A organização do livro tem na interdisciplinaridade uma aposta de diálogo, permeado de consensos e dissensos. No entanto, essa perspectiva de conversa entre as áreas não intenciona uma nova episteme, mas afirma a imprescindibilidade de uma questão ética na arena científica, em que há um respeito entre os saberes diversos em suas metodologias, pressupostos e resultados. Isso exige avaliação sobre as cientificidades apresentadas, testabilidade, falsificabilidade e reflexão das interpretações compartilhadas. A ligação entre os textos é uma solidariedade argumentativa em torno de um mundo comum que busca se entender mais como humanidade vinculada pela educação. Fernando Savater, na obra O Valor do educar, afirma que não basta nascer humano, que é preciso tornar-se constantemente. Como fazer isso? Immanuel Kant, em Sobre a pedagogia, afirma que isso se faz pela educação, em que os humanos ensinam os outros a serem humanos, pois os seus modos de ser não estão inscritos geneticamente em cada um(a). Essas questões, direta e indiretamente, perfazem as temáticas reflexivas de cada um dos capítulos que compõem esta obra.
SABERES COMPARTILHADOS ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
Adair Adams
Letícia de Lemos Perin
Volmir Boeira Tessaro
Capítulo 1 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO: COMPARTILHANDO SABERES ACERCA DOS PROJETOS DE LINGUAGENS DO IFRS CAMPUS VACARIA
Caroline de Morais
Ariane Peronio Maria Fortes
Flávia Zanatta
Laura Cristina Noal Madalozzo
Capítulo 2 - ATELIÊ DAS PALAVRAS E ATELIÊ DOS NÚMEROS: PROJETOS DO IFRS CAMPUS VACARIA ALCANÇANDO UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
Adriana Ferreira Boeira
Eveline Fischer
Ingrid Junkes Dal Molin
Capítulo 3 - CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: POTENCIALIDADE DO COMPONENTE DE PRÁTICA DE ENSINO
Viviane Catarini Paim
Capítulo 4 - REFLEXÕES SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: TRÊS CHAVES DE LEITURA
Daniela Corte Real
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Capítulo 5 - A QUÍMICA DOS METAIS COMO FIO CONDUTOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO
Márjore Antunes, Cátia Alves Martins
Maria Julia Hünning Ehlert
Giovani de Azevedo Andrade
Capítulo 6 - ALTERNATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA EM ÁREAS DEGRADADAS DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FAMILIARES DA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA
Thalita Gabriella Zimmermann
Vanderlei Nestor Koefender
Capítulo 7 - ELABORAÇÃO DE BLOGQUESTS PELOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Adriana Ferreira Boeira
Douglas Almir Tolfo Rossa
Capítulo 8 - INOVAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE: NOVOS SENTIDOS E NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Tânia Mara Theodorovicz Trecino
Gabriel Pinto da Silva
Carla Finkler
Márcia Boell
Capítulo 9 - AMBIENTES ALFABETIZADORES DIGITAIS: A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
Raquel Maciel Lopes
Capítulo 10 - ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO ESTUDANTIL: ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Caroline de Morais
Juliana Fronza
Capítulo 11 - PRÁTICAS COM O TERRÁRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
Amanda Borges Madalena
Poliana Lovatel Pontel
Alessandra Santini de Lima
Cesar Augusto da Silva Medeiros
Thalita Gabriella Zimmermann
Carolina Moretti Berto
Capítulo 12 - PROJETO MONITORIAS
Eveline Fischer
Capítulo 13 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Paula Kuster da Silva
Cintia de Oliveira
Carla Finkler
Márcia Boell
Capítulo 14 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
João Vitor Duarte Gomes
Mariana Lisbôa de Oliveira
Hermelinda Acuña Duarte
Carolina Moretti Berto
Thalita Gabriella Zimmermann
Capítulo 15 - CANAL ESPORTIVO ESCOLAR NO YOUTUBE: UMA PROPOSTA DENTRO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Uilian Maciel de Almeida
Nicolas de Jesus Cardoso
Capítulo 16 - SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS E O USO DA COMPOSTAGEM NAS RESIDÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO IFRS CAMPUS VACARIA
Thalita Gabriella Zimmermann
Lívia da Silva Lima
Renata Amaral Menin
Vanderlei Nestor Koefender
Capítulo 17 - EDUCAÇÃO NO PERÍODO PANDÊMICO: UM OLHAR SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS DURANTE O ENSINO REMOTO
Cassiane Paganella da Silva
Danúbia Bianchi Menegat
Maria Elisabete Fernandes
Capítulo 18 - A PESQUISA NA ESCOLA: RELATO DE UM PROJETO PILOTO INTEGRANDO O CURSO DE PEDAGOGIA E ESCOLA PÚBLICA
Letícia de Lemos Perin
Adair Adams
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Capítulo 19 - ENSEÑANZA, APRENDIZAJE Y TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN: LA REALIZACIÓN DE UN CURSO DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA DURANTE LA PANDEMIA
María Paula Gozalo Gómez
Adriana Ferreira Boeira
Capítulo 20 - MAS, AFINAL O QUE HÁ? UMA DIDÁTICA COLONIALISTA OU DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Valquiria Moschen
Capítulo 21 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS NO AMBIENTE DE SALA DE AULA
Adriana Maria da Silva Costa
Capítulo 22 - AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS
Ana Paula Santos da Silva
Capítulo 23 - CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: A HISTORICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL
Allannah Nayara Gonzatto Valendolf
SOBRE OS AUTORES
C737 Compartilhando saberes e experiências docentes / organizadores : Adair Adams, Letícia de Lemos Perin, Volmir Boeira Tessaro. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
v. 4. : il. ; 21 cm
ISBN 978-65-88362-95-2
DOI 10.46550/978-65-88362-95-2
1. Docência. 2. Ensino-aprendizagem. I. Adams, Adair (org.). II. Perin, Letícia de Lemos (org.). III. Tessaro, Volmir Boeira (org.)
CDU: 371.13