O volume III, da coleção e-book CIECITEC, intitulado Educação Científica, Tecnológica e Inclusiva, congrega trinta e seis (36) trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, distribuídos em quatro (4) áreas temáticas, a seguir consideradas. Seguramente, os trabalhos que constam neste volume contêm uma riqueza de informações que poderão contribuir com a atualização de conhecimentos voltados à formação científica e pedagógica de estudantes e profissionais da educação.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
Neusa Maria John Scheid, João Carlos Krause
APRESENTAÇÃO
Noemi Boer, João Carlos Krause, Rozelaine de Fátima Franzin, Flavio Kieckow
Área Temática: Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Ensino de Engenharia Química através do microprocessador Arduino
Caroline Camargo Dahmer, Viviane Fernanda Piveta, Enrique Chaves Peres, Isaac dos Santos Nunes
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DA ENGENHARIA QUÍMICA – UTILIZANDO HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Eliani Retzlaff1, Rosangela Ferreira Prestes, Guilherme Mazuco, Luciano Follmann Weiler4, Isaac dos Santos Nunes
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Monique Valentim da Silva Frees, Ariane Rebelato Silva dos Santos
LEAN CITY GAME: DEVELOPING AND EVALUATING THE EFFICACY OF A SERIOUS GAME
Filipe Molinar Machado, Franco da Silveira, Luis Claudio Villani Ortiz
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO LÓGICO JUNTO A UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Ana Maria Sipp Machado, Claudia Schneider, Neusa Maria John Scheid, Noemi Boer
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ESTUDOS (CTS/CTSA)
INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO-CONTEXTO DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO
Priscila Eliana dos Santos Walczynski Pereira, Marcele Teixeira Homrich Ravasio
MULHERES CIENTISTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Jéssica Andressa da Rosa, Sinara München
PRESSUPOSTOS FREIREANOS E O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos
A CIDADE EDUCADORA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DAS PRAÇAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Melania Santer, Gianfrancis Dias Ugalde, Eduardo Bica Ferreira, Nairo Farias de Farias, Lia Heberlê de Almeida
A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Letícia Barbieri Martins, Magda Wille, Rosemar Ayres dos Santos
AS MULHERES CIENTISTAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL
Ana Paula Butzen Hendges, Rosemar Ayres dos Santos
CTS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ENSINO
Caroline Martello, Michele Souza Fanfa, Vanessa Candito, Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Maria Rosa Chitolina
O PROCESSO EDUCATIVO COMO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA
Ana Paula Inazaki dos Santos, Alice Meifert Ribeiro, Cênio Back Weyh, Simone Zientarski Fontana, Maickelly Backes de Castro
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTOS NA ÁREA DA BIOLOGIA: BREVE ESTADO DA ARTE
Camila Boszko, Cleci T. Werner da Rosa
Área Temática: TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
TRIGONOMETRIA NO CAMPUS
Paula Boito, Ariane M. Pazinato
AMPLIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER PELA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Daniele Amaral Fonseca, Daniel da Silva Silveira
DESFRUTANDO VIDEOGAMES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Leticia Azambuja Lopes
O ENSINAR CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DA ANÁLISE DO EPISÓDIO “ODIADOS PELA NAÇÃO” DA SÉRIE BLACK MIRROR
João Carlos Martini de Vargas, Leticia Azambuja Lopes
TECNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA EXTENSÃO NA EJA EPT
Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro, Marcele Teixeira Homrich Ravasio
ASK MATH/URI 2019 - EVENTO EDUCACIONAL DE MATEMÁTICA SOB A FORMA DE OLIMPÍADA ENTRE EQUIPES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DAS MISSÕES
Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Andréia Elisa Hahn, Roseléia Ferreira Prestes, Rozelaine de Fátima Franzin
UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES DE VÍDEOS NO SOFTWARE TRACKER PARA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MECÂNICA
Jean Carlos Nicolodi, Carlos Ariel Samudio Perez
TIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO INCLUSÃO DIGITAL – PARCERIA ENTRE IFFAR-CAMPUS SANTO ÂNGELO E LAR DA MENINA
Cristiane da Silva Stamberg, Rosélia Lutchemeyer, Marilia Boessio Tex Vasconcellos, Sônia Scheleski
UTILIZAÇÃO DE TICs NO ENSINO DE ENGENHARIA
Ariane Rebelato Silva dos Santos, Monique Valentim da Silva Frees
QUANDO O SMARTPHONE AUXILIA NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL
Jefferson Marçal da Rocha, Kátia Luciane Souza da Rocha, Melise Peruchini
APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO APOIADA EM SIMULAÇÕES DIGITAIS
Guilherme Bratz Taube, Douglas Bassani, Rosemar Ayres do Santos
Área Temática: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UM AMBIENTE SOCIOEDUCATIVO
Vanderlei Ribeiro, Marivane de Oliveira Biazus, Carlos Ariel Samudio Pérez
LINGUAGEM GRÁFICO-VISUAL: SEU ENTENDIMENTO E USO NAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Patrícia Marasca Fucks, José de Pinho Alves Filho
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RELATO DE PRÁTICA NA APAE DE SÃO GABRIEL (RS)
Laiz Dutra Soares, Maria Eduarda dos Santos Ferrony, Naiara Zandavali, Lia Heberlê de Almeida
ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Caroline Melke, Rozelaine de Fatima Franzin
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rosane Aparecida Stieler, Noemi Boer, Rozelaine Franzin
O DEBATE E A REFLEXÃO DO BULLYING E DA INCLUSÃO POR MEIO DO FILME "EXTRAORDINÁRIO"
Laura Souza Flores, Vanessa de Lima, Eliane Gonçalves dos Santos
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURDOS
Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto, Rúbia Emmel
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO MÉDIO
Jucelino Cortez, Diogo Onofre de Souza, José Claudio Del Pino
A UTILIZAÇÃO DE TICs NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “AGROTÓXICO”: UM QUIZ COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO
Ariéli Franco Vargas, Aline Franco Vargas, Rafael Moreira de Morais, Jamile Fabbrin Gonçalves, Maurício Ricardo de Melo Cogo
E24 Educação científica, tecnológica e inclusiva [recurso eletrônico] /organizadores : Noemi Boer ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
282 p. : il. - (CIECITEC ; 3)
ISBN 978-65-88362-18-1
DOI: 10.46550/978-65-88362-18-1
1. Educação científica. 2. Tecnologias digitais. 3. Educação inclusiva. I. Boer, Noemi (org.).
CDU: 37:004