A coletânea “Educação em diálogo: Trilhando Caminhos, Encruzilhadas e Perspectivas” aborda as construções teóricas acerca dos desafios contemporâneos da área educacional. O exercício reflexivo feito pelos autores demonstra o compromisso ético na busca incessante por conhecimento sólido. Produzir conhecimento é um recurso imprescindível para quem trabalha com educação. Digamos que o ato de educar ou de professar um conhecimento requer que o indivíduo educador, antes de qualquer coisa, constitua-se pesquisador, questionador, problematizador, e que através do aprofundamento de estudos e da própria capacidade reflexiva, consiga projetar suas ideias e colocá-las em prática. O ato de pensar e refletir é que garante ao educador ao se deparar com os conhecimentos teóricos, fazer as suas escolhas e criar estratégias para transpor esses conhecimentos da teoria para a prática, em um movimento dialógico e carregado de sentido. Escrever é partilhar com os pares e com as comunidades científicas sobre as mais distintas ideias, tão necessárias ao fazer e ser pedagógico. E é isso que os autores presentes nesse livro se propõem a fazer, partilhando suas preocupações, inquietações e dúvidas, mas também trazem à luz elementos com os quais todos que trabalham com a educação se deparam cotidianamente. Portanto, espera-se que a partir dos debates travados por cada um dos autores desta obra, possamos alargar nosso horizonte de conhecimento e agir de forma a contribuir no desvelamento dos saberes necessários para a qualificação da educação de nosso país.
PREFÁCIO
Sérgio Roberto Santos
Capítulo 1 - PENSAR A SINGULARIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DE UM OLHAR PÓS-METAFÍSICO
Jenerton Arlan Schütz
Edinaldo Enoque da Silva Júnior
Capítulo 2 - EDUCAÇÃO, RESISTÊNCIA E CUIDADO: ATITUDES NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NO PLANETA
Nádia Maria Ferronatto Bernardi
Claudionei Vicente Cassol
Capítulo 3 - O IMPACTO DO ENSINO DE LIBRAS NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA EMPATIA PARA ESTUDANTES OUVINTES DO ENSINO MÉDIO
Rosane Pagnusat
Vanessa Paula Rizzotto
Capítulo 4 - EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: POSSIBILIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO TERRITÓRIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC
Paulo Ricardo Bavaresco
Jackson Fabio Preuss
Rodrigo Luís Mingori
Taíza Gabriela Zanatta Crestani
Capítulo 5 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA PELO VIÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES
Clei Cenira Giehl
Luci Mary Duso Pacheco
Capítulo 6 - CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ESCOLAR APRESENTADAS EM PRODUÇÕES STRICTO SENSU NO PERÍODO PANDÊMICO
Quézia de Souza de Lima
Luci Mary Duso Pacheco
Capítulo 7 - DO BRINCAR AO SE-MOVIMENTAR: UMA ABORDAGEM PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Sérgio Roberto Santos
Claudia Marchesan
Capítulo 8 - O BRINCAR COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jaqueline Odete de Carvalho
Capítulo 9 - REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Eliane Casaril
Taiza Gabriela Zanatta Crestani
Rodrigo Luis Mingori
Capítulo 10 - EDUCAÇÃO PARA TODOS: O PAPEL FUNDAMENTAL DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJAS)
Ionara Soccol Schenatto
Capítulo 11 - CONTEXTO ESCOLAR: INSERÇÃO DAS TDICS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
Eliara Maria Bandiera
Camila Aguilar Busatta
Capítulo 12 - O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO LUGAR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS
Márcia Campos de Jesus
Jenerton Arlan Schütz
Capítulo 13 - POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR PÓS-PANDÊMICO PARA A GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOCENTE
Fernando Frank
Patrícia Andréa Rauber Knorst
Capítulo 14 - A ESCREVIVÊNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
Feiruque de Jesus dos Santos
Renilda Vicenzi
Capítulo 15 - QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS PRESENTES NO ESPAÇO ESCOLAR
Alan Baltazar Vicente
Capítulo 16 - A ESCOLA QUE DEVERIA LIBERTAR ALIENA: UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DE FORMAÇÃO HUMANA
Rodrigo Luis Mingori
Taiza Gabriela Zanatta Crestani
Capítulo 17 - LA INCLUSIÓN ESCOLAR Y SOCIAL DE NIÑOS Y JÓVENES EN LATINOAMÉRICA: NUESTRA EXPERIENCIA CHILENO-BRASILEÑA
Maria Magaly Damke
Carlo Luigi Ghizzi Damke
Anna Giulia Ghizzi Damke
SOBRE OS ORGANIZADORES
E24 Educação em diálogo [recurso eletrônico] : caminhos, encruzilhadas e perspectivas / organizadoras: Edinaldo Enoque da Silva Júnior, Jenerton Arlan Schütz, Sérgio Roberto Santos. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
257 p.
ISBN 978-65-6135-005-1
DOI 10.46550/978-65-6135-005-1
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Formação de professores. I. Silva Júnior, Edinaldo (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.). III. Santos, Sérgio Roberto (org.).
CDU: 37