A pesquisa “Direito ao Desenvolvimento: Política, Educação e Cidadania – Aproximações entre Hannah Arendt, Amartya Sen e Serge Latouche” foi desenvolvida no decorrer do estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas, da UFSS Cerro Largo, sob a orientação da professora Dra. Sandra Vidal Nogueira. O estudo tem como propósito pensar sobre a importância da recuperação do agir político em defesa do mundo comum, traduzido como amor mundi, como a atitude de amor, admiração e cuidado com o legado das distintas gerações. Isso requer a adoção de uma nova concepção de desenvolvimento, comprometido com a cidadania e a dignidade, contrapondo-se aos ímpetos por crescimento infinito, que demandaria um planeta infinito.
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1 HANNAH ARENDT E A (IN)CAPACIDADE DE CUIDADO COM O MUNDO
1.1 Algumas palavras sobre Hannah Arendt
1.2 A crise da cultura na perspectiva política de Hannah Arendt
2 AMARTYA SEN E O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE
2.1 Um pouco sobre Amartya Sen
2.2 Compreensões sobre Desenvolvimento a partir de Amartya Sen
3 SERGE LATOUCHE E A PROPOSTA DO DECRESCIMENTO
3.1 Breve descrição de Serge Latouche
3.2 Latouche e a alternativa do decrescimento
4 DIREITO AO DESENVOLVIMENTO: POLÍTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA - APROXIMAÇÕES ENTRE HANNAH ARENDT, AMARTYA SEN E SERGE LATOUCHE
4.1 O desenvolvimento e a (in)capacidade de cuidar do mundo comum
4.2 Direito ao desenvolvimento: política e cidadania
4.3 A educação comprometida com o mundo e com o bem-viver
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE AS AUTORAS