O que apresentamos nessa obra é uma reunião de esforços e resultado de um processo. Esforços expressos em nossa trajetória acadêmica como doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Esforços sintetizados na longa caminhada docente como professora e orientadora do mesmo programa. Esforços do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” vinculado ao CNPq, ao HISTEDBR nacional, ao PPGE-PUC-GO e à sua linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, do qual somos membros. Esforços de cada um(a) dos autores e autoras que lapidaram pensamentos e, no processo do trabalho intelectual, produziram escritos que ficarão registrados. Esforços expressos neste segundo volume da coleção “Educação, Docência e Saberes” intitulado de “Instituições, História, Memória e Experiências”.
PREFÁCIO
Juarez José Tuchinski dos Anjos
APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Giselda Shirley da Silva
Vandeir José da Silva
FRACASSO UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A ÓTICA DE BOURDIEU E CHARLOT
Marcos Rabelo Procópio
Leandra Fernandes Procópio
Mercedes Blanchard
O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO E A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IF GOIANO
Hellayny Silva Godoy de Souza
PROFESSOR PESQUISADOR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE
Marcilânia Gonçalves Aparecida
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CALDAS NOVAS-GO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Carolina Lorena Coelho
Jussara de Fátima Alves Campos Oliveira
José Maria Baldino
¿CÓMO PROGRAMAR EN EL AULA PARA UN APRENDIZAJE INCLUSIVO?: LAS UNIDADES DIDÁCTICAS Y LOS PROYECTOS DE APRENDIZAJE
Mercedes Blanchard Giménez
Leandra Fernandes Procópio
Marcos Rabelo Procópio
EDUCAÇÃO E CULTURA 153
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ronaldo Manoel da Silva
AS MÚSICAS DE ANTÔNIO BAIANO COMO MEIO PARA EXPRESSAR AS NOÇÕES AMBIENTAIS E A LUTA PELA TERRA
Luciene Francisco Vieira
Wender Faleiro
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONHECER PARA INCLUIR
Lyvia Thamys de Meneses Furtado
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Paulo Cesar Soares de Oliveira
A SUBJETIVIDADE SOCIAL DA ESCOLA EM RELAÇÃO AO TRABALHO DOCENTE SOB OS OLHARES DOS PAIS DOS ALUNOS
Ângela Roberta Felipe Campos
José Maria Baldino
Jackson Carlos Silva
PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO ENSINO DE ALUNOS AUTISTAS
Camila de Souza Mendonça
Maria Eduarda Marques Pinheiro
Welisson Michael Silva
TEMPOS DE FRUIR E NAVEGAR POR OUTRAS PRÁTICAS CORPORAIS NO TOCANTINS
Denise Aquino Alves Martins
Marilza Aparecida de Oliveira Teixeira Maciel
Tatiane Meire Martins
ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO CINEMA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Tailine Penedo Batista
Eloisa da Silva Pauletti
Eliane Gonçalves dos Santos
DESAFIOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ana Maria Franco Pereira
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
ALFABETIZANDO TECNOLOGICAMENTE A TERCEIRA IDADE
João Pedro de Almeida Moraes
API-RESULTEDUC: UMA COMUNICAÇÃO ENTRE O RESULTADO DOS JOGOS DIGITAIS PARA UMA MELHOR AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO
Marcos Alvarenga Oliveira
Rummenigge Rudson Dantas
Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaque
CULTURA DIGITAL: OS DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE À DIVERSIDADE TECNOLÓGICA NO NOVO CONTEXTO PEDAGÓGICO
Basília Ruth Dias da Fonseca Santos Clímaco
Lucileda Vieira Sobrinho
Simone da Silva Dias de Oliveira
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA PLATAFORMA SCIELO
Jorge Lima Loiola
Sandro Rogério Vargas Ustra
FRAGMENTOS DA CULTURA DIGITAL DE CONCLUINTES DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
Leandro Silva Moro
Eduardo Kojy Takahashi
Arlindo José de Souza Júnior
LIVROS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS TECNOLOGIAS: FORMANDO LEITORES
Yngrid Karolline Mendonça Costa
Paulo Alexandre Filho
MAPAS CONCEITUAIS: TECNOLOGIA EDUCACIONAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
Paula Magda da Silva Roma
Magda da Silva
ROBÓTICA EDUCACIONAL: INTERFACES ENTRE A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO EDUCACIONAL
Luso Soares Madureira
Erick Gomes Pires
SOBRE OS AUTORES
E24 Educação, docência e saberes [recurso eletrônico] : saberes, pedagógicos, metodologias e tecnologias / organizadores: Ana Maria Franco Pereira, César Evangelista Fernandes Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 3 : il.
ISBN 978-65-88362-79-2
DOI 10.46550/978-65-88362-79-2
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Saberes. 4. Metodologias. 5. Tecnologias. I. Pereira, Ana Maria Franco (org.). II. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).
CDU: 37