Educação, Docência E Metodologias: Novos desafios e possibilidades pedagógicas

A presente obra abora os desafios e explora as vastas possibilidades que emergem na interseção entre pedagogia, tecnologia e metodologias ativas. Cada página desta obra representa um fragmento de um mosaico educacional mais amplo, costurado por diversas vozes e perspectivas, convergindo para tecer uma narrativa completa sobre o presente e o futuro da educação. O presente livro constitui-se, portanto, como uma conversa em andamento entre educadores, pesquisadores e profissionais que pensam a educação. Trata-se de um convite à imersão nas ideias, teorias e práticas que estão na vanguarda do pensamento educacional, desafiando-nos a repensar, inovar e, acima de tudo, conectar saberes em busca de uma educação mais rica e significativa para todos.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightRodi Narciso
  • keyboard_arrow_rightAllysson Barbosa Fernandes
  • keyboard_arrow_rightClaudia Kreuzberg da Silva
  • keyboard_arrow_rightChristiane Diniz Guimarães
  • keyboard_arrow_rightGlyciane Vieira da Silva
  • keyboard_arrow_rightJaqueline Conceição Leite
  • keyboard_arrow_rightLucas Ferreira Gomes
  • keyboard_arrow_rightMonique Bolonha das Neves
  • keyboard_arrow_rightRenata Fermino Ferrari
  • keyboard_arrow_rightSilvana Maria Aparecida Viana Santos
Sumário

APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Claudia Kreuzberg da Silva
Christiane Diniz Guimarães
Glyciane Vieira da Silva
Jaqueline Conceição Leite
Lucas Ferreira Gomes
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Renata Fermino Ferrari
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 1 - METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: A CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Ana Walquíria Souza da Silva
Márcia Alves Medeiros Vilela
Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos

Capítulo 2 - RECURSOS MULTIMÍDIAS PARA A EDUCAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Andréia Bueno
Debora Cristina Domingos Ferreira
Evany Pereira Viana
Lucas Estevão Fernandes Laet

Capítulo 3 - DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ENSINO A DISTÂNCIA
Ferdinando Sampaio Rios
Artenizia Leonel Dias
Claudia Kreuzberg da Silva
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos

Capítulo 4 - METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Solange Aparecida Gallo
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Ianan Eugênia de Carvalho
Lucas Estevão Fernandes Laet
Tatiana Petúlia Araújo da Silva

Capítulo 5 - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NO GERENCIAMENTO DA DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Flávia Maria Matos Santos dos Santos
Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles
Ana Paula Freitas Ferreira
Fábio José de Araújo
Maraléia Silva Nogueira do Nascimento

Capítulo 6 - O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Jean dos Santos Silva
Franciele de Carvalho Ferreira
Matozalém de Sousa
Mauri Alves da Silva
Ricardo Furtado de Oliveira

Capítulo 7 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Sidicleia Soares Santos
Cleudeni Milhomem Brito
Glyciane Vieira da Silva
Janmes Wilker Mendes Costa
Ricardo Furtado de Oliveira

Capítulo 8 - RECURSOS MULTIMÍDIA PARA A EDUCAÇÃO: POTENCIAL E IMPACTO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Adriana Carla de Araújo Veríssimo
Inacio Muniz Franco Neto
Lucelena Maria Fernandes
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Vanessa Carolina Gomes de Melo

Capítulo 9 - ESTRATÉGIAS DO PENSAMENTO CRÍTICO PARA A PESQUISA INVESTIGATIVA 
Fernanda da Cruz Lameira 
Glyciane Vieira da Silva
Lindoracy Almeida Santos
Madson Cantuário de Assunção
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

Capítulo 10 - MÍDIAS DIGITAIS E INCLUSÃO: UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL
Izaias Nunes de Lima Junior
Glyciane Vieira da Silva
Joana Paula Ramos Krohling
Luiz Marcelo Passos
Thaís Freitas Dill

Capítulo 11 - METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
João Alves Pereira
Eliane Rozario da Silva
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Feitosa Rodrigues
Vander Aparecido de Castro

Capítulo 12 - O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU CONTEXTO E RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS, AS NOVAS METODOLOGIAS, O CURRÍCULO E A INTERATIVIDADE  
Edivan Jorge Costa
Benedito Braz Sobrinho
Christiane Diniz Guimarães
Luciane Pereira de Castilho
Monique Bolonha das Neves Meroto

Capítulo 13 - REPENSANDO O CURRÍCULO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS 
Freilan Pereira da Silva
Priscila Caser de Assis Vieira
Renato Machado
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Tatiana Petúlia Araújo da Silva

Capítulo 14 - TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: PRÁTICAS DE USO E SEGURANÇA ON-LINE
Rosimar Rodrigues Souza
Camila Sabino de Araujo
Claudio Giovane Prando Milli
Jéssica Marinho Medeiros
Patrícia Alves Ferreira

Capítulo 15 - CURRÍCULO, METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO PARA ALINHAR O USO DAS TECNOLOGIAS POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS À PRÁTICA DOCENTE
Lindoracy Almeida Santos
Sandra Maria Rodrigues Lopes
Silvana Maria Aparecida Viana santos
Shirle Maklene Veras
Valterlina Rosa Boueres Pinheiro

Capítulo 16 - CONSCIENTIZAÇÃO DIGITAL: FORMANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS EM AMBIENTES VIRTUAIS E PRESENCIAIS
Claudia Ribeiro
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Jessé Marques Lima Costa
Joberto da Silva Pessanha Junior
Jordana Romero Silva

Capítulo 17 - ANÁLISE DO SWOT: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GESTÃO DE RESULTADOS 
Elionides José da Costa
Ana Walquíria Souza da Silva
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Lindalva Mendonça de Figueirôa

Capítulo 18 - A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS PROMOVIDA PELA TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Maria Cleonice Santos de Melo Penha
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Jorge José Klauch
Mauri Alves da Silva
Paula Welliana Araujo Martins

Capítulo 19 - COMO PROMOVER A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING: FATORES RELEVANTES PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDANTES NO AMBIENTE E-LEARNING
Elionides José da Costa
Filomena Alves Pereira
Monique Bolonha das Neves Meroto
Nivaldo Pedro de Oliveira
Wesley Schulz Mungo 

Capítulo 20 - CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIA: INTEGRAÇÃO
Kesia Nascimento da Cruz
Francisco Marlos Carneiro Angelim
João Carlos Machado
Paula Welliana Araujo Martins
Valéria Costa Souza

Capítulo 21 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 
Dirceu da Silva
Camila Sabino de Araujo
Leila Costa
Sophia Romero Motta
Rodi Narciso

Capítulo 22 - PROPÓSITO E POTENCIALIDADE DO CURRÍCULO & BNCC
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Alexandre Paiva Gaspar
Amneris Ribeiro Caciatori
Marcio da Veiga Cabral 
Vera Cristina Souza Teracin

Capítulo 23 - A AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E A INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS ESG: COMPREENDENDO O DESEMPENHO FINANCEIRO E SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Rodi Narciso

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

E24   Educação, docência e metodologias [recurso eletrônico] : novos desafios e possibilidades pedagógicas / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
226 p.  
 
ISBN 978-65-85614-78-8
DOI 10.46550/978-65-85614-78-8
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Inovação tecnológica. 4. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.).
 
CDU: 37:004