
Link de acesso direto à obra: https://editorailustracao.com.br/media/pdfs/450/OpDbSvz2dnqb.pdf
A Constituição Federal Brasileira garante a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacando os hospitais como peças-chave para a cobertura universal. Em um cenário de escassez de recursos, a gestão hospitalar busca a excelência, mas enfrenta o desafio de mensurar objetivamente a qualidade dos serviços. Este estudo teve como objetivo identificar indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional de organizações hospitalares, focando em sistemas de prontuário eletrônico e auditoria operacional. A pesquisa combinou métodos bibliográficos, documentais e de campo para atingir seu objetivo. Na pesquisa bibliográfica, foram coletados dados de artigos científicos sobre o tema. Na pesquisa documental, foram analisados prontuários eletrônicos e outros documentos de um hospital. Já na pesquisa de campo, duas etapas foram conduzidas: na primeira, especialistas responderam a um questionário sobre a temática; na segunda, com base nas respostas iniciais, foi elaborado um segundo questionário para que os especialistas validassem a lista de indicadores propostos. Embora algumas sugestões de exclusão de indicadores tenham surgido, a análise geral dos resultados não justificou a remoção de nenhum deles. A pesquisa resultou em uma relação final de indicadores que podem ser usados por auditores internos para avaliar o desempenho operacional por meio dos prontuários eletrônicos dos pacientes de organizações hospitalares. Essa ferramenta de avaliação contribui para a gestão hospitalar, ajudando a mensurar a qualidade e o desempenho assistencial prestado, e serve como um recurso para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1 REVISÃO DA LITERATURA
1.1 Gestão em organizações de saúde
1.2 Auditoria operacional em organizações de saúde
1.3 Indicadores de desempenho operacional para a área da saúde
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA
2.1 Procedimentos éticos
2.2 Classificação da pesquisa
2.3 Quanto às técnicas de coleta de dados
2.4 Quanto as técnicas de análise dos dados
2.5 Resumo dos procedimentos de pesquisa
3 INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
3.1 Indicadores para avaliação de desempenho operacional na percepção de especialistas
3.1.2 Resultados do segundo questionário aplicado
3.2 Manutenção dos indicadores na relação final - justificativa
3.3 Relação final de indicadores para avaliação do desempenho operacional hospitalar
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A: QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DA 1ª RODADA
APÊNDICE B: QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DA 2ª RODADA
ÍNDICE REMISSIVO