Cognição, Linguagem E Docência: Aportes teóricos

Cognição, linguagem e docência estão no centro das discussões envolvendo o Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica - GruPECT da Universidade de Passo Fundo e que nesta obra apresenta aportes teóricos dos principais referenciais que tem subsidiado as investigações realizadas no grupo. Tais pesquisas como a realizada no âmbito do projeto Ciência na Escola do CNPq e que financiou o presente livro, buscam possibilidades para (re)significar as práticas no campo da Educação em Ciências e Matemática de modo a promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. A obra elenca um conjunto de dez textos de autoria dos integrantes do grupo de pesquisa e de outros pesquisadores convidados, que abordam temas como metacognição, aprendizagem significativa, tomada de consciência, perspectiva histórico-cultural, filosofia da linguagem, conhecimentos pedagógicos, entre outros.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCleci T. Werner da Rosa
  • keyboard_arrow_rightLuiz Marcelo Darroz
Sumário

Apresentação
Cleci T. Werner da Rosa 
Luiz Marcelo Darroz 

Capítulo 1 - Estratégias metacognitivas: aprendizagem e ensino
Marivane de Oliveira Biazus 
Cleci T. Werner da Rosa 

Capítulo 2 - Metacognição: entendimento e modelos
Camila Boszko 
Cleci T. Werner da Rosa 
Gabriela C. Cattani Delord 

Capítulo 3 - Modelo metacognitivo para a Educação Científica
Cleci T. Werner da Rosa 

Capítulo 4 - Teoria da Aprendizagem Significativa
Alisson Cristian Giacomelli 
Cleci T. Werner da Rosa 
Luiz Marcelo Darroz 

Capítulo 5 - Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica
Luiz Duarte Vieira 
Maria Andreia Maciel Nerling 
Luiz Marcelo Darroz 

Capítulo 6 - Método Ballester: a aprendizagem significativa na prática escolar
José de Arimatéia Monteiro de Paula 
Silvana Espens  
Cleci T. Werner da Rosa 

Capítulo 7 - A Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin
Afonso Werner da Rosa 
Nathan Willig Lima 

Capítulo 8 - A Teoria Histórico-Cultural e a Escola de Vygotsky: algumas implicações pedagógicas
Nelson Luiz Reyes Marques 
Rafael Fonseca de Castro 

Capítulo 9 - Tomada de Consciência em Piaget
Flávia Peruzzo

Capítulo 10 - Conhecimentos pedagógicos: o percorrido de Lee Shulman
Sabrina Battisti 
Boniek Venceslau da Cruz Silva  
Cleci T. Werner da Rosa 

Sobre os autores


Ficha Técnica

C676   Cognição, linguagem e docência [recurso eletrônico] : aportes teóricos / organizadores: Cleci T. Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
238 p.

ISBN 978-85-92890-63-6
DOI 10.46550/978-85-92890-63-6

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Práticas educativas. I. Rosa, Cleci T. Werner da (org.). II. Darroz, Luiz Marcelo (org.).                            

CDU: 37