O que apresentamos nesta obra é uma reunião de esforços e resultado de um processo. Esforços expressos em nossa trajetória acadêmica como doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Esforços sintetizados na longa caminhada docente como professora e orientadora do mesmo programa. Esforços do Diretório/Grupo de Pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” vinculado ao CNPq, ao HISTEDBR nacional, ao PPGE-PUC-GO e à sua linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, do qual somos membros. Esforços de cada um(a) dos autores e autoras que lapidaram pensamentos e, no processo do trabalho intelectual, produziram escritos que ficarão registrados. Esforços expressos no processo de submissão, avaliação, preparação e diagramação desta obra.
PREFÁCIO
Leandra Fernandes Procópio
APRESENTAÇÃO
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE PRÁTICA DOCENTE: UM SABER (RE)CONSTRUÍDO COTIDIANAMENTE
Rafael Ribeiro dos Santos
Maria Idelma Vieira D’Abadia
Loçandra Borges de Moraes
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Meire Cristina Costa Ruggeri
A INFÂNCIA E A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS “CIDADÃS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karla de Oliveira Santos
AÇÃO DE EXTENSÃO UFG/CEJA “ESTATÍSTICA NA ESCOLA”: A NECESSÁRIA RELAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE
Adnelson Araújo dos Santos
Júlia da Silva Pontes
Lorena Bernardes Barcelos
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: AVANÇOS E DESAFIOS
Tereza Borges de Jesus Rodrigues
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REVISTA NOVA ESCOLA: EDUCAÇÃO E SAÚDE COMO CULTURA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
Emanuela Galvão Páscoa
Francisco Marcôncio Targino de Moura
ESCOLA E FAMÍLIA CAMINHANDO JUNTAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Lúcia Tavares dos Santos Serpa
Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O TRABALHO DE CUIDAR E EDUCAR A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19 NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA - TO
Donizete da Silva Melo
Luciana Ribeiro da Cruz
Nádya Reis de Oliveira
MOVIMENTO CORPORAL INDÍGENA KRAHÔ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
José Maria Baldino
Jackson Carlos Silva
Flávio Moura de Sousa
NARRATIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – TRINDADE-GO
Mariana Archanjo Soares
NOVOS E MULTILETRAMENTOS: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Paulo Alexandre Filho
Yngrid Karolline Mendonça Costa
O COTIDIANO DO EDUCANDO NO ENSINO DE GEOGRAFIA1
Elaine da Silva Sousa
Jorge de Souza Marinho Junior
Luiz Marques Pinto de Carvalho
ENSINO DA ESCRITA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Ana Lúcia Farias da Silva
O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA ERA DIGITAL: A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Claudineia Peres Bertaglia
Paulo Alexandre Filho
PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Geize Kelle Ribeiro
Wender Faleiro
A PRÁXIS LUDO-PEDAGÓGICA BILÍNGUE PARA SURDOS: PEDAGOGIA VISUAL ADAPTADA PARA LIBRAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Frankinaldo Pereira Lima
Jackson Neves Fonseca Filho
Kassio de Jesus Souza
REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Rosângela Soares de Almeida Ribeiro
Cíntia Maria Antunes do Vale
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
COMEÇO DE UMA APRENDIZAGEM DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE HISTÓRIA – UFT
Tainara Ferreira Mousinho
Rafael Machado Santana
Maria de Lourdes Leoncio Macedo
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E SUA ICONOGRAFIA: ASPECTOS DA CULTURA ESCOLAR
César Evangelista Fernandes Bressanin
Ana Maria Franco Pereira
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
PERCURSOS DE APROPRIAÇÕES DE TECNOLOGIAS POR UM DOCENTE: ENTRELAÇAMENTOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVA E PROFISSIONAL
Leandro Silva Moro
TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS MATEMÁTICAS EM VLOGS
Luso Soares Madureira
Andreia Cristina Soares Oliveira
E24 Educação, docência e saberes [recurso eletrônico] : práticas docentes / organizadores: Ana Maria Franco Pereira, César Evangelista Fernandes Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. - Cruz Alta : Ilustração, 2021.
v. 1 : il.
ISBN 978-65-88362-74-7
DOI 10.46550/978-65-88362-74-7
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Práticas docentes. 4. Ensino-aprendizagem. I. Pereira, Ana Maria Franco (org.). II. Bressanin, César Evangelista Fernandes (org.). III. Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (org.).
CDU: 37