Ciências Na Escola: Caderno de práticas e experiências inovadoras

O livro está pautado na proposição de práticas de ensino de Ciências. Contribuíram para esta produção 46 propostas de ensino de Ciências inovadoras e diferenciadas, em diversos níveis de ensino e de múltiplas regiões do País. Assim, as temáticas estão distribuídas em três seções, sendo que, na primeira encontramos práticas e experiências inovadoras da área do ensino de Ciências em geral sem a dinamização para o ensino remoto: transferência de calor, germinação, leitura interativa de textos de divulgação científica, modelo didático de célula animal, importância da água, potencial hidrogeniônico do solo, educação ambiental, astronomia, coronavírus e sabão, sensorialidade, estética e exploração na educação infantil, alfabetização científica, plasticidade fenotípica, modelos atômicos, novo ensino médio, sistemas homogêneos e heterogêneos, átomos, densidade, transformações químicas, destilação, ligações covalentes, práticas investigativas, diário de bordo. Na segunda seção, estão os jogos didáticos (manuais e virtuais): Quimiorg: hidrocarbonetos e álcoois, jogo didático sobre morfologia vegetal, saneamento básico com gamificação, mistérios acerca dos morcegos (Chiroptera), proposta lúdica para aprender sobre a água e na terceira seção, encontram-se as atividades desenvolvidas por meio do ensino remoto: Gamificação, matemática do corpo humano, dengue, experiências com estágio supervisionado durante a pandemia, cromatografia, Jamboard, Kahoot, energia solar, mapas mentais, radioatividade, simuladores para o ensino de Ciências, plataforma Wordall, Google sites,  criação de folders e enigmas sobre a História das mulheres na Ciência, modelos didáticos e filmes. O livro convida leitores ao diálogo e a disposição de reinventar as salas de aula que ensino Ciências em nosso País.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightDaiane Kist
  • keyboard_arrow_rightEduarda da Silva Lopes
  • keyboard_arrow_rightRoque Ismael da Costa Güllich
  • keyboard_arrow_rightRosangela Inês Matos Uhmann
Sumário

APRESENTAÇÃO
Daiane Kist
Eduarda da Silva Lopes
Roque Ismael da Costa Güllich
Rosangela Inês Matos Uhamnn

SEÇÃO I - PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

CAPÍTULO 1 - E SE VOCÊ ESTIVESSE PARTICIPANDO DE UM MASTERCHEF? ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR MEIO DO TESTE COM AS COLHERES
Franciele Siqueira Radetzke
Solange Maria Piotrowski
Victória Santos da Silva

CAPÍTULO 2 - O ESTUDO DA GERMINAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL E DOS PRESSUPOSTOS DO EDUCAR PELA PESQUISA
Rosanara Bourscheid
Débora Kélli Freitas de Melo
Judite Scherer Wenzel

CAPÍTULO 3 - ESTRATÉGIA DE LEITURA INTERATIVA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ABORDANDO OS CONCEITOS DE ELEMENTO E SUBSTÂNCIA QUÍMICA
Camila Carolina Colpo
Judite Scherer Wenzel

CAPÍTULO 4 - MODELO DIDÁTICO DE CÉLULA COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO-  APRENDIZAGEM
Mateus Dos Santos Oliveira
Ruben Alexandre Boelter

CAPÍTULO 5 - UMA PROPOSTA INTERATIVA PARA AMPLIAR AS COMPREENSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA 
Eliane Weiss Krüger
Kelly Gonçalves
Rosangela Inês Matos Uhmann

CAPÍTULO 6 - ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICA INTERATIVA SOBRE O POTENCIAL HIDROGENIÔNICO DO SOLO 
Jéssica Eduarda Kuh
Alexandre José Krul
CAPÍTULO 7 - AS HISTÓRIAS DAS CONSTELAÇÕES: ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Roberta Chiesa Bartelmebs
Maria Milena Tegon Figueira
Camila de Andrade Pandini
Mikaela Teleken de Jezus

CAPÍTULO 8 - CORONAVÍRUS X SABÃO: UMA PROPOSTA INTERATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Bajerski
Graziela Zorzo
Alexandre José Krul

CAPÍTULO 9 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHA-SE DESDE CEDO! UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aléxia Birck Fröhlich
Caroline de Oliveira Schneider
Rafaela Rossana Scheid
Fabiane de Andrade Leite

CAPÍTULO 10 - SENSORIALIDADE, ESTÉTICA E EXPLORAÇÃO: AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO CONTEXTO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Mateus Lorenzon
Jacqueline Silva da Silva

CAPÍTULO 11 - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA QUALIDADE DE ÁGUAS POR BIOINDICADOR
Lígia Viana Andrade
Eduarda Caetano Gomes Pereira
Alessandra Timóteo Cardoso
Fernando dos Reis de Carvalho

CAPÍTULO 12 - A PLASTICIDADE FENOTÍPICA DAS PLANTAS E O ENSINO DE EVOLUÇÃO
Luana Carvalho
Karoline Kaufmann
Luciane Carvalho Oleques
Daniela Copetti Santos

CAPÍTULO 13 - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM EXPERIMENTO RELACIONADO AO ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS
Lígia Viana Andrade
Gabriely Barbosa Lima
Alessandra Timóteo Cardoso

CAPÍTULO 14 - NOVO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM O ITINERÁRIO FORMATIVO SAÚDE
Luana Hilgert Tonin
Karine Rudek
Rosangela Inês Matos Uhmann
Erica do Espirito Santo Hermel

CAPÍTULO 15 - O ESTUDO DOS SISTEMAS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS POR MEIO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA 
Débora Kélli Freitas de Melo
Carolina Vedooto
Rosanara Bourscheid
Judite Scherer Wenzel

CAPÍTULO 16 - DO ÁTOMO AO BURACO NEGRO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Giordane Miguel Schnorr
Fabiane de Andrade Leite

CAPÍTULO 17 - OVO FLUTUANTE: UMA PRÁTICA PARA COMPREENDER A DENSIDADE E AS ESTRUTURAS DO OVO AMNIÓTICO
Angélica Maria de Gasperi
Artiese Machado Madruga
Larissa Lunardi
Benhur Borges Rodrigues

CAPÍTULO 18 - MÃOS NA MASSA: AS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E A PRODUÇÃO DE PÃES
Solange Maria Piotrowski
Franciele Siqueira Radetzke

CAPÍTULO 19 - TÉCNICA DE DESTILAÇÃO: UMA PROPOSTA DE AULA A PARTIR DE CONTEXTO HISTÓRICO E EXPERIMENTAL
Rogério Pacheco Rodrigues
Lucas Miranda Vieira
Jéssica Campos Silva
Deividi Marcio Marques

CAPÍTULO 20 - “DIÁRIO DE FÍSICA NO DIA A DIA”: UMA PROPOSTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO    COTIDIANO
Évillyn da Silva Reis Ferreira
Maíra dos Santos
Cassia Fernanda Yano
Daiane Francine Meinerz

CAPÍTULO 21 - A PRÁTICA INVESTIGATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS UMA ABORDAGEM NO ENSINO REMOTO
Vanda Thomas Preussler

CAPÍTULO 22 - ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM FÍSICA: MULTIPLICADOR DE ÁGUA
Mateus Dos Santos Oliveira
Graciela Paz Meggiolaro

CAPÍTULO 23 - LIGAÇÕES COVALENTES: O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA INVESTIGATIVA ATRELADA AO LÚDICO
Keiliane Almeida de Oliveira
Jackson Rubem Rosendo da Silva

SEÇÃO II - JOGOS DIDÁTICOS (Manuais e Virtuais) 

CAPÍTULO 24 - QUÍMIORG: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A REVISÃO DO CONTEÚDO DE HIDROCARBONETOS E ÁLCOOIS 
Scarlet Dandara Borges Alves
Fernanda Welter Adams
Dayane Graciele dos Santos
Simara maria Tavares Nunes

CAPÍTULO 25 - UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA DE MORFOLOGIA VEGETAL: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR E FRUTO
Alessandra Nilles Konzen
Cláudia Elizandra Lemke
Roque Ismael da Costa Güllich

CAPÍTULO 26 - O ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIANDO E PROMOVENDO OS CONHECIMENTOS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO COM GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
José Francisco Zavaglia Marques
Carlos Gustavo Lopes da Silva
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques

CAPÍTULO 27 -  DESVENDANDO OS MISTÉRIOS ACERCA DOS MORCEGOS (CHIROPTERA): O USO DE JOGOS DIDÁTICOS ONLINE 
Midiã Cristine Silva Guará
Ana Beatriz Alencastre dos Santos
Ronaldo Adriano Ribeiro Silva
Thiago Bernardi Vieira

CAPÍTULO 28 - UMA PROPOSTA LÚDICA E INTERATIVA PARA APRENDER SOBRE A ÁGUA
Daiane Kist
Eduarda da Silva Lopes
Sinara München

SEÇÃO III - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MEIO DO ENSINO REMOTO (Softwares, Vídeos, Aplicativos e Outras Dinâmicas) 

CAPÍTULO 29 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENSINO REMOTO SOBRE SISTEMA CARDIOVASCULAR PARA PROEJA
Amonega de Fátima Comis
Daniela Copetti dos Santos
Luciane Carvalho Oleques

CAPÍTULO 30 - ENSINO REMOTO: A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO   DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA
Vanessa Simões da Silva Oliveira
Marcos Antonio Florczak
Susan Camarotti da Silva

CAPÍTULO 31 - DIÁRIOS DE BORDO ONLINE NO GOOGLE SITES
Marcieli Luísa Zimmer
Rúbia Emmel

CAPÍTULO 32 - CROMATOGRAFIA EM PAPEL: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL E LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO DE QUÍMICA 
Charles Ivo de Oliveira Júnior
Alessandra Timóteo Cardoso
Rogério Pacheco Rodrigues
Simone Machado Goulart

CAPÍTULO 33 - UTILIZAÇÃO DO JAMBOARD COMO UMA FERRAMENTA NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Amonega de Fátima Comis
Daniela Copetti dos Santos
Luciane Carvalho Oleques

CAPÍTULO 34 - PROBLEMATIZANDO ENERGIA SOLAR COM AUXÍLIO DE SIMULADOR VIRTUAL
Franciele Cremer
Letícia Barbieri Martins
Rosemar Ayres dos Santos

CAPÍTULO 35 - ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: UMA ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA
Lucilene Santana
Luan Otavio Fernandes Caetano
Daiane Francine Meinerz
Cassia Fernanda Yano

CAPÍTULO 36 -  PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE
Sebastião Rodrigues-Moura
José Francisco Zavaglia Marques
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques

CAPÍTULO 37 - UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL BASEADO NA UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Jonatan Josias Zismann
José Oxlei de Souza Ortiz
Aline Machado Dorneles

CAPÍTULO 38 - USO DA PLATAFORMA WORDWALL NA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Tailine Penedo Batista
Mikaele da Silva Scarton
Lidiane Moiseli Carvalho
Eliane Gonçalves dos Santos

CAPÍTULO 39 - MULHERES NA CIÊNCIA: A VISIBILIDADE A PARTIR DE FILMES COMERCIAIS
Eloisa da Silva Pauletti
Rosa Zorzan de Paula
Eliane Gonçalves dos Santos

CAPÍTULO 40 - ENIGMAS: UMA PROPOSTA INTERATIVA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS A PARTIR DA HISTÓRIA DAS     CIÊNCIAS
Gabriele Strochain
Rúbia Emmel
Larissa Lunardi

CAPÍTULO 41 - TODA PLANTA É VERDE COMO NOS LIVROS? ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS E AS VARIAÇÕES DOS VEGETAIS
Keiciane Canabarro Drehmer Marques
Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
Camilo Silva Costa
Jessica Paola Morales Oviedo da Luz

CAPÍTULO 42 - OLDER SOBRE MENINAS E MULHERES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Gabriele Strochain
Larissa Lunardi
Alexandre José Krul

CAPÍTULO 43 - TRABALHANDO A TEMÁTICA DENGUE A PARTIR DAS INTERAÇÕES EM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO
Daniela Silva de Lourenço
Sandra Maria Wirzbicki

CAPÍTULO 44 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: NOVAS DESCOBERTAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO 
Fernanda Andressa Birk Paz
Daniela Copetti dos Santos
Luciane Carvalho Oleques

CAPÍTULO 45 - CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS PARA ABORDAR A TEMÁTICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM TEMPOS DE PANDEMIA
Letiane Lopes da Cruz
Paula Vanessa Bervian

CAPÍTULO 46 - DESCOBRINDO A MATEMÁTICA DO CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA DE SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ACESSÍVEL AO FORMATO DE ENSINO REMOTO
Graziela Zorzo
Angélica Maria de Gasperi
Artiese Machado Madruga
Rúbia Emmel

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

C569  Ciências na escola : caderno de práticas e experiências inovadoras / organizadores: Daiane Kist ... [et al.]. - Cruz Alta: Ilustração, 2021.
v. 2 ; 21 cm

ISBN 978-65-88362-83-9
DOI 10.46550/978-65-88362-83-9

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Kist, Daiane (org.).                                  

CDU: 37:50