Argumentamos que o elemento central da educação é a humanização na perspectiva de um mundo comum, tendo como pressuposto a linguagem enquanto diálogo com a tradição em que está em questão a nossa existência e seu sentido de ser uns com os outros. Dessa compreensão emerge a perspectiva da antropologia enquanto reflexão originária para pensar os desafios da educação e de seu sentido de ser na confluência de uma humanidade condicionada pelas tecnologias. Compreendemos que não há uma natureza tecnológica humana na qual a educação em seu sentido e estrutura deveria estar colada, mas formas de organizar o mundo comum pelas novas tecnologias sem uma regra rígida e sem uma posição fixada previamente. A partir dessa pressuposição, coloca-se o percurso do presente livro: pensar a educação como processo aberto de humanização no âmbito da linguagem, assumida aqui como pressuposto paradigmático; pensar a antropologia como abertura do sentido existencial de nossa condição; pensar a tradição como historicidade da experiência, da interpretação, compreensão e construção de conhecimentos; pensar o mundo comum como horizonte político da educação para além do projeto tecnológico e científico da atualidade como únicos propulsores da organização do comum do mundo humano.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1 A LINGUAGEM COMO NOSSA CASA DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 33
1.1 Linguagem como constituição do humano
1.2 Linguagem como diálogo compreensivo-interpretativo
1.3 Diálogo como base das relações educativas escolares
2 ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
2.1 Natureza humana e condição humana
2.2 Humanos-em-técnica: aspectos para pensar a educação num mundo tecnologizado
2.3 A educação como interpretação da condição humana
3 TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO: A HISTORICIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL
3.1 Interpretar a tradição como pertencimento ao mundo
3.2 Da autoridade da tradição e da educação escolar
4 MUNDO COMUM COMO HORIZONTE POLÍTICO DA EDUCAÇÃO
4.1 Cibercultura e ciberespaço como expressões de mundo atual
4.1.1 Cibernética: o mundo comum como mensagem
4.1.2 Cibercultura: a informatização do mundo cotidiano
4.2 Educação numa sociedade tecnológica
4.3 A educação escolar como um princípio da convivialidade comum
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
A211e Adams, Adair
Educação e novas tecnologias : linguagem, tradição e mundo comum / Adair Adams. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
316 p. ; 21 cm
ISBN 978-85-92890-21-6
1. Educação. 2. Inovação tecnológica. I. Título
CDU: 37:004