Compartilhando Saberes E Experiências Docentes - Volume Iv

A organização do livro tem na interdisciplinaridade uma aposta de diálogo, permeado de consensos e dissensos. No entanto, essa perspectiva de conversa entre as áreas não intenciona uma nova episteme, mas afirma a imprescindibilidade de uma questão ética na arena científica, em que há um respeito entre os saberes diversos em suas metodologias, pressupostos e resultados. Isso exige avaliação sobre as cientificidades apresentadas, testabilidade, falsificabilidade e reflexão das interpretações compartilhadas. A ligação entre os textos é uma solidariedade argumentativa em torno de um mundo comum que busca se entender mais como humanidade vinculada pela educação. Fernando Savater, na obra O Valor do educar, afirma que não basta nascer humano, que é preciso tornar-se constantemente. Como fazer isso? Immanuel Kant, em Sobre a pedagogia, afirma que isso se faz pela educação, em que os humanos ensinam os outros a serem humanos, pois os seus modos de ser não estão inscritos geneticamente em cada um(a). Essas questões, direta e indiretamente, perfazem as temáticas reflexivas de cada um dos capítulos que compõem esta obra.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightAdair Adams
  • keyboard_arrow_rightLetícia de Lemos Perin
  • keyboard_arrow_rightVolmir Boeira Tessaro
Sumário

SABERES COMPARTILHADOS ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
Adair Adams 
Letícia de Lemos Perin 
Volmir Boeira Tessaro 

Capítulo 1 - DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO: COMPARTILHANDO SABERES ACERCA DOS PROJETOS DE LINGUAGENS DO IFRS CAMPUS VACARIA
Caroline de Morais 
Ariane Peronio Maria Fortes 
Flávia Zanatta 
Laura Cristina Noal Madalozzo 

Capítulo 2 - ATELIÊ DAS PALAVRAS E ATELIÊ DOS NÚMEROS: PROJETOS DO IFRS CAMPUS VACARIA ALCANÇANDO UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL 
Adriana Ferreira Boeira 
Eveline Fischer 
Ingrid Junkes Dal Molin 

Capítulo 3 - CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: POTENCIALIDADE DO COMPONENTE DE PRÁTICA DE ENSINO 
Viviane Catarini Paim 

Capítulo 4 - REFLEXÕES SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: TRÊS CHAVES DE LEITURA
Daniela Corte Real 
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin 

Capítulo 5 - A QUÍMICA DOS METAIS COMO FIO CONDUTOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO
Márjore Antunes, Cátia Alves Martins  
Maria Julia Hünning Ehlert 
Giovani de Azevedo Andrade 

Capítulo 6 - ALTERNATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA EM ÁREAS DEGRADADAS DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FAMILIARES DA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA
Thalita Gabriella Zimmermann 
Vanderlei Nestor Koefender 

Capítulo 7 - ELABORAÇÃO DE BLOGQUESTS PELOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Adriana Ferreira Boeira 
Douglas Almir Tolfo Rossa 

Capítulo 8 - INOVAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE: NOVOS SENTIDOS E NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Tânia Mara Theodorovicz Trecino 
Gabriel Pinto da Silva 
Carla Finkler 
Márcia Boell 

Capítulo 9 - AMBIENTES ALFABETIZADORES DIGITAIS: A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS 
Raquel Maciel Lopes 

Capítulo 10 - ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO ESTUDANTIL: ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Caroline de Morais 
Juliana Fronza 

Capítulo 11 - PRÁTICAS COM O TERRÁRIO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA
Amanda Borges Madalena 
Poliana Lovatel Pontel 
Alessandra Santini de Lima 
Cesar Augusto da Silva Medeiros 
Thalita Gabriella Zimmermann 
Carolina Moretti Berto 

Capítulo 12 - PROJETO MONITORIAS
Eveline Fischer 

Capítulo 13 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Paula Kuster da Silva 
Cintia de Oliveira 
Carla Finkler 
Márcia Boell 

Capítulo 14 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 
João Vitor Duarte Gomes 
Mariana Lisbôa de Oliveira 
Hermelinda Acuña Duarte 
Carolina Moretti Berto 
Thalita Gabriella Zimmermann 

Capítulo 15 - CANAL ESPORTIVO ESCOLAR NO YOUTUBE: UMA PROPOSTA DENTRO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Uilian Maciel de Almeida 
Nicolas de Jesus Cardoso  

Capítulo 16 - SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS E O USO DA COMPOSTAGEM NAS RESIDÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO IFRS CAMPUS VACARIA 
Thalita Gabriella Zimmermann 
Lívia da Silva Lima 
Renata Amaral Menin  
Vanderlei Nestor Koefender 

Capítulo 17 - EDUCAÇÃO NO PERÍODO PANDÊMICO: UM OLHAR SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS DURANTE O ENSINO REMOTO
Cassiane Paganella da Silva 
Danúbia Bianchi Menegat 
Maria Elisabete Fernandes 

Capítulo 18 - A PESQUISA NA ESCOLA: RELATO DE UM PROJETO PILOTO INTEGRANDO O CURSO DE PEDAGOGIA E ESCOLA PÚBLICA
Letícia de Lemos Perin 
Adair Adams 
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin 

Capítulo 19 - ENSEÑANZA, APRENDIZAJE Y TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN: LA REALIZACIÓN DE UN CURSO DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA DURANTE LA PANDEMIA
María Paula Gozalo Gómez 
Adriana Ferreira Boeira  

Capítulo 20 - MAS, AFINAL O QUE HÁ? UMA DIDÁTICA COLONIALISTA OU DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Valquiria Moschen 

Capítulo 21 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS NO AMBIENTE DE SALA DE AULA
Adriana Maria da Silva Costa 

Capítulo 22 - AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS
Ana Paula Santos da Silva 

Capítulo 23 - CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: A HISTORICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E A FORMAÇÃO DO SER SOCIAL
Allannah Nayara Gonzatto Valendolf 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

C737 Compartilhando saberes e experiências docentes / organizadores : Adair Adams, Letícia de Lemos Perin, Volmir Boeira Tessaro. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
v. 4. : il. ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-95-2
DOI 10.46550/978-65-88362-95-2

1. Docência. 2. Ensino-aprendizagem. I. Adams, Adair (org.). II. Perin, Letícia de Lemos (org.). III. Tessaro, Volmir Boeira (org.)       

CDU: 371.13