O problema identificado pelo autor, quando se vincula a cidadania a uma ideia de política como “fabricação”, é que a cidadania se resume a um exercício com “GPS pré-programado”, fundado em uma ontologia. Em contraponto, a posição arendtiana entende a política como orfandade assumida (sem corrimãos). A educação, por sua vez, revela o modo como lidamos com esse abandono. Temerosos, por um lado, em ver nossas tradições desprezadas pelas novas gerações e, por outro, que elas se limitem apenas a essa tradição. Por isso, a presente obra constitui-se em significativa referência para pensar o tema da cidadania, uma vez que o atravessamento das questões políticas no campo educacional tem se constituído num desafio permanente nas sociedades democráticas e republicanas. Desafio que ganha centralidade neste cenário político que atravessamos, no qual conquistas que considerávamos consolidadas, como a laicidade, a universalidade do acesso à educação, a igualdade de gênero, os direitos humanos (em todas as suas dimensões), estão novamente ameaçadas.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - O CONCEITO DE CIDADANIA EM HANNAH ARENDT
1.1 A vita activa e a condição humana
1.2 As esferas pública e privada
1.3 A esfera pública
1.4 A esfera privada
1.5 A esfera social e o surgimento das sociedades de massa
1.6 A transformação do cidadão em consumidor
1.7 O conceito de natalidade e ação
1.8 Considerações sobre o capítulo
Capítulo 2 - EDUCAÇÃO E CIDADANIA
2.1 A crise na educação
2.2 A distinção entre a educação e a política
2.3 O conceito de cidadania na Constituição Federal do Brasil de 1988
2.4 O conceito de cidadania na Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394/96
2.5 O Plano Nacional de Educação (2001-2011)
2.6 O Plano Nacional de Educação (2014-2024)
2.7 Considerações sobre o capítulo
Capítulo 3 - REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
S396e Schütz, Jenerton Arlan
Educação e cidadania : reflexões à luz de Hannah Arendt / Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2022.
131 p. ; 21 cm
ISBN 978-85-92890-75-9
DOI 10.46550/978-85-92890-75-9
1. Educação. 2. Cidadania. 3. Condição humana. I. Título
CDU: 37