Educação, Docência E Saberes - Volume Ii: Instituições, história, memória e experiências

O que apresentamos nessa obra é uma reunião de esforços e resultado de um processo. Esforços expressos em nossa trajetória acadêmica como doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Esforços sintetizados na longa caminhada docente como professora e orientadora do mesmo programa. Esforços do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” vinculado ao CNPq, ao HISTEDBR nacional, ao PPGE-PUC-GO e à sua linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, do qual somos membros. Esforços de cada um(a) dos autores e autoras que lapidaram pensamentos e, no processo do trabalho intelectual, produziram escritos que ficarão registrados. Esforços expressos neste segundo volume da coleção “Educação, Docência e Saberes” intitulado de “Instituições, História, Memória e Experiências”.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAna Maria Franco Pereira
  • keyboard_arrow_rightCésar Evangelista Fernandes Bressanin
  • keyboard_arrow_rightMaria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida
Sumário

PREFÁCIO
Jocyléia Santana

APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira  
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Capítulo 1 - A FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA NA ESCOLA DE ENFERMAGEM CRUZEIRO DO SUL EM RIO VERDE – GO (1937-1969)
Kamila Gusatti Dias

Capítulo 2 - A EDUCAÇÃO CATÓLICA: UMA VIA PARA CONTER O PROTESTANTISMO EM ANÁPOLIS 
Maximiliano Gonçalves da Costa

Capítulo 3 - A HISTÓRIA DE UMA UNIVERSIDADE JOVEM (UNIROVUMA) – MOÇAMBIQUE
Ancha Quimuenhe 
Jonas António Francisco

Capítulo 4 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS
Gustavo Oliveira Mendes
Juliana Cristina da Costa Fernandes
José Maria Baldino 

Capítulo 5 - O JORNAL FOLHA DO OESTE E A ATUAÇÃO DO EDITOR JOAQUIM PRESTES DENTRE OS ANOS DE 1953-1955 EM GUARAPUAVA/PR
Lucineia Moreira de Souza

Capítulo 6 - O LUGAR DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA NA HISTÓRIA
Gleison Peralta Peres
Sonia Maria Zanezi Peres

Capítulo 7 - MEMÓRIA E NARRATIVA ORAL: O ESPAÇO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Marliane Dias Silva

Capítulo 8 - O ACERVO DE ESCOLAS EXTINTAS E A ELABORAÇÃO DO PASSADO: ALGUMAS PONTUAÇÕES
Arleth Barbosa Ferreira Pereira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Capítulo 9 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE CAMPOS BELOS, GOIÁS: ESCOLA PROFESSORA RICARDA (1945)
Marizeth Ferreira Farias

Capítulo 10 - FORMAÇÃO DOCENTE PRIMÁRIA NA ANTIGA REGIÃO NORTE DE GOIÁS: REVISITANDO CURSOS E PROGRAMAS (1960-1980)
Benvinda Barros Dourado
Regina Célia Padovan


Capítulo 11 - A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL VERSUS EDUCAÇÃO DO CAMPO E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NESSE CONTEXTO
Ana Maria Franco Pereira
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Capítulo 12 - ESCOLA ESTADUAL DEUSA MORAES: UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA EM PARAÍSO DO TOCANTINS
Yony dos Santos 
César Evangelista Fernandes Bressanin

Capítulo 13 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DA ESCOLA PÚBLICA: AVANÇOS, DESAFIOS E  RETROCESSOS
Raimundo Nonato Nascimento Junior 

Capítulo 14 - A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Welisson Michael Silva
Patrícia Iracema Dias Rodrigues
Camila de Araujo Cabral 

Capítulo 15 - DESAFIOS DA DOCÊNCIA MASCULINA NA INFÂNCIA: MEMÓRIAS DE DOIS PROFESSORES (ADULTOS-CRIANCEIROS)
Jefferson Francisco Cândido
Alysson Carlos Ribeiro Gomes

Capítulo 16 - EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO DE PANDEMIA
Edna Alves Pereira da Silva
Elaine Alves Leles 
Marinalva Nunes Fernandes

Capítulo 17 - A EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Kátia Sara Henriques Xavier-Zeca

Capítulo 18 - A PANDEMIA DA COVID-19 EXPÕE O ENSINO EXCLUDENTE
Ana Maria da Conceição Silva
Ancha Quimuenhe 

Capítulo 19 - O DISCURSO INCLUSIVO VERSUS A REALIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA A SERVIÇO DE QUEM? 
Rafaela Aparecida Silva Ferreira Diniz
Wender Faleiro

Capítulo 20 - UM RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Daniel Junior de Oliveira
Elisabeth Maria de Fátima Borges
Lucineide Maria de Lima Pessoni

Capítulo 21 - CRECHE EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS “VOZES” DAS PROFESSORAS
Claudemir Dantes da Silva 
Shirley Ferreira Marinho Silva

Capítulo 22 - ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA DE ADULTOS ON LINE: LIÇÕES DA QUARENTENA
Neila Barbosa Osório
Alessandra de Oliveira Vilela
Aline de Oliveira Vilela Silva

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

E24   Educação, docência e saberes [recurso eletrônico] : instituições, história, memória e experiências / organizadores: Ana Maria Franco Pereira, César Evangelista Fernandes Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 2 : il.

ISBN 978-65-88362-78-5
DOI 10.46550/978-65-88362-78-5

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. História. 4.  Memória. 5. Pandemia (COVID-19). I. Pereira, Ana Maria Franco (org.). II. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).       
   

CDU: 37