Educação E Cidadania: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT

O problema identificado pelo autor, quando se vincula a cidadania a uma ideia de política como “fabricação”, é que a cidadania se resume a um exercício com “GPS pré-programado”, fundado em uma ontologia. Em contraponto, a posição arendtiana entende a política como orfandade assumida (sem corrimãos). A educação, por sua vez, revela o modo como lidamos com esse abandono. Temerosos, por um lado, em ver nossas tradições desprezadas pelas novas gerações e, por outro, que elas se limitem apenas a essa tradição. Por isso, a presente obra constitui-se em significativa referência para pensar o tema da cidadania, uma vez que o atravessamento das questões políticas no campo educacional tem se constituído num desafio permanente nas sociedades democráticas e republicanas. Desafio que ganha centralidade neste cenário político que atravessamos, no qual conquistas que considerávamos consolidadas, como a laicidade, a universalidade do acesso à educação, a igualdade de gênero, os direitos humanos (em todas as suas dimensões), estão novamente ameaçadas.

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Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO 

Capítulo 1 - O CONCEITO DE CIDADANIA EM HANNAH ARENDT 
1.1 A vita activa e a condição humana 
1.2 As esferas pública e privada 
1.3 A esfera pública 
1.4 A esfera privada 
1.5 A esfera social e o surgimento das sociedades de massa 
1.6 A transformação do cidadão em consumidor 
1.7 O conceito de natalidade e ação 
1.8 Considerações sobre o capítulo 

Capítulo 2 - EDUCAÇÃO E CIDADANIA 
2.1 A crise na educação 
2.2 A distinção entre a educação e a política 
2.3 O conceito de cidadania na Constituição Federal do Brasil de 1988 
2.4 O conceito de cidadania na Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394/96 
2.5 O Plano Nacional de Educação (2001-2011) 
2.6 O Plano Nacional de Educação (2014-2024) 
2.7 Considerações sobre o capítulo 

Capítulo 3 - REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS 


Ficha Técnica

S396e    Schütz, Jenerton Arlan 
Educação e cidadania : reflexões à luz de Hannah Arendt / Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2022.
131 p. ; 21 cm

ISBN 978-85-92890-75-9
DOI 10.46550/978-85-92890-75-9

1. Educação. 2. Cidadania. 3. Condição humana. I. Título

CDU: 37