Esta obra é fruto do trabalho desenvolvido no Campus Vacaria por meio do Projeto de Extensão Compartilhando Saberes Docentes, que tem fomento interno para bolsistas e auxílio para ações de extensão. Além desta obra, foram organizadas ações de leituras em grupo de obras da educação, formação em escolas da rede municipal de educação e início da construção de um observatório de educação dos Campos de Cima da Serra. De algum modo sempre partilhamos a nossa vida com os outros. Partilhar saberes e experiências é a tarefa mais importante da escola. O encontro intergeracional permite ao mesmo tempo a conservação e a renovação do mundo. O projeto de extensão que dá título para esta obra tem por meta criar espaços-tempos de diálogo que manifestam os mundos vividos nas escolas. Trata-se de uma aposta pedagógica de criar uma rede de colaboração docente com vistas à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem pautados na cidadania.
VIVER E CONHECER É COMPARTILHAR
Adair Adams
Letícia de Lemos Perin
Maria Elisabete Fernandes
Capítulo 1 - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: OS CONTOS MACHADIANOS NO ENSINO MÉDIO
Caroline de Morais
Capítulo 2 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AULAS SOBRE GENÉTICA VIVENCIADAS NO ESTÁGIO EM ENSINO MÉDIO39
Gabriela Scopel Faé
Adriana Ferreira Boeira
Thalita Gabriela Zimmermann
Capítulo 3 - O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DO STORYTELLING: UM MOVIMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA
Ana Paula Kuster da Silva
Márcia Boell
Capítulo 4 - TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE E-BOOK NA LICENCIATURA
Adriana Ferreira Boeira
Alice Kunzler
Capítulo 5 - A FESTA JUNINA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Márjore Antunes
José Fabiano de Paula
Edcleberton de Andrade Modesto
Diolinda Franciele Winterhalter
Capítulo 6 - DOS INVERTEBRADOS AOS VERTEBRADOS: O ENSINO DE ZOOLOGIA EM ESTÁGIO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
Gabriela Scopel Faé
Thalita Gabriella Zimmermann
Adriana Ferreira Boeira
Capítulo 7 - A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CURSO TÉCNICO EM MULTIMÍDIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRS – CAMPUS VACARIA
Ilca Maria Ferrari Ghiggi
Fernando de Oliveira Leão
Capítulo 8 - A EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Cassio Eduardo Buscaratto
Icleia Pereira Rodrigues
Capítulo 9 - ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA
Adriana Ferreira Boeira
Thalita Gabriella Zimmermann
Capítulo 10 - A MALA VIAJANTE: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Naiane Ferreira Portela Erthal
Capítulo 11 - INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO: UM CAMINHO PROMISSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Débora Salvador Bizotto
Naiane Ferreira Portela Erthal
Capítulo 12 - A COLABORATIVIDADE ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA: UM TRABALHO DE PARCERIA PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Maria Fátima Nicodem
Andrea Monzón
Diolinda Franciele Winterhalter
Natália Branchi de Oliveira
Capítulo 13 - A EXPERIÊNCIA DA HORTA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO INFANTIL
Marieli Paim de Lima
Maria Elisabete Fernandes
Capítulo 14 - PEDIR NOTA FISCAL - UMA ATITUDE QUE PODERÁ FAZER TODA A DIFERENÇA
Eloisa Gelinski da Silva
Capítulo 15 - ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: AULAS SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS, INVASORAS E PRAGAS EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Mariana da Costa Goulart
Thalita Gabriella Zimmermann
Adriana Ferreira Boeira
Capítulo 16 - A VALORIZAÇÃO DA CULTURA GAÚCHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Josimeri Teles Basso
Capítulo 17 - COPA E EDUCAÇÃO: QUAL A RELAÇÃO?
Monalisa Gisa Pereira Ferreira
Josimeri Teles Basso
SOBRE OS AUTORES
C737 Compartilhando saberes e experiências docentes / organizadores: Adair Adams ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
v. 5 ; 23 cm
ISBN 978-85-92890-80-3
DOI 10.46550/978-85-92890-80-3
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Práticas pedagógicas. I. Adams, Adair (org.).
CDU: 37