A publicação de um livro significa, essencialmente, divulgação e socialização solidária de conhecimentos estudados, pesquisados e sistematizados. O presente livro se apresenta como um diálogo ao leitor em que experiencia múltiplos e intensos contatos com a realidade educacional, especialmente, em humanidades e linguagens. A obra evidencia, multidisciplinarmente, pesquisas que resultam da formação dos autores, de suas escolhas e interesses de pesquisa.
PREFÁCIO
Elsbeth Léia Spode Becker
APRESENTAÇÃO
Antonio Paulo Valim Vega
Capítulo 1
CRISE NAS HUMANIDADES E PRESSUPOSTOS EDUCACIONAIS EMERGENTES: CIDADANIA CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE SOLIDÁRIA
Antonio Paulo Valim Vega
Elsbeth Léia Spode Becker
Marcos Alexandre Alves
Capítulo 2
NOÇÕES DE INOVAÇÃO PARA ENSINO DE FILOSOFIA
Léo Cezar Pádova
Márcio Paulo Cenci
Marcos Alexandre Alves
Capítulo 3
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O OLHAR DISCENTE: EXPECTATIVAS, SIGNIFICADOS E PERSPECTIVAS
Lenir Keller
Elsbeth Léia Spode Becker
Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA DA MODA COMO UM PROCESSO CRÍTICO E REFLEXIVO
Caroline Manucelo Colpo
Leonardo Guedes Henn
Capítulo 5
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA MÍDIAS SONORA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA GRADUAÇÃO
Bruno Cesar Ribeiro
Michele Kapp Trevisan
Taís Steffenello Ghisleni
Capítulo 6
A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL EM VIDEOAULAS DE HISTÓRIA
Gabriela Luz Saraiva
Valeria Iensen Bortoluzzi
Leonardo Guedes Henn
Capítulo 7
TENHO O MAGISTÉRIO POR ESCOLHA, FORMAÇÃO E IDEAL
Lenir Keller
Capítulo 8
FORMAÇÃO DOCENTE E INOVAÇÃO: A LUDICIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIANÇA APRENDER
Leticia G. Borin Moro
Eliane Aparecida Galvão Dos Santos
Janaína Pereira Pretto Carlesso
Capítulo 9
A RELAÇÃO DO ABANDONO DA CARREIRA DOCENTE COM OS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Lilian Wagner
Janaína Pereira Pretto Carlesso
Capítulo 10
A ESCOLA DO CAMPO DA AMAZÔNIA PARAENSE: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Heliene Pimentel de Sousa
Eliane Aparecida Galvão dos Santos
Capítulo 11
O PAPEL DA DOCUMENTAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA MARIA-RS
Fabiane Silva da Fonseca Bronzoni
Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
Capítulo 12
O ENTENDIMENTO DE SUSTENTABILIDADE A PARTIR DO DISCURSO DE TRABALHADORES DO SETOR ELÉTRICO
Antonio Paulo Valim Vega
Noemi Boer
SOBRE OS AUTORES
D536 Diálogos multidisciplinares : ensino de humanidades e linguagens / organizadores: Elsbeth Léia Spode Becker, Antonio Paulo Valim Vega. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
263 p. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-82-2
DOI 10.46550/978-65-88362-82-2
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Currículo. I. Becker, Elsbeth Léia Spode (org.). II. Veja, Antonio Paulo Valim (org.).
CDU: 37