Educação, Docência E Saberes - Volume I: Práticas docentes

O que apresentamos nesta obra é uma reunião de esforços e resultado de um processo. Esforços expressos em nossa trajetória acadêmica como doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Esforços sintetizados na longa caminhada docente como professora e orientadora do mesmo programa. Esforços do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” vinculado ao CNPq, ao HISTEDBR nacional, ao PPGE-PUC-GO e à sua linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, do qual somos membros. Esforços de cada um(a) dos autores e autoras que lapidaram pensamentos e, no processo do trabalho intelectual, produziram escritos que ficarão registrados. Esforços expressos no processo de submissão, avaliação, preparação e diagramação desta obra.    

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAna Maria Franco Pereira
  • keyboard_arrow_rightCésar Evangelista Fernandes Bressanin
  • keyboard_arrow_rightMaria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida
Sumário

PREFÁCIO
Leandra Fernandes Procópio

APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE PRÁTICA DOCENTE: UM SABER (RE)CONSTRUÍDO COTIDIANAMENTE
Rafael Ribeiro dos Santos
Maria Idelma Vieira D’Abadia
Loçandra Borges de Moraes 

ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Meire Cristina Costa Ruggeri

A INFÂNCIA E A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS “CIDADÃS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karla de Oliveira Santos

AÇÃO DE EXTENSÃO UFG/CEJA “ESTATÍSTICA NA ESCOLA”: A NECESSÁRIA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE
Adnelson Araújo dos Santos 
Júlia da Silva Pontes
Lorena Bernardes Barcelos

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E DESAFIOS
Tereza Borges de Jesus Rodrigues

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REVISTA NOVA ESCOLA: EDUCAÇÃO E SAÚDE COMO CULTURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Emanuela Galvão Páscoa
Francisco Marcôncio Targino de Moura

ESCOLA E FAMÍLIA CAMINHANDO JUNTAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Lúcia Tavares dos Santos Serpa
Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O TRABALHO DE CUIDAR E EDUCAR A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19 NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA - TO
Donizete da Silva Melo
Luciana Ribeiro da Cruz
Nádya Reis de Oliveira  

MOVIMENTO CORPORAL INDÍGENA KRAHÔ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
José Maria Baldino 
Jackson Carlos Silva 
Flávio Moura de Sousa 

NARRATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – TRINDADE-GO
Mariana Archanjo Soares 

NOVOS E MULTILETRAMENTOS: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Paulo Alexandre Filho
Yngrid Karolline Mendonça Costa

O COTIDIANO DO EDUCANDO NO ENSINO DE GEOGRAFIA1
Elaine da Silva Sousa
Jorge de Souza Marinho Junior
Luiz Marques Pinto de Carvalho

ENSINO DA ESCRITA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ana Lúcia Farias da Silva

O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA ERA DIGITAL: A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Claudineia Peres Bertaglia 
Paulo Alexandre Filho 

PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Geize Kelle Ribeiro
Wender Faleiro 

A PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA BILÍNGUE PARA SURDOS: PEDAGOGIA VISUAL ADAPTADA PARA LIBRAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Frankinaldo Pereira Lima 
Jackson Neves Fonseca Filho
Kassio de Jesus Souza 

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Rosângela Soares de Almeida Ribeiro
Cíntia Maria Antunes do Vale 
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

COMEÇO DE UMA APRENDIZAGEM DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE HISTÓRIA – UFT
Tainara Ferreira Mousinho 
Rafael Machado Santana 
Maria de Lourdes Leoncio Macedo

O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E SUA ICONOGRAFIA: ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira 
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida  

PERCURSOS DE APROPRIAÇÕES DE TECNOLOGIAS POR UM DOCENTE: ENTRELAÇAMENTOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVA E PROFISSIONAL
Leandro Silva Moro 

TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS MATEMÁTICAS EM VLOGS
Luso Soares Madureira 
Andreia Cristina Soares Oliveira


Ficha Técnica

E24   Educação, docência e saberes [recurso eletrônico] : práticas docentes / organizadores: Ana Maria Franco Pereira, César Evangelista Fernandes Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 1 : il.

ISBN 978-65-88362-74-7
DOI 10.46550/978-65-88362-74-7

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Práticas  docentes. 4. Ensino-aprendizagem. I. Pereira, Ana Maria Franco (org.). II. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).

CDU: 37