Educação, Cultura E Sociedade

Nesta obra, os autores se propuseram a desenvolver os capítulos a partir do entendimento que Educação, Sociedade e Cultura são aspectos indissociáveis, especialmente quando pensamos no desenvolvimento de cada indivíduo/espécie/ser humano. Os trabalhos estão longe de esgotarem as possibilidades e discussões relacionadas às propostas e atos educativos. Pretende-se contribuir com as percepções construídas a partir de ensaios e pesquisas, tendo como objetivo apresentar a pluralidade de diálogos que ainda podem ser desenvolvidos a partir dos desdobramentos relacionados aos temas.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightMarcus Vinicius Neves Araújo
Sumário

PREFÁCIO
Diovane de César Resende Ribeiro

A PAISAGEM COMO CATEGORIA PARA ENTENDIMENTO DA GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL: ENSAIO DE UMA POSSÍVEL LEITURA DE MUNDO PARA O ENSINO EM GEOGRAFIA
Mauro Cristiano de Paula Silva
Marcus Vinícius Neves Araújo

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ALTERNATIVAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS?
Amanda Ferreira Gomide
Lucas da Silva Luiz

ENSINAR HISTÓRIA EM TEMPO DE PANDEMIA: ISOLAMENTO, MEDOS E PERDAS
Lucas da Silva Luiz 
Amanda Ferreira Gomide

MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Josy Helena Murcia
Bruno Inácio da Silva Pires 
Carlos Eduardo Stante Gomes

DIÁLOGOS ENTRE A SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO
Natalia Ap. Morato Fernandes
Patrícia de O. Branquinho Silva
Patrícia de Oliveira Prata

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE UBERABA / MG E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO    NÃO FORMAL 
Bruno Inácio da Silva Pires
Josy Helena Murcia
Mônica Izilda da Silva

CORPOREIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Carlos Eduardo Stante Gomes
Bruna Carla Rodrigues de Oliveira 
Diovane de César Resende Ribeiro

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I 
Bruna Carla Rodrigues de Oliveira 
Delson Pereira da Silva
Josy Helena Murcia

CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE – REFLEXOS DA SOCIALIZAÇÃO
Flávia Helena Pereira
Patrícia Ferreira dos Santos

CURRÍCULO: REFLEXOS DO CURRÍCULO OCULTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE DO SER
Marcos de Oliveira Gonçalves Toledo
François Silva Ramos

EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDGAR MORIN: SUBSÍDIOS E ASSOCIAÇÕES PRELIMINARES
Diovane de César Resende Ribeiro
Mônica Izilda da Silva
Bruno Inácio da Silva Pires

A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS
Jenerton Arlan Schütz


Ficha Técnica

E24    Educação, cultura e sociedade / organizadores : Marcus Vinicius Neves Araújo, Jenerton Arlan Schütz. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
175 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-07-5
DOI: 10.46550/978-65-88362-07-5

1. Educação. 2. Formação de professores. I. Araújo, Marcus. Vinicius Neves (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.).         
     

CDU: 37