A palavra método vem do grego metá+hodós. Isto é, estar a caminho ou além do caminho. Indica movimento, porém não busca mecânica. Pede atenção e criatividade: autoria. A metodologia pode ser definida como a discussão sobre como seguir o caminho: através do diálogo, do debate, não para derrotar com quem se anda, mas para ampliar os horizontes, os olhares, pelos quais se caminha. Isto é, para enxergar mais, somando intersubjetividades. Assim, observar, abordar e ler uma realidade, refletir sobre ela com o suporte de teorias, debater entre os pontos de vistas, constituem as etapas de um caminho de produção de conhecimentos, sistematizados em ciência e não mais em crença. Na complexidade dos fenômenos, na diversidade dos pontos de vista, olhares e vozes, faz-se a produção de conhecimentos. Se antes os deuses possuíam os conhecimentos e cabia ouvir e crer para seguir, agora, cabe a nós definirmos os caminhos de sua construção, social e ambientalmente comprometidos. Em resumo, o livro trata disso. Trata-se um convite à reflexão e coragem por agir, especialmente, no campo da educação.
PREFÁCIO
José Pedro Boufleuer
APRESENTAÇÃO
Alana, Cláudia e Helena
Capítulo 1 - O QUÊ? PARA QUÊ? COMO? PARA QUEM? NO CONSTITUIR-SE DE UMA TESE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Alana Rigo Deon
Capítulo 2 - OS MUITOS MODOS DE SER E DE DIZER O FAZER DO PROFESSOR: UM OLHAR CRÍTICO-HERMENÊUTICO
Martin Kuhn
Capítulo 3 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE O PARADIGMA HERMENÊUTICO-CRÍTICO
Daniel Fernando Sanchez Navarro
Capítulo 4 - PENSAMENTO DE PROFESSOR, AUTONOMIA DOCENTE E A RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO: RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Carina Copatti
Capítulo 5 - COTIDIANO: CATEGORIA GEOGRÁFICA ÀS AULAS NA ESCOLA
Adriana Maria Andreis
Capítulo 6 - IDENTIDADE TERRITORIAL NA OBRA O CONTINENTE I DE ERICO VERISSIMO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CAMINHOS PERCORRIDOS
Maristela Maria de Moraes
Capítulo 7 - CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓLIGOS PARA CONSTRUÇÃO DA TESE: CONHECER PARA PERTENCER - A RELAÇÃO CRIANÇA, ESCOLA E CIDADE
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso
Capítulo 8 - UM PERCURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DO LUGAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Carla Riethmüller Haas Barcellos
Capítulo 9 - O PERCURSO INVESTIGATIVO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O TRÂNSITO
Elmir Jorge Schneider
Capítulo 10 - A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICA E METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS
Paula Terres Carvalho
Capítulo 11 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PROJETOS SOBRE ENERGIA ELÉTRICA
Caroline Daiane Raduns
Capítulo 12 - RESSIGNIFICANDO O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE IJUÍ POR MEIO DA ILUSTRAÇÃO DIGITAL
Jandha Telles Reis Vieira Müller
Gabriel da Silva Wildner
Capítulo 13 - UM OLHAR PARA A ARQUITETURA POR MEIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: INTERAÇÕES ENTRE A PRESERVAÇÃO E A FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
Tarcisio Dorn de Oliveira
Cristhian Moreira Brum
Capítulo 14 - IJUÍ! OLHAI OS OLHOS QUE TE OLHAM: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO URBANA
Neuza Prestes Kohn
Capítulo 15 - PROCESSOS FORMATIVOS E REDES COLABORATIVAS NO CAMPO DO SABER DA ARQUITETURA E DO URBANISMO: INTERAÇÕES ENTRE O LUGAR, O ENSINO E A FORMAÇÃO CIDADÃ
Cristhian Moreira Brum
Tarcisio Dorn de Oliveira
Capítulo 16 - UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DA GEOGRAFIA, A PARTIR DO JOGO SIMCITY BUILDIT
Nicolas Cortes Granville
Capítulo 17 - CONTRIBUIÇÕES DO GOOGLE EARTH PARA ALÉM DO ENSINO DA GEOGRAFIA
Sigfran da Silva Santana
Capítulo 18 - O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES E SEUS CAMINHOS DE REGULAÇÃO E DE EMANCIPAÇÃO
Fábio Roberto Pillatt
Anna Rosa Fontella Santiago
SOBRE OS AUTORES
C183 Caminhos teórico-metodológicos das pesquisas do grupo EMGEOCS [recurso eletrônico] / organizadoras: Alana Rigo Deon, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Helena Copetti Callai. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
304 p.
ISBN 978-85-92890-90-2
DOI 10.46550/978-85-92890-90-2
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Educação nas ciências. I. Deon, Alan Rigo (org.). II. Toso, Cláudia Eliane Ilgenfritz (org.). III. Callai, Helena Copetti (org.).
CDU: 37