Educação E Novas Tecnologias: Linguagem, tradição e mundo comum

Argumentamos que o elemento central da educação é a humanização na perspectiva de um mundo comum, tendo como pressuposto a linguagem enquanto diálogo com a tradição em que está em questão a nossa existência e seu sentido de ser uns com os outros. Dessa compreensão emerge a perspectiva da antropologia enquanto reflexão originária para pensar os desafios da educação e de seu sentido de ser na confluência de uma humanidade condicionada pelas tecnologias. Compreendemos que não há uma natureza tecnológica humana na qual a educação em seu sentido e estrutura deveria estar colada, mas formas de organizar o mundo comum pelas novas tecnologias sem uma regra rígida e sem uma posição fixada previamente. A partir dessa pressuposição, coloca-se o percurso do presente livro: pensar a educação como processo aberto de humanização no âmbito da linguagem, assumida aqui como pressuposto paradigmático; pensar a antropologia como abertura do sentido existencial de nossa condição; pensar a tradição como historicidade da experiência, da interpretação, compreensão e construção de conhecimentos; pensar o mundo comum como horizonte político da educação para além do projeto tecnológico e científico da atualidade como únicos propulsores da organização do comum do mundo humano. 

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Compra da obra digital
Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor Total: R$30,0

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.




Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
Sumário

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO 

1 A LINGUAGEM COMO NOSSA CASA DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 33
1.1 Linguagem como constituição do humano
1.2 Linguagem como diálogo compreensivo-interpretativo 
1.3 Diálogo como base das relações educativas escolares

2 ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
2.1 Natureza humana e condição humana 
2.2 Humanos-em-técnica: aspectos para pensar a educação num mundo tecnologizado 
2.3 A educação como interpretação da condição humana 

3 TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO: A HISTORICIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL 
3.1 Interpretar a tradição como pertencimento ao mundo  
3.2 Da autoridade da tradição e da educação escolar 
4 MUNDO COMUM COMO HORIZONTE POLÍTICO DA EDUCAÇÃO 
4.1 Cibercultura e ciberespaço como expressões de mundo atual 
4.1.1 Cibernética: o mundo comum como mensagem 
4.1.2 Cibercultura: a informatização do mundo cotidiano 
4.2 Educação numa sociedade tecnológica 
4.3 A educação escolar como um princípio da convivialidade      comum 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

A211e    Adams, Adair
Educação e novas tecnologias : linguagem, tradição e mundo comum / Adair Adams. - Cruz Alta: Ilustração,  2020.
316 p. ; 21 cm

ISBN 978-85-92890-21-6

1. Educação. 2. Inovação tecnológica. I. Título

CDU: 37:004