Diálogos contemporâneos da educação: ampliando horizontes e demarcando caminhos define importante território cultural acadêmico tanto na produção de seus artigos como na sua forma de difusão. A escrita de seus artigos define em sua linha de pensamento e acepção sobre a importância da produção do conhecimento como ferramenta necessária de conhecer/compreender a nossa sociedade, sendo capaz de intervir apresentando de forma contundente os avanços alcançados, retrocessos e possibilidades que a sociedade tem enfrentado em todos seus campos das políticas públicas e sociais. Os capítulos apresentados neste livro tratam, quase com exclusividade, das políticas públicas educacionais implementadas na Educação Básica, Ensino Superior e espaços não escolares. Eles elucidam vivências e práticas educativas já realizadas no “chão da escola” básica, ainda ressaltam importantes políticas educacionais implementadas para diferentes modalidades de educação, principalmente para o Ensino Superior.
PREFÁCIO
Rodrigo Guedes de Araújo
Gisele Ferreira de Amorim
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATOS E DISCUSSÕES
Deise Bastos de Araújo
Gisele Ferreira Amorim
O AFETO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Adriana da Silva Pereira
Jemima Gonçalves da Silva
PEDAGOGIA DECOLONIAL E AS FORMAS DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO NEGRO
Mônica Tamiris Pereira Cruz
Raquel Aparecida Lino Silva
Rodrigo Guedes de Araújo
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA
Elivânia Oliveira Barbosa
Talita Tales Oliveira
Susane Martins da Silva Castro
Gisele Ferreira de Amorim
EDUCAÇÃO E ESCOLA: SOLUÇÕES EMERGENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Maria Ercília Oliveira de Jesus
Camila Vianna de Souza
TRAJETÓRIA DE VIDA E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS E ADULTOS E AS MÚLTIPLAS MOTIVAÇÕES DE RETORNO A ESCOLA
Darlene Oliveira Magalhães
Patrícia Rocha da Conceição
Rodrigo Guedes de Araújo
CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DAS CURSISTAS
Cleci dos Santos Monteiro
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: ENSINANDO E APRENDENDO COM ELES
Rodrigo Guedes de Aráujo
Jemima Gonçalves da Silva
Noêmia Luiza Guedes de Souza
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Gisele Ferreira de Amorim
Lais Roberta Fernades Guesdes
AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Gisele Ferreira de Amorim
Gilberto Leandro Silva
REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE, CONTRADIÇÃO E EDUCAÇÃO EM ADORNO
Ivan Luís Schwengber
Jenerton Arlan Schütz
D536 Diálogos contemporâneos da educação : ampliando horizontes e demarcando caminhos / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Rodrigo Guedes de Araújo, Gisele Ferreira de Amorim - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
156 p. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-26-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-26-6
1. Educação. 2. Educação inclusiva. 3. Políticas públicas. I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Araújo, Rodrigo Guedes de
(org.). III. Amorim, Gisele Ferreira de (org.).
CDU: 37