendes
Capítulo 3
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS E O ENSINO DE CIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UM EDUCAÇÃO QUÍMICA
Lorena Alves Ventura
Mayki Jardim Sivico
Rodrigo Da Vitória Gomes
Ana Nery Furlan Mendes
Capítulo 4
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, AUTISMO E INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO, O DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL DE UM ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lielle Serafim
Leida Raasch
Marli Quinquim
Capítulo 5
ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO SURDO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS E ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2015 a 2019
Karmiliany Bassani
Maria Josélia Zanlorenzi
Capítulo 6
INFÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Adriana Maria Lucena da Silva
Luciana Raimunda de Lana Costa
Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini
Capítulo 7
ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA OBRA HISTÓRIA DO MARANHÃO COMO MATERIAL PARADIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carlos André Colins dos Santos
Capítulo 8
O LABORATÓRIO DE LEITURA DE TRISTÃO E ISOLDA E OUTROS RECURSOS DIGITAIS PARA EXPLORAR O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
Nicolle Lima Nogueira
Capítulo 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A INTERDISCIPLINARIDADE: A UTILIZAÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Evangelista Laurent
Capítulo 10
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Merian Souza da Penha Jacob
Capítulo 11
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NAS AULAS DE FÍSICA: O USO DO APLICATIVO KAHOOT PELOS ALUNOS EM SEUS CELULARES
Janaria Candeias de Oliveira Carminati
Merian Souza da Penha Jacob
Rafael Carminati
Suellen Freire Rigatto da Cruz
Capítulo 12
ABORDAGEM DA RADIOATIVIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2015-2018
Ubiratan Leal de Oliveira
Marcos Antônio Barros
Capítulo 13
A TRANSFORMAÇÃO DO DOCENTE ANTE AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A MUDANÇA NOS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELO PROFESSOR A PARTIR SÉCULO XX
Fabio Atila Cardoso Moraes
Néviton de Sousa Serra
Patrícia Alves de Assis
Capítulo 14
AS MULHERES NA CIÊNCIA BRASILEIRA: UMA PERCEPÇÃO A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS
Rejane Maria da Silva Farias
Carla Valéria Ferreira Tavares
ORGANIZADORES
E24 Educação em foco [recurso eletrônico] : múltiplos olhares sobre a diversidade do processo educativo / organizadores: Joselia Cristina Siqueira da Silva, Rodrigo Da Vitória Gomes. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
193 p. : il.
ISBN 978-65-88362-80-8
DOI 10.46550/978-65-88362-80-8
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Educação inclusiva. 4. Ensino-aprendizagem. I. Silva, Joselia Cristina Siqueira da (org.). II. Gomes, Rodrigo Da Vitória (org.).
CDU: 37