Diálogos Contemporâneos Da Educação: Ampliando horizontes e demarcando caminhos

Diálogos contemporâneos da educação: ampliando horizontes e demarcando caminhos define importante território cultural acadêmico tanto na produção de seus artigos como na sua forma de difusão. A escrita de seus artigos define em sua linha de pensamento e acepção sobre a importância da produção do conhecimento como ferramenta necessária de conhecer/compreender a nossa sociedade, sendo capaz de intervir apresentando de forma contundente os avanços alcançados, retrocessos e possibilidades que a sociedade tem enfrentado em todos seus campos das políticas públicas e sociais. Os capítulos apresentados neste livro tratam, quase com exclusividade, das políticas públicas educacionais implementadas na Educação Básica, Ensino Superior e espaços não escolares. Eles elucidam vivências e práticas educativas já realizadas no “chão da escola” básica, ainda ressaltam importantes políticas educacionais implementadas para diferentes modalidades de educação, principalmente para o Ensino Superior. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightRodrigo Guedes de Araújo
  • keyboard_arrow_rightGisele Ferreira de Amorim
Sumário

PREFÁCIO
Rodrigo Guedes de Araújo
Gisele Ferreira de Amorim 

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATOS E DISCUSSÕES
Deise Bastos de Araújo
Gisele Ferreira Amorim

O AFETO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA: UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Adriana da Silva Pereira
Jemima Gonçalves da Silva

PEDAGOGIA DECOLONIAL E AS FORMAS DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO NEGRO
Mônica Tamiris Pereira Cruz
Raquel Aparecida Lino Silva
Rodrigo Guedes de Araújo

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E ESCRITA
Elivânia Oliveira Barbosa
Talita Tales Oliveira
Susane Martins da Silva Castro
Gisele Ferreira de Amorim

EDUCAÇÃO E ESCOLA: SOLUÇÕES EMERGENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Maria Ercília Oliveira de Jesus
Camila Vianna de Souza

TRAJETÓRIA DE VIDA E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS E ADULTOS E AS MÚLTIPLAS MOTIVAÇÕES DE RETORNO A ESCOLA
Darlene Oliveira Magalhães
Patrícia Rocha da Conceição
Rodrigo Guedes de Araújo

CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DAS CURSISTAS
Cleci dos Santos Monteiro

EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES: ENSINANDO E APRENDENDO COM ELES
Rodrigo Guedes de Aráujo
Jemima Gonçalves da  Silva
Noêmia Luiza Guedes de Souza

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Gisele Ferreira de Amorim
Lais Roberta Fernades Guesdes

AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO  DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Gisele Ferreira de Amorim
Gilberto Leandro Silva

REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE, CONTRADIÇÃO E EDUCAÇÃO EM ADORNO
Ivan Luís Schwengber
Jenerton Arlan Schütz


Ficha Técnica

D536   Diálogos contemporâneos da educação : ampliando horizontes e demarcando caminhos / organizadores: Jenerton Arlan Schütz, Rodrigo Guedes de Araújo, Gisele Ferreira de Amorim - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
156 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-26-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-26-6

1. Educação. 2. Educação inclusiva. 3. Políticas públicas.  I. Schütz, Jenerton Arlan (org.). II. Araújo, Rodrigo Guedes de 
 (org.). III. Amorim, Gisele Ferreira de (org.).         
     

CDU: 37