Docência Na Educação Básica: O protagonismo dos professores

O conjunto de ideias apresentadas neste livro circunscrevem “apenas” indícios pedagógico-reflexivos, produzidos por docentes, em seus contextos de interlocução. Na perspectiva do efetivo direito de cada cidadão em expressar o modo como quer o mundo pensado como coisa pública (res pública) comum, entendemos que o exercício da docência nos ensina que não existe um download, um “salvar como”, tampouco um vácuo do pensar, no processo de aprender, que forneça um “manual de instruções” para ingressar na vida adulta ou na prática docente. É preciso tornar corpo “enquanto viver” aquilo que é compartilhado conosco historicamente. O conhecimento precisa ser elaborado, e produzido, e ressignificado constantemente por cada um em perspectiva própria, respeitando as etapas de aprendizado e aperfeiçoamento. Nisso está a poiesis propriamente humana, como arte de saber ser e fazer-se humano individual e coletivamente ao mesmo tempo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCaroline de Morais
  • keyboard_arrow_rightIvan Carlos Bagnara
  • keyboard_arrow_rightViviane Catarini Paim
Sumário

REESCREVER A PRÁTICA DOCENTE
Adair Adams
Ivan Carlos Bagnara
Caroline de Morais

PROTAGONISMO DOCENTE: PALAVRAS INTRODUTÓRIAS
Ivan Carlos Bagnara
Adair Adams
Caroline de Morais
Viviane Catarini Paim

O LUGAR DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO PAPEL DA ESCOLA
Adair Adams
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin

REFLEXÕES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENFRENTAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Adair Adams
Ivan Carlos Bagnara
Maria Elisabete Fernandes

FORMAÇÃO PERMANENTE E A CONSOLIDAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Viviane Catarini Paim
Janete Alves Duarte

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A INCLUSÃO ESCOLAR: DIFICULDADES, LIMITES E POTENCIALIDADES
Ivan Carlos Bagnara
Anelise Tochetto de Lemos

O ENSINO DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Ivan Carlos Bagnara
Letícia de Lemos Perin

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ENFRENTAMENTOS, DIFICULDADES E APRENDIZADOS
Ivan Carlos Bagnara
Micheli Reis Ferreira

ATIVIDADES COOPERATIVAS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: EFETIVAÇÃO DE DIÁLOGO NA APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Viviane Catarini Paim
Cassiane Paganella da Silva

COESÃO E COERÊNCIA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ariane Peronio Maria Fortes
Carine Bossardi

TEXTO LITERÁRIO E CRIAÇÃO ARTÍSTICA: O POEMA EM SALA DE AULA
Caroline de Morais
Nair Aparecida Nackes

AUTOMUTILAÇÃO: INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE VACARIA/RS
Lilian Cláudia Xavier Cordeiro
Janara de Melo Pereira

INTERLOCUÇÕES ENTRE DIVERSIDADE E CURRÍCULO:  UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Viviane Catarini Paim
Danúbia Bianchi Menegat

A APRENDIZAGEM ATIVA E A METODOLOGIA DIALÉTICA EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DA BLOGQUEST SOBRE ANFÍBIOS E RÉPTEIS
Adriana Ferreira Boeira
Joana Valim Becker

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:  A UTILIZAÇÃO DA BLOGQUEST SOBRE O ESTADO NOVO NO BRASIL
Adriana Ferreira Boeira
Maria Joaquina Moreira Paz

A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EXPLORANDO UMA BLOGQUEST
Adriana Ferreira Boeira
Ingrid Junkes Dal Molin

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO  GRANDEZAS PROPORCIONAIS E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS POR MEIO DE ESTRATÉGIAS GRUPAIS
Adriana Ferreira Boeira
Shayane Lisboa dos Reis
Ingrid Junkes Dal Molin

A MÚSICA COMO LINGUAGEM E ÁREA DE CONHECIMENTO: OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Laura Cristina Noal Madalozzo
Eduarda Da Motta Zambonin

O PARQUE SONORO COMO ESPAÇO PLANEJADO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA QUE DÁ CERTO!
Laura Cristina Noal Madalozzo
Eliz Giane Jacobi

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA  EDUCAÇÃO INFANTIL
Viviane Catarini Paim
Douglas Almir Tolfo Rossa
Luzia Maciel Rech

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

D636   Docência na educação básica : o protagonismo dos professores / organizadores: Caroline de Morais, Ivan Carlos Bagnara, Viviane Catarini Paim. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
363 p. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-990314-6-5

1. Docência. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Morais, Caroline de (org.). II. Bagnara, Ivan Carlos (org.). III. Paim, Viviane Catarini (org.)
     
CDU: 371.13