Nesta obra, os autores se propuseram a desenvolver os capítulos a partir do entendimento que Educação, Sociedade e Cultura são aspectos indissociáveis, especialmente quando pensamos no desenvolvimento de cada indivíduo/espécie/ser humano. Os trabalhos estão longe de esgotarem as possibilidades e discussões relacionadas às propostas e atos educativos. Pretende-se contribuir com as percepções construídas a partir de ensaios e pesquisas, tendo como objetivo apresentar a pluralidade de diálogos que ainda podem ser desenvolvidos a partir dos desdobramentos relacionados aos temas.
PREFÁCIO
Diovane de César Resende Ribeiro
A PAISAGEM COMO CATEGORIA PARA ENTENDIMENTO DA GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL: ENSAIO DE UMA POSSÍVEL LEITURA DE MUNDO PARA O ENSINO EM GEOGRAFIA
Mauro Cristiano de Paula Silva
Marcus Vinícius Neves Araújo
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ALTERNATIVAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS?
Amanda Ferreira Gomide
Lucas da Silva Luiz
ENSINAR HISTÓRIA EM TEMPO DE PANDEMIA: ISOLAMENTO, MEDOS E PERDAS
Lucas da Silva Luiz
Amanda Ferreira Gomide
MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Josy Helena Murcia
Bruno Inácio da Silva Pires
Carlos Eduardo Stante Gomes
DIÁLOGOS ENTRE A SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO
Natalia Ap. Morato Fernandes
Patrícia de O. Branquinho Silva
Patrícia de Oliveira Prata
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE UBERABA / MG E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Bruno Inácio da Silva Pires
Josy Helena Murcia
Mônica Izilda da Silva
CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Carlos Eduardo Stante Gomes
Bruna Carla Rodrigues de Oliveira
Diovane de César Resende Ribeiro
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Bruna Carla Rodrigues de Oliveira
Delson Pereira da Silva
Josy Helena Murcia
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE – REFLEXOS DA SOCIALIZAÇÃO
Flávia Helena Pereira
Patrícia Ferreira dos Santos
CURRÍCULO: REFLEXOS DO CURRÍCULO OCULTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DO SER
Marcos de Oliveira Gonçalves Toledo
François Silva Ramos
EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDGAR MORIN: SUBSÍDIOS E ASSOCIAÇÕES PRELIMINARES
Diovane de César Resende Ribeiro
Mônica Izilda da Silva
Bruno Inácio da Silva Pires
A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS
Jenerton Arlan Schütz
E24 Educação, cultura e sociedade / organizadores : Marcus Vinicius Neves Araújo, Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
175 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-07-5
DOI: 10.46550/978-65-88362-07-5
1. Educação. 2. Formação de professores. I. Araújo, Marcus. Vinicius Neves (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.).
CDU: 37