Educação Científica, Tecnológica E Inclusiva

O volume III, da coleção e-book CIECITEC, intitulado Educação Científica, Tecnológica e Inclusiva, congrega trinta e seis (36) trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, distribuídos em quatro (4) áreas temáticas, a seguir consideradas. Seguramente, os trabalhos que constam neste volume contêm uma riqueza de informações que poderão contribuir com a atualização de conhecimentos voltados à formação científica e pedagógica de estudantes e profissionais da educação.

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJoão Carlos Krause
  • keyboard_arrow_rightRozelaine de Fátima Franzin
  • keyboard_arrow_rightNoemi Boer
  • keyboard_arrow_rightFlávio Kieckow
Sumário

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
Neusa Maria John Scheid, João Carlos Krause

APRESENTAÇÃO 
Noemi Boer, João Carlos Krause, Rozelaine de Fátima Franzin, Flavio Kieckow
Área Temática: Ensino de Engenharia, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) 
Ensino de Engenharia Química através do microprocessador Arduino 
Caroline Camargo Dahmer, Viviane Fernanda Piveta, Enrique Chaves Peres, Isaac dos Santos Nunes

RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DA ENGENHARIA QUÍMICA – UTILIZANDO HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 
Eliani Retzlaff1, Rosangela Ferreira Prestes, Guilherme Mazuco, Luciano Follmann Weiler4, Isaac dos Santos Nunes

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Monique Valentim da Silva Frees, Ariane Rebelato Silva dos Santos

LEAN CITY GAME: DEVELOPING AND EVALUATING THE EFFICACY OF A SERIOUS GAME
Filipe Molinar Machado, Franco da Silveira, Luis Claudio Villani Ortiz

A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO LÓGICO JUNTO A UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 
Ana Maria Sipp Machado, Claudia Schneider, Neusa Maria John Scheid, Noemi Boer

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ESTUDOS (CTS/CTSA)
INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO-CONTEXTO DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO
Priscila Eliana dos Santos Walczynski Pereira, Marcele Teixeira Homrich Ravasio

MULHERES CIENTISTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Jéssica Andressa da Rosa, Sinara München

PRESSUPOSTOS FREIREANOS E O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS 
Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos

A CIDADE EDUCADORA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DAS PRAÇAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Melania Santer, Gianfrancis Dias Ugalde, Eduardo Bica Ferreira, Nairo Farias de Farias, Lia Heberlê de Almeida

A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Letícia Barbieri Martins, Magda Wille, Rosemar Ayres dos Santos

AS MULHERES CIENTISTAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL
Ana Paula Butzen Hendges, Rosemar Ayres dos Santos

CTS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA  ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ENSINO 
Caroline Martello, Michele Souza Fanfa, Vanessa Candito, Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Maria Rosa Chitolina

O PROCESSO EDUCATIVO COMO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA
Ana Paula Inazaki dos Santos, Alice Meifert Ribeiro, Cênio Back Weyh, Simone Zientarski Fontana, Maickelly Backes de Castro

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTOS NA ÁREA DA BIOLOGIA: BREVE ESTADO DA ARTE
Camila Boszko, Cleci T. Werner da Rosa

Área Temática: TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
TRIGONOMETRIA NO CAMPUS
Paula Boito, Ariane M. Pazinato

AMPLIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER PELA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Daniele Amaral Fonseca, Daniel da Silva Silveira

DESFRUTANDO VIDEOGAMES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Leticia Azambuja Lopes

O ENSINAR CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DA ANÁLISE DO EPISÓDIO “ODIADOS PELA NAÇÃO” DA SÉRIE BLACK MIRROR
João Carlos Martini de Vargas, Leticia Azambuja Lopes

TECNOLOGIA EM BENEFÍCIO DA EXTENSÃO NA EJA  EPT
Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro, Marcele Teixeira Homrich Ravasio

ASK MATH/URI 2019 - EVENTO EDUCACIONAL DE MATEMÁTICA SOB A FORMA DE OLIMPÍADA ENTRE EQUIPES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DAS  MISSÕES
Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Andréia Elisa Hahn, Roseléia Ferreira Prestes, Rozelaine de Fátima Franzin

UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES DE VÍDEOS NO SOFTWARE TRACKER PARA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE  MECÂNICA
Jean Carlos Nicolodi, Carlos Ariel Samudio Perez

TIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO INCLUSÃO DIGITAL – PARCERIA ENTRE IFFAR-CAMPUS SANTO  ÂNGELO E LAR DA MENINA 
Cristiane da Silva Stamberg, Rosélia Lutchemeyer, Marilia Boessio Tex Vasconcellos, Sônia Scheleski

UTILIZAÇÃO DE TICs NO ENSINO DE ENGENHARIA
Ariane Rebelato Silva dos Santos, Monique Valentim da Silva Frees

QUANDO O SMARTPHONE AUXILIA NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL
Jefferson Marçal da Rocha, Kátia Luciane Souza da Rocha, Melise Peruchini

APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA E  CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO APOIADA EM SIMULAÇÕES DIGITAIS
Guilherme Bratz Taube, Douglas Bassani, Rosemar Ayres do Santos

Área Temática: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UM AMBIENTE SOCIOEDUCATIVO
Vanderlei Ribeiro, Marivane de Oliveira Biazus, Carlos Ariel Samudio Pérez

LINGUAGEM GRÁFICO-VISUAL: SEU ENTENDIMENTO E  USO NAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Patrícia Marasca Fucks, José de Pinho Alves Filho

ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RELATO DE PRÁTICA NA APAE DE SÃO GABRIEL (RS) 
Laiz Dutra Soares, Maria Eduarda dos Santos Ferrony, Naiara Zandavali, Lia Heberlê de Almeida

ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Caroline Melke, Rozelaine de Fatima Franzin

UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rosane Aparecida Stieler, Noemi Boer, Rozelaine Franzin

O DEBATE E A REFLEXÃO DO BULLYING E DA INCLUSÃO POR MEIO DO FILME "EXTRAORDINÁRIO" 
Laura Souza Flores, Vanessa de Lima, Eliane Gonçalves dos Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURDOS
Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto, Rúbia Emmel

CONVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO MÉDIO 
Jucelino Cortez, Diogo Onofre de Souza, José Claudio Del Pino

A UTILIZAÇÃO DE TICs NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “AGROTÓXICO”: UM QUIZ COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO
Ariéli Franco Vargas, Aline Franco Vargas, Rafael Moreira de Morais, Jamile Fabbrin Gonçalves, Maurício Ricardo de Melo Cogo


Ficha Técnica

E24     Educação científica, tecnológica e inclusiva [recurso eletrônico] /organizadores : Noemi Boer ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
282 p. : il. - (CIECITEC ; 3)

ISBN 978-65-88362-18-1
DOI: 10.46550/978-65-88362-18-1

1. Educação científica. 2. Tecnologias digitais. 3. Educação  inclusiva. I. Boer, Noemi (org.).         
     

CDU: 37:004