Com o título tão sugestivo, um conteúdo tão pertinente ao contexto da educação na atualidade, o livro intitulado “Diálogos Interdisciplinares sobre Educação em Tempos de Pandemia” foi organizado pelas professoras Isabel Francisco de Oliveira Barion, Isaura Francisco de Oliveira e pelo professor Rodrigo Guedes de Araújo, docentes comprometidos com a causa da Educação, só me resta iniciar este prefácio ressaltando a riqueza de abordagens teóricas, metodológicas e de experiências desenvolvidas em vários locais. Dos dez capítulos que refletem, sob multirreferências na pesquisa em educação em situação emergencial de distanciamento social provocado pela pandemia causada pela Covid – 19 e intermediada pelas tecnologias digitais conectadas traz uma relevante contribuição aos meios educacionais.
PREFÁCIO
Maria da Conceição Alves Ferreira
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: ALFABETIZANDOS DA EJA NA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS
Regiane Alves Fernandes
Robson de Cássio Santos Dourado
Tihara Rodrigues Pereira
O USO DAS TECNOLOGIAS NAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGENS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Rodrigo Guedes de Araújo
Gabriel Magalhães Silva
O TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA E A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Fernanda Beatriz da Costa Miranda
Franciely Aparecida Teixeira Ribeiro
Valéria Verissimo Gomes
Isabel Francisco de Oliveira Barion
EDUCAÇÃO REMOTA E OS DESDOBRAMENTOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Deise Bastos de Araújo
Gisele Ferreira Amorim
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PERÍODO PANDÊMICO: DESAFIOS E IMPACTOS
Elaine Alves Leles
Margarete Pereira Fernandes Ribeiro
Marinalva Nunes Fernandes
DISCURSOS DISCENTES: APRENDIZADO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Dayane Soares Magalhães
Maria Angélica Rosa Fagundes Laranjeira Lessa
Sidnay Fernandes dos Santos Silva
A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE AS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Carla Bertrine Oliveira Barbosa
Edicleuma de Oliveira Souza
Isaura Francisco de Oliveira
Raquel Ferreira de Oliveira
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A VIVÊNCIA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Maria de Fátima Bela Pina
O ENSINO DA MATEMÁTICA E O TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
José Homero de Jesus
GINCANA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR APRENDENDO E RECRIANDO NA PANDEMIA
Tânia Maria de Assis Laranjeira
Ana Lucia Rodrigues Garcia
Isabel Geanne Felisbela Neves Ribeiro
Ana Carolina Tourinho Pinto Ferraz
Maristela Vilasboas Castro
Paloma Geraldina Nunes Dias Costa
Rita de Cássia Almeida Barbosa
PALAVRA DOS ORGANIZADORES
Isabel Francisco de Oliveira Barion
Isaura Francisco de Oliveira
Rodrigo Guedes de Araújo
SOBRE OS ORGANIZADORES
D536 Diálogos interdisciplinares sobre educação em tempos de pandemia / organizadores: Isabel Francisco de Oliveira Barion, Isaura Francisco de Oliveira, Rodrigo Guedes de Araujo. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
180 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-41-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-41-9
1. Educação. 2. Pandemia (COVID-19). 3. Ensino- aprendizagem. I. Barion, Isabel Francisco de Oliveira (org.). II. Oliveira, Isaura Francisco de (org.). III. Araujo, Rodrigo Guedes de (org.).
CDU: 37