Caminhos Teórico-Metodológicos Das Pesquisas Do Grupo Emgeocs

A palavra método vem do grego metá+hodós. Isto é, estar a caminho ou além do caminho. Indica movimento, porém não busca mecânica. Pede atenção e criatividade: autoria. A metodologia pode ser definida como a discussão sobre como seguir o caminho: através do diálogo, do debate, não para derrotar com quem se anda, mas para ampliar os horizontes, os olhares, pelos quais se caminha. Isto é, para enxergar mais, somando intersubjetividades. Assim, observar, abordar e ler uma realidade, refletir sobre ela com o suporte de teorias, debater entre os pontos de vistas, constituem as etapas de um caminho de produção de conhecimentos, sistematizados em ciência e não mais em crença. Na complexidade dos fenômenos, na diversidade dos pontos de vista, olhares e vozes, faz-se a produção de conhecimentos. Se antes os deuses possuíam os conhecimentos e cabia ouvir e crer para seguir, agora, cabe a nós definirmos os caminhos de sua construção, social e ambientalmente comprometidos. Em resumo, o livro trata disso. Trata-se um convite à reflexão e coragem por agir, especialmente, no campo da educação.  

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightHelena Copetti Callai
  • keyboard_arrow_rightAlana Rigo Deon
  • keyboard_arrow_rightCláudia Eliane Ilgenfritz
Sumário

PREFÁCIO
José Pedro Boufleuer 

APRESENTAÇÃO
Alana, Cláudia e Helena 

Capítulo 1 - O QUÊ? PARA QUÊ? COMO? PARA QUEM? NO CONSTITUIR-SE DE UMA TESE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Alana Rigo Deon 

Capítulo 2 - OS MUITOS MODOS DE SER E DE DIZER O FAZER DO PROFESSOR: UM OLHAR CRÍTICO-HERMENÊUTICO
Martin Kuhn 

Capítulo 3 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE O PARADIGMA HERMENÊUTICO-CRÍTICO
Daniel Fernando Sanchez Navarro 

Capítulo 4 - PENSAMENTO DE PROFESSOR, AUTONOMIA DOCENTE E A RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Carina Copatti 

Capítulo 5 - COTIDIANO: CATEGORIA GEOGRÁFICA ÀS AULAS NA ESCOLA
Adriana Maria Andreis  

Capítulo 6 - IDENTIDADE TERRITORIAL NA OBRA O CONTINENTE I DE ERICO VERISSIMO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CAMINHOS PERCORRIDOS
Maristela Maria de Moraes 

Capítulo 7 - CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓLIGOS PARA CONSTRUÇÃO DA TESE: CONHECER PARA PERTENCER - A RELAÇÃO CRIANÇA, ESCOLA E CIDADE
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso 

Capítulo 8 - UM PERCURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DO LUGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carla Riethmüller Haas Barcellos 

Capítulo 9 - O PERCURSO INVESTIGATIVO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O TRÂNSITO
Elmir Jorge Schneider 

Capítulo 10 - A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICA E METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS
Paula Terres Carvalho 

Capítulo 11 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PROJETOS SOBRE ENERGIA ELÉTRICA
Caroline Daiane Raduns 

Capítulo 12 - RESSIGNIFICANDO O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE IJUÍ POR MEIO DA ILUSTRAÇÃO DIGITAL
Jandha Telles Reis Vieira Müller 
Gabriel da Silva Wildner 

Capítulo 13 - UM OLHAR PARA A ARQUITETURA POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: INTERAÇÕES ENTRE A PRESERVAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
Tarcisio Dorn de Oliveira  
Cristhian Moreira Brum  

Capítulo 14 - IJUÍ! OLHAI OS OLHOS QUE TE OLHAM: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO URBANA
Neuza Prestes Kohn 

Capítulo 15 - PROCESSOS FORMATIVOS E REDES COLABORATIVAS NO CAMPO DO SABER DA ARQUITETURA E DO URBANISMO: INTERAÇÕES ENTRE O LUGAR, O ENSINO E A FORMAÇÃO CIDADÃ
Cristhian Moreira Brum 
Tarcisio Dorn de Oliveira  

Capítulo 16 - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, A PARTIR DO JOGO SIMCITY BUILDIT
Nicolas Cortes Granville 

Capítulo 17 - CONTRIBUIÇÕES DO GOOGLE EARTH PARA ALÉM DO ENSINO DA GEOGRAFIA
Sigfran da Silva Santana 

Capítulo 18 - O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES E SEUS CAMINHOS DE REGULAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO
Fábio Roberto Pillatt 
Anna Rosa Fontella Santiago 

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

C183 Caminhos teórico-metodológicos das pesquisas do grupo EMGEOCS [recurso eletrônico] / organizadoras: Alana Rigo Deon, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Helena Copetti Callai. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
304 p.

ISBN 978-85-92890-90-2
DOI 10.46550/978-85-92890-90-2

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação nas ciências. I. Deon, Alan Rigo (org.). II. Toso, Cláudia Eliane Ilgenfritz (org.).  III. Callai, Helena Copetti (org.).
     
CDU: 37