Neste livro são relatadas as atividades propostas pelos professores, que apresentam o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem, perpassando por objetos de conhecimento e pela constituição de cidadãos que se percebe com direitos, deveres e responsabilidades voltadas a uma melhor qualidade de vida. As vivências compartilhadas no decorrer desta obra pelos autores apresentam caminhos para ampliar o olhar dos professores sobre a Educação Ambiental e auxiliá-los na qualificação de seus planejamentos, mostrando que toda iniciativa no sentido de aproximar as experiências diárias das discussões socioambientais são bem-vindas e, por conseguinte, trarão consequências benéficas na construção de um mundo mais fraterno e sustentável, concretizando o sonho de todo educador.
PREFÁCIO
Joice Cinara Muniz da Silva Leal
APRESENTAÇÃO
Marciele Dias Santos Cabeleira
Vidica Bianchi
Capítulo 1 - VALIDAÇÃO DE SABERES NA INFÂNCIA: MEIO NATURAL COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO
Ana Paula Rannov
Nairana Becker Vergutz
Liria Reis de Souza Olbermann
Capítulo 2 - REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DO DESEMPAREDAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Simone Aires da Silva
Elen Fabiane Garrot Pinheiro
Andrieli Taís Hahn Rodrigues
Capítulo 3 - PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE TRANSCENDEM O CONTEXTO ESCOLAR
Carla Maria Leidemer Bruxel
Rosilei Maria Weber Colling
Elenice Gorete Weschenfelder
Aline Schmidt
Capítulo 4 - HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DO SENSIBILIZAR QUANTO A MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jéssica Puhl Dalberto
Jociele Terezinha Corazza Portillo
Caroline Barbosa Crestani Fachin
Maria Luiza Godinho
Capítulo 5 - HORTA COMO FERRAMENTA PROMOTORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Marciele Dias Santos Cabeleira
Michele Santos de Oliveira
Eliane Holzlechner Taube
Silvana dos Anjos Prates Marchioro
Capítulo 6 - HORTA: ESPAÇO-TEMPO DE ENSINO E APRENDIZAGENS ESCOLARES
Raquel Weyh Dattein
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 7 - XADREZ, UM JOGO PARA VIDA
Silvana dos Anjos Prates Marchioro
Maristela Cristiane Heck
Letícia da Silva
Capítulo 8 - TRILHA ECOLÓGICA ENQUANTO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS
Marciele Dias Santos Cabeleira
Márcia Rozani Eberhardt
Mariela de Mello
Sirlei Kuchak Goi
Capítulo 9 - MELIPONICULTURA COMO ARTICULADORA DE CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS NA ESCOLA
Tiago Fernando Vargas Müller
Vidica Bianchi
Maria Cristina Pansera de araújo
Capítulo 10 - PARQUES ECOLÓGICOS URBANOS: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS A PARTIR DE AÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADA
Adalberto Freire da Silva
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS AUTORES CONVIDADOS
E24 Educação ambiental no ensino básico [recurso eletrônico] : diálogos, reflexões e práticas docentes / organizadoras : Marciele Dias Santos Cabeleira, Vidica Bianchi. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 2. : il.
ISBN 978-85-92890-57-5
DOI 10.46550/978-85-92890-57-5
1. Educação ambiental. I. Cabeleira, Marciele Dias Santos (org.). II. Bianchi, Vidica (org.).
CDU: 504:37