O presente é imbuído de passado, e como já foi dito, a função do(a) historiador(a) é lembrar o que alguns querem esquecer. Porém, lembrar não é suficiente. Aquele que estuda e produz história luta por se tornar sujeito sempre num processo de tensionamento, portanto, esse trabalho não é passivo nem pacífico. Analisar tanto o passado de questão tão presentes, quanto os métodos em que esse passado é significado e elaborado é sempre uma tarefa que implica luta. Desafiar a tirania confortável do senso comum na produção do conhecimento científico, principalmente histórico, é pôr-se num lugar de afundamento próprio da condição humana.
PREFÁCIO
1 TRÊS DOCUMENTOS, UMA HISTÓRIA: EXPLORANDO AS RAÍZES HISTÓRICAS DOS CONFLITOS ISRAEL-PALESTINA
1.1 Notas introdutórias
1.2 Do Livro Branco de Passfield ao Livro Branco de MacDonald: marcando o início das tensões
1.3 A Comissão Peel e a proposta de partição: uma tentativa de resolução
1.4 Impacto e reações: consequências dos Livros Brancos e da Comissão Peel
1.5 O Livro Branco de MacDonald e o ponto de virada na política britânica
1.6 O legado dos documentos na Palestina atual: reflexões necessárias
1.7 Considerações finais
2 A INFLUÊNCIA FRANCO-BRITÂNICA E SUAS RAMIFICAÇÕES: DESVENDANDO AS ORIGENS DO CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO
2.1 Notas Introdutórias
2.2 Breve contextualização histórica
2.3 O Acordo Sykes-Picot
2.4 A Declaração de Balfour e o mandato britânico na Palestina
2.5 Ocupações imperialistas e divisões geopolíticas
2.6 Ramificações contemporâneas
2.7 Considerações finais
3 CONFLITOS MUNDIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PAPEL DA GEOPOLÍTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
3.1 Considerações iniciais
3.2 Desafios contemporâneos: o legado dos conflitos mundiais no século XXI
3.3 Introdução aos conflitos mundiais e a educação escolar: explorando as interconexões
3.4 A geopolítica como elemento relevante no currículo do Ensino Médio: desafios e oportunidades
3.5 Abordagens pedagógicas para conflitos mundiais: construindo uma consciência planetária
3.6 Perspectivas futuras: o papel evolutivo da geopolítica no currículo escolar
3.7 Considerações finais
4 A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA
4.1 Introdução
4.2 Por que utilizar o documento histórico em sala de aula?
4.3 Trabalhando com documentos históricos
4.3.1 Sequência Didática: usos e funções do documento histórico
4.3.2 Sequência Didática: diferentes olhares sobre o mesmo tema
4.4 Considerações finais
5 REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
5.1 Introdução
5.2 Breve contextualização da evolução da história da educação: raízes e transformações
5.3 Metodologias pedagógicas: abordagens inovadoras no Ensino de História
5.4 Desafios contemporâneos no Ensino de História: uma análise crítica
5.5 Cidadania e educação: integração e implicações no contexto social atual
5.6 Perspectivas futuras: propostas para uma educação histórica transformadora
5.7 Considerações finais
6 A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA REGIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL
6.1 Notas introdutórias
6.2 Contextualização histórica na educação básica: fundamentação e desafios na sua relação com a História Regional
6.3 Desenvolvimento de identidade cultural: a contribuição do estudo da História Regional
6.4 Metodologias inovadoras para o ensino de História Regional na Educação Básica
6.5 Integração da História Regional com outras disciplinas: interdisciplinaridade e ampliação do conhecimento
6.6 Desafios e perspectivas futuras: o papel da História Regional na educação básica
6.7 Considerações finais
7 A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRADA
7.1 Introdução
7.2 Fundamentos teóricos da interdisciplinaridade: explorando as interfaces entre a História e a educação escolar
7.3 Metodologias interdisciplinares: estratégias práticas para integrar a História no contexto educacional
7.4 Desafios e oportunidades na implementação da interdisciplinaridade
7.5 Impacto da interdisciplinaridade no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos
7.6 Perspectivas futuras: o papel da interdisciplinaridade no currículo educacional
7.7 Considerações finais
8 O ENSINO DA HISTÓRIA COMO POSSIBILIDADE POTENCIALIZADORA DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO145
8.1 Uma breve introdução
8.2 Fundamentos teóricos do Ensino da História: uma abordagem crítica-reflexiva
8.3 Metodologias Ativas no Ensino da História: estimulando o pensamento crítico em sala de aula
8.4 Impactos do pensamento crítico-reflexivo no desenvolvimento escolar e no exercício da cidadania
8.5 Desafios e oportunidades: refletindo sobre a importância do pensamento crítico-reflexivo no currículo de História
8.6 Considerações finais
9 EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRADIÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E WALTER BENJAMIN
9.1 Notas introdutórias
9.2 Sobre o conceito de tradição
9.3 Educação, conservação e tradição
9.4 A perda da tradição e os reflexos na educação
9.5 Para continuar pensando...
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES