Este livro é o resultado da paixão pela Educação de Jovens e Adultos e você sentirá que o que, aqui lhe é apresentado, reflete um trabalho desenvolvido a partir de planejamento, de tomadas de decisões coletivas e de ações que buscam sair da zona de conforto. O que já estava dando certo continuou dando certo e o que precisou ser aperfeiçoado, desde a estrutura física da escola até o trabalho pedagógico, já foi muito destacado e continua em constante evolução. É possível sentir a atmosfera positiva que ronda o CEJA de Ituporanga, dá pra sentir no sorriso dos alunos e professores o quanto é gratificante estar nessa escola, fazer parte dessa “família”, não é à toa que você verá aqui, relatos emocionantes de alunos, professores e funcionários que não se cansam em falar como o CEJA de Ituporanga está ganhando espaço nos últimos cinco anos.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 Educação de Jovens e Adultos: Espaço de Direito, de Transformações e de Oportunidades
2 O Professor na Educação de Jovens e Adultos
2.1 Ser professor
2.2 A importante missão do professor na Educação de Jovens e Adultos
2.3 A formação do professor para atuar na EJA
2.4 Relatos de profissionais que atuam na EJA
3 OS SUJEITOS DA EJA: CONFLITOS E DESAFIOS
3.1 EJA: Para quem?
3.2 O adolescente-jovem da EJA
3.3 O adulto da EJA
3.4 O idoso da EJA
3.5 Relatos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos
4 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EJA: Compartilhando Plano de Ações e Projetos do CEJA de Ituporanga
4.1 Planejar
4.2 Projeto e Plano de Ação Escolar na perspectiva de práticas pedagógicas inovadoras
4.3 Projeto Escolar
4.4 Plano de Ação Escolar
5 ENFRENTAMENTO DA EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Plano de Ação Escolar Imediato
5.1 Plano de Ação Escolar Imediato e a Pandemia da COVID-19
5.2 EJA em formato de Ensino Não Presencial e Ensino Presencial
5.3 Os oprendizados, adaptações e adequações
5.4 Relatos de professores e seus sentimentos no período da Pandemia
6 CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA: Referência do Processo de Implementação de Cursos de Qualificação Profissional no CEJA de Ituporanga
6.1 Qualificação profissional na Educação de Jovens e Adultos
6.2 Processo de implementação de Cursos de Qualificação no CEJA de Ituporanga
7 CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
7.1 Pensando sobre o Currículo da EJA
7.2 Como organizar o Currículo Escolar para a EJA?
7.3 Currículo Escolar da EJA e Currículo Escolar do Ensino Regular
8 POETIZANDO UM POUCO
8.1 Uma breve analogia do livro “O Pequeno Príncipe”
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
F917e Frison, Soeli Sebold. Educação de jovens e adultos : educação transformadora : compartilhando planos de ações escolares e projetos do CEJA de Ituporanga - SC / Soeli Sebold Frison. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
138 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-11-2
DOI: 10.46550/978-65-88362-11-2
1. Educação de jovens e adultos. I. Título
CDU: 371.13