O conteúdo dessas interlocuções são os diversos conhecimentos das disciplinas articuladas numa relação com o cotidiano dos envolvidos que passam a entender o seu mundo como vivências ressignificadas no espaço e no tempo escolar. A educação acontece através de um diálogo entre sujeitos sob o horizonte de um entendimento compartilhado. Esse entendimento dá-se num processo dialético de conservação/ transformação. Dessa forma, os resultados desse diálogo não se limitam ao proposital da própria escola, podendo adquirir significado em outros lugares e em tempos indeterminados. É nesta toada que este livro se constitui, de uma reflexão a muitas mãos.
COMPARTILHAR SIGNOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO
Adair Adams
Capítulo 1 - REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR
Caroline de Morais
Carina Fior Postingher Balzan
Rita de Cássia da Rosa Nunes
Capítulo 2 - DESAFIOS VIVENCIADOS EM ESTÁGIO: AULAS DE EMBRIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Alessandra da Silva Santos
Adriana Ferreira Boeira
Thalita Gabriella Zimmermann
Capítulo 3 - ATIVIDADES LÚDICAS, JOGOS E DINÂMICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E ALTERNATIVAS
Fabiane Aparecida Pereira Ambrósio
Capítulo 4 - OFICINAS FORMATIVAS: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Márjore Antunes
Diolinda Franciele Winterhalter
Ana Paula Wilke François
Michele Mendonça Rodrigues
Capítulo 5 - APRENDIZAGENS DE ORGANIZAÇÃO COM OS ESTUDOS, LEITURA E ESCRITA: A FORMAÇÃO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Natália Branchi
Priscila Zanetti Rambo
Diolinda Franciele Winterhalter
Capítulo 6 - REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINA TEMÁTICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO
Márjore Antunes
Thalia Cruz Luz Soares
Capítulo 7 - OFICINAS FORMATIVAS: A EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM INTEGRADA, COMPARTILHADA E TRANSVERSAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – PARTE II
Vanessa Petró
Ivanize Christiane do Nascimento Honorato
Capítulo 8 - O ENSINO DE CIÊNCIA EM UM CENTRO DE REINSERÇÃO SOCIAL COMO POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Márjore Antunes
Maria Julia Hunning Ehlert
Maysa Thaís Pellenz
Capítulo 9 - ALÉM DO RÓTULO: A IMPORTÂNCIA DO NOME PARA A EXPERIÊNCIA TRANSCENDENTE DO SER HUMANO
Ana Paula Kuster da Silva
Capítulo 10 - AGRICULTURA ESCOLAR: UMA PRÁTICA QUE DEU CERTO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Antônio Ronaldo Sutil
Capítulo 11 - O CESTO DOS TESOUROS: UM ESPAÇO PARA A CRIATIVIDADE E A AUTONOMIA DAS CRIANÇAS
Itaise Moretti de Lima
Maria Joaquina Moreira Paz
Capítulo 12 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CAPACITAÇÃO: A CRIANÇA E SUAS PLURALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Catiana Viero da Silva
Maria Elisabete Fernandes
Marieli Paim de Lima
Naiane Ferreira Portela Erthal
Patrícia da Silva Stédile
Capítulo 13 - OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DE VACARIA: A CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Adair Adams
Josiane Borges Barbosa
Yuri Della Giustina do Amaral
Capítulo 14 - PARADIGMA DA COMPLEXIDADE COMO UMA METODOLOGIA POSSÍVEL NA PRÁTICA DOCENTE
Adair Adams
Maria Elisabete Fernandes
Capítulo 15 - EDUCAÇÃO LIBERTADORA: CIDADES HUMANIZADAS, CULTURA DIGITAL, AUTONOMIA E EQUIDADE
Andréia Morés
Raquel Maciel Lopes