Diálogos E Debates: Um mosaico de saberes na contemporaneidade

O livro Diálogos e debates: um mosaico de saberes na contemporaneidade foi organizado pelos pesquisadores: Dieison Prestes da Silveira (Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática – UFPR e Bolsista CAPES), Joselia Cristina Siqueira da Silva (Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática – UFPR) e Denise da Costa Dias Scheffer (Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Unicruz). A presente obra versa sobre temáticas relevantes na contemporaneidade, discutindo problemáticas culturais, econômicas, ambientais, sociais e regionais, instigando o leitor a refletir sobre a pluralidade de saberes, vivências e experiências que constituem o proposto mosaico de saberes na atualidade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDieison Prestes da Silveira
  • keyboard_arrow_rightJoselia Cristina Siqueira da Silva
  • keyboard_arrow_rightDenise da Costa Dias Scheffer
Sumário

APRESENTAÇÃO
Dieison Prestes da Silveira
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Denise da Costa Dias Scheffer

O CICLO ABRANGENTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM HUMANA
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Dieison Prestes da Silveira 
Denise da Costa Dias Scheffer
Leonir Lorenzetti

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: DA COLÔNIA AO SÉCULO XXI
Merian Souza da Penha Jacob
Diane Elias Rocha e Silva
Wedson Estevão do Nascimento

UMA INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS E PROCEDIMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO
Thiago Barbosa Soares

INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA DISCIPLINA DE  PROJETO
Arthur Hunold Lara
Vanderlei Rotelli 

CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA HERMENÊUTICA E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA
Fabrício da Silva Aquino
Isadora Nogueira Lopes
Laura Melo Cabral
Maria Bibiana Azevedo Patatt

BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE VIVÊNCIAS
Luciana de Lurdes de Oliveira da Silva
Mariele Aline Durigon  
Cátia da Silva Herter
Rose Aparecida Colognese Rech

TECENDO SABERES NA AMAZÔNIA: A URGÊNCIA DE DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES
Harald Sá Peixoto Pinheiro

A LÍNGUA EM FUNCIONAMENTO: UM OLHAR SOBRE O TEXTO
Thiago Barbosa Soares

NOVOS CAMINHOS E VELHOS SABERES: O MOVIMENTO E A VOZ DOS ATORES DO FANDANGO DE ITAPOÁ/SC
Andréa Grandini José Tessaro
Roberta Barros Meira

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR UM SERVIÇO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO SOBRE A INTEGRALIDADE DOS SISTEMAS DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Geovane Barbosa da Silva
Deivid Jonas Silva da Veiga

REFLEXÕES DE PAULO FREIRE ACERCA DA AUTONOMIA DOS SABERES
Denise da Costa Dias Scheffer

A QUÍMICA ENCANTADA: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Joselia Cristina Siqueira da Silva
Rodrigo da Vitória Gomes 
Bianca Mendes Carletto 
José Gleydson Camata 

“MEU PAI É BRANCO”: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NAS ESCOLAS
Lielle Serafim
Leida Raasch
Joyce Rangel Cerillo
Manuela Brito Tiburtino Camata
Marli Quinquim 

JOGOS DE DISCOS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADES
Merian Souza da Penha Jacob 
Sheila Santos de Jesus 

O PAPEL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER DA APRENDIZAGEM
Leida Raasch 
Lielle Serafim 
Rodrigo da Vitória Gomes
Bianca Mendes Carletto 

CEGUEIRA BOTÂNICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CONSTRUTIVISTAS DE ENSINO PARA A DESCONSTRUÇÃO
Vanessa Silva Souza
Lucas Gonçalves da Cunha
Tais Moreira Melo 
Ana Lise Barbosa Soares

UM OLHAR AO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A PARTIR DA GUARDA COMPARTILHADA
Jéssica Fagundes Santos
Vanessa Steigleder Neubauer
Ieda Márcia Donati Linck  

UM OLHAR PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: PONTOS DE CONEXÃO ENTRE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, A LEI DE ALIENAÇÃO PARENTAL Nº 12.318/2010 E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Rhayan Chaves Tessaro 
Vanessa Steigleder Neubauer 
Ieda Márcia Donati Linck 

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

D536 Diálogos e debates : um mosaico de saberes na  contemporaneidade / organizadores: Dieison Prestes da Silveira, Joselia Cristina Siqueira da Silva, Denise da Costa Dias Scheffer. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
293 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-67-9
DOI: 10.46550/978-65-88362-67-9

1. Educação. 2. Cultura. 3. Desenvolvimento social. I. Silveira, Dieison Prestes da (org.). II. Silva, Joselia Cristina Siqueira da (org.). III. Scheffer, Denise da Costa Dias (org.).
     
CDU: 37