Os capítulos que compõem a presente obra, intitulada Diálogos plurais em educação, tematizam o fazer educacional a partir de uma diversidade de enfoques e disciplinas, colocando em constelação variados conceitos, na intenção de permitirem a manifestação de uma cor diferente em meio ao acinzentado discurso totalizante do mercado, presente em boa parte dos discursos educacionais do século XXI. Portanto, não se trata apenas de pensar a educação no que há nela de relevante para a vida humana, mas de articulá-la na perspectiva de um novo modelo: o da razão dialógica plural. É a pluralidade que nos leva a agir e a nos relacionar com os outros seres humanos com os quais (con)vivemos. A pluralidade pode expressar, ainda, a singularidade de cada humano que habita a Terra. A constituição de teias de relações e de inúmeros fios singulares, como acontece nesta obra, poderá modificar o tecido social e educacional na contemporaneidade. É a união destes fios que mantém a teia forte e impede uma teia solta e fraca; é inserindo-se na teia comum, no entrelaçamento com os outros, de modo harmonioso e conflitante, que construímos novas relações humanas e educacionais.
Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.
PREFÁCIO
Fábio César Junges
Jenerton Arlan Schütz
A CONCEPÇÃO DE PLURALIDADE EM SÓCRATES E PLATÃO: REFLEXÕES À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Jenerton Arlan Schütz
Fábio César Junges
A BIOTECNOLOGIA NO ENSINO: O NÃO-LUGAR, SILENCIAMENTOS E A ESCASSEZ DE MATERIALIDADE HISTÓRICA
Flávia Novaes Moraes
Alberto Lopo Montalvão Neto
Wanderson Rodrigues Morais
A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAR E COMUNICAR: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO
Ana Júlia Colares Batista
Analígia Miranda da Silva
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Libras): UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Allisson Roberto Isidorio
Maurício Almeida
Tassiana Aparecida Hudson
Bruna Beatriz da Rocha
Mauro Lúcio de Oliveira Júnior
Ana Paula Campos Fernandes
TÓPICO DISCURSIVO, ENSINO, AVALIAÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS: UM PROCESSSO DE RESSIGNIFICAÇÃO
Camila Aragão Mesquita de Souza
Lidiane Teixeira Bastos
Maria Nágela da Silva Ferreira Carvalho
Maria Simone Freire da Silva
HISTÓRIA CULTURAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS ESCOLARES: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE AUTORIA
Clair da Silva Teixeira
Roberta Francisca Araújo da Silva
JOSÉ VERÍSSIMO E ALCEU AMOROSO LIMA: UM ESTUDO SOBRE OS DEBATES EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS EM GRAMSCI
Ana Paula Aires Rodrigues
Crislaine Aparecida Pita
Daniela Azarias Ferreira da Silva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA
Elinete Pereira dos Santos
Arlete Ramos dos Santos
Dirlei Andrade Bonfim
REPENSANDO O ENSINO DE QUÍMICA NA CONTEMPORANEIDADE ATRAVÉS DA FILOSOFIA: A VISÃO DE FRIEDRICH NIETZSCHE PARA O PROCESSO EDUCATIVO
Ana Lívia Aparecida de Assunção
Douglas Souza Pego
EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: CAEM AS MÁSCARAS DAS FRAGILIDADES E LIMITAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Dirlei Andrade Bonfim
Arlete Ramos dos Santos
VIOLÊNCIA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Eveline Rodrigues Araújo
PANDEMIA E MEIO AMBIENTE: PARA ONDE APONTAM AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO BRASIL NESSE MOMENTO
Dirlêi Andrade Bonfim
Allan Passos de Souza
Sheyla Kelly Costa Brito
Vânia Gomes dos Santos
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Felizardo Vasco Domingos Maceia
DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS DOCENTES À CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS: ANÁLISE DE CONTEÚDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fernanda Beatriz da Costa Miranda Carvalho
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
Vanderley Flor da Rosa
HISTÓRIAS QUE NOSSOS ALUNOS CONTAM: RELATOS DE PESQUISA NARRATIVA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Fernando Silvério de Lima
A INCLUSÃO DO ALUNO CEGO NAS AULAS DE FÍSICO-QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE RECURSOS PEDAGÓGICOS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS
Karla Suzi Furutani Toyama
Gabriel Ferreira Baptistone
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
SOBRE O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NAS ESCOLAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB O VIÉS DA TEORIA DIALÓGIA DO DISCURSO BAKHTINIANA
Matheus Farias Soares de Carvalho
O QUE DIZ A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A LEITURA PRECOCE POR CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Núbia Martins Gonzaga
GESTÃO PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO: IMPASSES E POSSIBILIDADES
Odair Ledo Neves
Romário Pereira Carvalho
Maria Aparecida Rosa da Silva Santos
A HISTÓRIA POLÍTICA QUANTO DISCIPLINA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA DOS ALUNOS
Pâmela Pongan
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Fabiane Laranjo Crizel
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Renata Cristina Lopes Andrade
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PROCESSOS E DEMOCRATIZAÇÃO
Thiago José da Silva
NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO TECNOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ESTADO DA ARTE EM LINGUÍSTICA APLICADA
Marianna Rego
Alan Ricardo Costa
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PAPEL DO TUTOR E MEDIADOR NO ENSINO A DISTÂNCIA
Thiago José da Silva
A FORMAÇÃO DOCENTE NAS PERCEPÇÕES DO PNAIC: DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
Érika Giuliana Rodrigues Pires Pinto
Thaís de Castro Casagrande
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Giovanna Rodrigues Cabral
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO EDUCADOR-EDUCANDO
Paula de Lourdes Silva
Michelle Alexandra Gomes Alves
SOBRE OS AUTORES
D536 Diálogos plurais em educação / organizadores: Dirlêi Andrade Bonfim, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
426 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-29-7
DOI: 10.46550/978-65-88362-29-7
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. I. Bonfim, Dirlêi Andrade (org.). II. Schütz, Jenerton Arlan (org.). III. Mayer, Leandro (org.).
CDU: 37