A proposta desse livro é compartilhar experiências pedagógicas que reúnem temas decisivos da educação atual. Com isso, ultrapassa a ênfase na construção de metodologias de ensino por meio das TICs e repensa o sentido e o papel da educação na constituição da humanidade. Pensar os desafios pedagógicos não se resume a buscar alternativas sobre o “não gostar de estudar” e o “não aprendem” para as novas gerações. Pressupõe compreender quem são esses novos seres que ingressam no mundo humano com a perspectiva e tarefa de renová-lo. Também, neste pensar, destaca-se que sociedade queremos construir, ou seja, a política como horizonte do tornar-se humano coletivamente pela aprendizagem. Por isso, as questões o que aprender e quais perspectivas são ou deveriam ser fundantes de qualquer aposta metodológica.
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
Adair Adams
Fábio Cesar Junges
Antônio Escandiel de Sousa
Capítulo 1
O SER HUMANO E SUAS TECNOLOGIAS: INDÍCIOS DE UMA FUGA DO PENSAR21
Adair Adams
Antonio Ecandiel de Souza
Fábio César Junges
Capítulo 2
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Thiago Antonio Zarth Reis
Sidnei Renato Silveira
Cristiano Bertolini
Capítulo 3
UM OLHAR PARA OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOCENTE
Laís Gottardo
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 4
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E SUAS TECNOLOGIAS73
Rosi Maria Prestes
Gustavo Pedroso de Moraes
Capítulo 5
RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PAÍSES DO NORTE GLOBAL E SUL GLOBAL: BREVE ESTUDO DECOLONIAL COM BASE NO BINÔMIO COLONIALIDADE/MODERNIDADE
Viviane Sperandio Lenhart
Gabriela Felden Scheuermann
Capítulo 6
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA A NÍVEL MÉDIO POR MEIO DO USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS
Paulo Henrique Tovani Heldt
Dean Felipe da Costa Farias
Sebastião Rodrigues Moura
Capítulo 7
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O USO DAS TECNOLOGIAS NA REDE DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MARAU/RS
Diego Fernando Grzibowski
Maikyeli Orsato Decesaro
Simone Costenaro Ribeiro
Capítulo 8
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ADOTADAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 NO BRASIL: UMA REVISÃO
Nelson Nunes da Silva Lopes Júnior
Silmara dos Santos Lopes
Dannyelle Chrystina Sousa de Oliveira
Capítulo 9
DISCUSSÃO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA – UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL ATRAVÉS DA CONSTANTE DE PLANCK
Mauro Vanderlei de Amorim
Erick Alves Santos
Capítulo 10
A ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DO GESTOR ESCOLAR
Andreson Corte Ferreira da Silva
Capítulo 11
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO DE CÂNCER: CONECTADOS EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Joelma Fátima Castro
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Capítulo 12
BIOTECNOLOGIA & ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES: UM ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
Fernando Honorato Nascimento
Paulo Sérgio Pereira
Rômulo Davi Albuquerque Andrade
Capítulo 13
AS MUDANÇAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NESTE PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Danielle Pereira
Kenny Secchi
Nelita Aparecida da Costa
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação e suas tecnologias [recurso eletrônico] / organizadores:
Adair Adams, Antonio Escandiel de Souza, Fábio César Junges. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
215 p. : il.
ISBN 978-65-88362-93-8
DOI 10.46550/978-65-88362-93-8
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Pandemia (COVID-19). I. Adams, Adair (org.). II. Souza, Antonio Escandiel de (org.). III. Junges, Fábio César (org.).
CDU: 37:004