Educação Em Diálogo: Caminhos, encruzilhadas e perspectivas

A coletânea “Educação em diálogo: Trilhando Caminhos, Encruzilhadas e Perspectivas” aborda as construções teóricas acerca dos desafios contemporâneos da área educacional.  O exercício reflexivo feito pelos autores demonstra o compromisso ético na busca incessante por conhecimento sólido. Produzir conhecimento é um recurso imprescindível para quem trabalha com educação. Digamos que o ato de educar ou de professar um conhecimento requer que o indivíduo educador, antes de qualquer coisa, constitua-se pesquisador, questionador, problematizador, e que através do aprofundamento de estudos e da própria capacidade reflexiva, consiga projetar suas ideias e colocá-las em prática. O ato de pensar e refletir é que garante ao educador ao se deparar com os conhecimentos teóricos, fazer as suas escolhas e criar estratégias para transpor esses conhecimentos da teoria para a prática, em um movimento dialógico e carregado de sentido. Escrever é partilhar com os pares e com as comunidades científicas sobre as mais distintas ideias, tão necessárias ao fazer e ser pedagógico. E é isso que os autores presentes nesse livro se propõem a fazer, partilhando suas preocupações, inquietações e dúvidas, mas também trazem à luz elementos com os quais todos que trabalham com a educação se deparam cotidianamente. Portanto, espera-se que a partir dos debates travados por cada um dos autores desta obra, possamos alargar nosso horizonte de conhecimento e agir de forma a contribuir no desvelamento dos saberes necessários para a qualificação da educação de nosso país.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightEdinaldo Enoque da Silva
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightSérgio Roberto Santos
Sumário

PREFÁCIO
Sérgio Roberto Santos

Capítulo 1 - PENSAR A SINGULARIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DE UM OLHAR PÓS-METAFÍSICO 
Jenerton Arlan Schütz
Edinaldo Enoque da Silva Júnior

Capítulo 2 - EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E CUIDADO: ATITUDES NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA
Nádia Maria Ferronatto Bernardi
Claudionei Vicente Cassol

Capítulo 3 - O IMPACTO DO ENSINO DE LIBRAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA EMPATIA PARA ESTUDANTES OUVINTES DO ENSINO MÉDIO
Rosane Pagnusat 
Vanessa Paula Rizzotto

Capítulo 4 - EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO TERRITÓRIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC
Paulo Ricardo Bavaresco
Jackson Fabio Preuss
Rodrigo Luís Mingori
Taíza Gabriela Zanatta Crestani

Capítulo 5 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA PELO VIÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES
Clei Cenira Giehl
Luci Mary Duso Pacheco

Capítulo 6 - CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ESCOLAR APRESENTADAS EM PRODUÇÕES STRICTO SENSU NO PERÍODO PANDÊMICO
Quézia de Souza de Lima
Luci Mary Duso Pacheco

Capítulo 7 - DO BRINCAR AO SE-MOVIMENTAR: UMA ABORDAGEM PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Sérgio Roberto Santos
Claudia Marchesan

Capítulo 8 - O BRINCAR COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jaqueline Odete de Carvalho

Capítulo 9 - REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Eliane Casaril
Taiza Gabriela Zanatta Crestani
Rodrigo Luis Mingori

Capítulo 10 - EDUCAÇÃO PARA TODOS: O PAPEL FUNDAMENTAL DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJAS)
Ionara Soccol Schenatto

Capítulo 11 - CONTEXTO ESCOLAR: INSERÇÃO DAS TDICS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
Eliara Maria Bandiera
Camila Aguilar Busatta

Capítulo 12 - O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO LUGAR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS
Márcia Campos de Jesus
Jenerton Arlan Schütz

Capítulo 13 - POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR PÓS-PANDÊMICO PARA A GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE
Fernando Frank
Patrícia Andréa Rauber Knorst

Capítulo 14 - A ESCREVIVÊNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Feiruque de Jesus dos Santos
Renilda Vicenzi

Capítulo 15 - QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS PRESENTES NO ESPAÇO ESCOLAR  
Alan Baltazar Vicente

Capítulo 16 - A ESCOLA QUE DEVERIA LIBERTAR ALIENA: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DE FORMAÇÃO HUMANA
Rodrigo Luis Mingori
Taiza Gabriela Zanatta Crestani

Capítulo 17 - LA INCLUSIÓN ESCOLAR Y SOCIAL DE NIÑOS Y JÓVENES EN LATINOAMÉRICA: NUESTRA EXPERIENCIA CHILENO-BRASILEÑA
Maria Magaly Damke
Carlo Luigi Ghizzi Damke
Anna Giulia Ghizzi Damke

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24 Educação em diálogo [recurso eletrônico] : caminhos, encruzilhadas e perspectivas / organizadoras: Edinaldo Enoque da Silva Júnior, Jenerton Arlan Schütz, Sérgio Roberto Santos. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
257 p.
  
ISBN 978-65-6135-005-1
DOI 10.46550/978-65-6135-005-1

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. I. Silva Júnior, Edinaldo (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.). III. Santos, Sérgio Roberto (org.).
    
CDU: 37