Cercanias Do Ensino De História: Um passado para o futuro

O presente é imbuído de passado, e como já foi dito, a função do(a) historiador(a) é lembrar o que alguns querem esquecer. Porém, lembrar não é suficiente. Aquele que estuda e produz história luta por se tornar sujeito sempre num processo de tensionamento, portanto, esse trabalho não é passivo nem pacífico. Analisar tanto o passado de questão tão presentes, quanto os métodos em que esse passado é significado e elaborado é sempre uma tarefa que implica luta. Desafiar a tirania confortável do senso comum na produção do conhecimento científico, principalmente histórico, é pôr-se num lugar de afundamento próprio da condição humana. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightJenerton Arlan Schütz
  • keyboard_arrow_rightEdinaldo Enoque da Silva
Sumário

PREFÁCIO

1 TRÊS DOCUMENTOS, UMA HISTÓRIA: EXPLORANDO AS RAÍZES HISTÓRICAS DOS CONFLITOS ISRAEL-PALESTINA
1.1 Notas introdutórias
1.2 Do Livro Branco de Passfield ao Livro Branco de MacDonald: marcando o início das tensões
1.3 A Comissão Peel e a proposta de partição: uma tentativa de resolução
1.4 Impacto e reações: consequências dos Livros Brancos e da Comissão Peel
1.5 O Livro Branco de MacDonald e o ponto de virada na política britânica
1.6 O legado dos documentos na Palestina atual: reflexões necessárias
1.7 Considerações finais

2 A INFLUÊNCIA FRANCO-BRITÂNICA E SUAS RAMIFICAÇÕES: DESVENDANDO AS ORIGENS DO CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO
2.1 Notas Introdutórias
2.2 Breve contextualização histórica
2.3 O Acordo Sykes-Picot
2.4 A Declaração de Balfour e o mandato britânico na Palestina
2.5 Ocupações imperialistas e divisões geopolíticas
2.6 Ramificações contemporâneas
2.7 Considerações finais

3 CONFLITOS MUNDIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PAPEL DA GEOPOLÍTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
3.1 Considerações iniciais
3.2 Desafios contemporâneos: o legado dos conflitos mundiais no século XXI
3.3 Introdução aos conflitos mundiais e a educação escolar: explorando as interconexões
3.4 A geopolítica como elemento relevante no currículo do Ensino Médio: desafios e oportunidades
3.5 Abordagens pedagógicas para conflitos mundiais: construindo uma consciência planetária
3.6 Perspectivas futuras: o papel evolutivo da geopolítica no currículo escolar
3.7 Considerações finais

4 A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS EM SALA DE AULA
4.1 Introdução
4.2 Por que utilizar o documento histórico em sala de aula?
4.3 Trabalhando com documentos históricos
4.3.1 Sequência Didática: usos e funções do documento histórico
4.3.2 Sequência Didática: diferentes olhares sobre o mesmo tema
4.4 Considerações finais

5 REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA
5.1 Introdução
5.2 Breve contextualização da evolução da história da educação: raízes e transformações
5.3 Metodologias pedagógicas: abordagens inovadoras no Ensino de História
5.4 Desafios contemporâneos no Ensino de História: uma análise crítica
5.5 Cidadania e educação: integração e implicações no contexto social atual
5.6 Perspectivas futuras: propostas para uma educação histórica transformadora
5.7 Considerações finais

6 A RELEVÂNCIA DA HISTÓRIA REGIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL
6.1 Notas introdutórias
6.2 Contextualização histórica na educação básica: fundamentação e desafios na sua relação com a História Regional
6.3 Desenvolvimento de identidade cultural: a contribuição do estudo da História Regional
6.4 Metodologias inovadoras para o ensino de História Regional na Educação Básica
6.5 Integração da História Regional com outras disciplinas: interdisciplinaridade e ampliação do conhecimento
6.6 Desafios e perspectivas futuras: o papel da História Regional na educação básica
6.7 Considerações finais

7 A INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO DA HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS PARA UMA ABORDAGEM INTEGRADA
7.1 Introdução
7.2 Fundamentos teóricos da interdisciplinaridade: explorando as interfaces entre a História e a educação escolar
7.3 Metodologias interdisciplinares: estratégias práticas para integrar a História no contexto educacional
7.4 Desafios e oportunidades na implementação da interdisciplinaridade
7.5 Impacto da interdisciplinaridade no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos
7.6 Perspectivas futuras: o papel da interdisciplinaridade no currículo educacional
7.7 Considerações finais

8 O ENSINO DA HISTÓRIA COMO POSSIBILIDADE POTENCIALIZADORA DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO145
8.1 Uma breve introdução
8.2 Fundamentos teóricos do Ensino da História: uma abordagem crítica-reflexiva
8.3 Metodologias Ativas no Ensino da História: estimulando o pensamento crítico em sala de aula
8.4 Impactos do pensamento crítico-reflexivo no desenvolvimento escolar e no exercício da cidadania
8.5 Desafios e oportunidades: refletindo sobre a importância do pensamento crítico-reflexivo no currículo de História
8.6 Considerações finais

9 EDUCAÇÃO ESCOLAR E TRADIÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE HANNAH ARENDT E WALTER BENJAMIN
9.1 Notas introdutórias
9.2 Sobre o conceito de tradição
9.3 Educação, conservação e tradição
9.4 A perda da tradição e os reflexos na educação
9.5 Para continuar pensando...

REFERÊNCIAS

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

S396c     Schütz, Jenerton Arlan 
Cercanias do ensino de história [recurso eletrônico] : um passado para o futuro / Jenerton Arlan Schütz, Edinaldo Enoque da Silva Junior. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
182 p. 
 
ISBN 978-65-6135-027-3
DOI 10.46550/978-65-6135-027-3
1. História - Ensino. I. Silva Junior, Edinaldo Enoque da II. Título
 
CDU: 94(07)