Cognição, linguagem e docência estão no centro das discussões envolvendo o Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica - GruPECT da Universidade de Passo Fundo e que nesta obra apresenta aportes teóricos dos principais referenciais que tem subsidiado as investigações realizadas no grupo. Tais pesquisas como a realizada no âmbito do projeto Ciência na Escola do CNPq e que financiou o presente livro, buscam possibilidades para (re)significar as práticas no campo da Educação em Ciências e Matemática de modo a promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. A obra elenca um conjunto de dez textos de autoria dos integrantes do grupo de pesquisa e de outros pesquisadores convidados, que abordam temas como metacognição, aprendizagem significativa, tomada de consciência, perspectiva histórico-cultural, filosofia da linguagem, conhecimentos pedagógicos, entre outros.
Apresentação
Cleci T. Werner da Rosa
Luiz Marcelo Darroz
Capítulo 1 - Estratégias metacognitivas: aprendizagem e ensino
Marivane de Oliveira Biazus
Cleci T. Werner da Rosa
Capítulo 2 - Metacognição: entendimento e modelos
Camila Boszko
Cleci T. Werner da Rosa
Gabriela C. Cattani Delord
Capítulo 3 - Modelo metacognitivo para a Educação Científica
Cleci T. Werner da Rosa
Capítulo 4 - Teoria da Aprendizagem Significativa
Alisson Cristian Giacomelli
Cleci T. Werner da Rosa
Luiz Marcelo Darroz
Capítulo 5 - Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
Luiz Duarte Vieira
Maria Andreia Maciel Nerling
Luiz Marcelo Darroz
Capítulo 6 - Método Ballester: a aprendizagem significativa na prática escolar
José de Arimatéia Monteiro de Paula
Silvana Espens
Cleci T. Werner da Rosa
Capítulo 7 - A Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin
Afonso Werner da Rosa
Nathan Willig Lima
Capítulo 8 - A Teoria Histórico-Cultural e a Escola de Vygotsky: algumas implicações pedagógicas
Nelson Luiz Reyes Marques
Rafael Fonseca de Castro
Capítulo 9 - Tomada de Consciência em Piaget
Flávia Peruzzo
Capítulo 10 - Conhecimentos pedagógicos: o percorrido de Lee Shulman
Sabrina Battisti
Boniek Venceslau da Cruz Silva
Cleci T. Werner da Rosa
Sobre os autores
C676 Cognição, linguagem e docência [recurso eletrônico] : aportes teóricos / organizadores: Cleci T. Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
238 p.
ISBN 978-85-92890-63-6
DOI 10.46550/978-85-92890-63-6
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Práticas educativas. I. Rosa, Cleci T. Werner da (org.). II. Darroz, Luiz Marcelo (org.).
CDU: 37