Este livro reúne um conjunto de textos que são produtos das reflexões a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras no âmbito de um CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da Prefeitura de São Paulo, localizado na Zona Sul (Jardim Ângela). Além disso, apresenta relatos de profissionais que atuaram na gestão escolar e nos processos de formação continuada. Nele, buscamos explorar um pouco das práticas cotidianas de educadoras e gestores e apresentar o potencial da produção escrita das profissionais que atuam no “chão da escola”. Em meio às inúmeras diversidades e ataques que a escola pública sofre rotineiramente, visamos registrar a importância da formação continuada e o quanto nossas professoras estão comprometidas com o atendimento educacional.
Acesso direto à obra: editorailustracao.com.br/media/pdfs/392/oG9EW3F9SMIS.pdf
APRESENTAÇÃO
Rui Anderson Costa Monteiro
Capítulo 1 - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rui Anderson Costa Monteiro
Kátia Cristina de Lima Lopes
Capítulo 2 - DESAFIOS DO GESTOR NO CEMEI DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Elaine Cristina da Silva Souza
Rui Anderson Costa Monteiro
Capítulo 3 - CONTEXTUALIZANDO O “AGOSTO INDÍGENA” NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aleteia Silvia Victor de Araújo
Iris Rodrigues Silva Alves de Araujo
Nilrania Mendonça Fortes
Rita de Cassia Pavone Pacheco
Rui Anderson Costa Monteiro
Capítulo 4 - A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tânia dos Santos
Maria Cristina Silva
Noeli Carneiro de Almeida
Fernanda Ramos Silva AguiarRui Anderson Costa Monteiro
Capítulo 5 - ARTETERAPIA: CONTOS E ENCANTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anderli Tenorio de Almeida
Rui Anderson Costa Monteiro
Capítulo 6 - PROJETO CONSTRUINDO UMA “IDENTIDADE ANTIRRACISTA” NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aline Aparecida Quinello
Iris Rodrigues Silva Alves de Araújo
Irinéia Fontes Mendes Fernandes
Fabiana Santos de Araújo Moreira
Rosinéia Sena dos Santos Silva
Rui Anderson Costa Monteiro
QUEM SOMOS NÓS?