
A arte perpetua-se em todas as dimensões do sentido humano, desde a visão até o tato, despertando, por conseguinte, uma variedade de perspectivas subjetivas, destoantes ou não umas das outras, colocadas ou não à lume. Em que pese haver as sete artes clássicas no mundo contemporâneo, quais sejam, pintura, escultura, música, literatura, dança, arquitetura e cinema, a expressão humana materializada nos conjuntos harmônicos e melódicos através de instrumentos de corda, sopro, percussão, corrente elétrica e vocais guarda consigo base essencialmente popular e cultural, estando presente nos mais diversos espaços sociais e gerando impactos significativos nos debates e discussões atuais travados em uma sociedade. Nesse ínterim, a obra: “As cores da música: sensibilização sobre Direitos Humanos, gênero e sexualidade” tem como objetivo realizar análises multidisciplinares de músicas previamente selecionadas, de origens nacional e internacional, que possuem pautas de discussão atreladas ao tema de Direitos Humanos, gênero e sexualidade, destacando a atualidade, profundidade e imprescindibilidade de tais trabalhos para a construção de uma sociedade mais justa, plural, fraterna e acolhedora no que tange à população LGBTQIA+, às mulheres e a todos os indivíduos, sem tabu, preconceito ou discriminação.
PREFÁCIO
Lívia Dutra Barreto
APRESENTAÇÃO
Nickolas Gomes de Sá Oliveira
Rivetla Edipo Araujo Cruz
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 1 - A PARODIZAÇÃO DO CONTO DE FADAS E ESTIGMATIZAÇÃO DA MULHER PROSTITUTA EM “VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR”, DE ODAIR JOSÉ
Matheus do Vale Mota
Giovanna Carolina Braga Narzetti
Vivian Maia Souza
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 2 - “GENI E O ZEPELIM” E OS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE DA MULHER TRANSGÊNERO: UMA ANÁLISE DA OBRA MUSICAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Matheus do Vale Mota
Giovanna Carolina Braga Narzetti
Vivian Maia Souza
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 3 - O ANSEIO PELO RETORNO DO NIRVANA E A SUPERAÇÃO DE EVENTOS TRAUMATIZANTES EM “MEU MUNDO E NADA MAIS”, DE GUILHERME ARANTES
Matheus do Vale Mota
Nickolas Gomes de Sá Oliveira
Capítulo 4 - A DEMONIZAÇÃO FRENTE À HOMOAFETIVIDADE
Jhully Nicolle Viana Moura
Lídia Joy Pantoja Moura
Capítulo 5 - “MYSTERY OF LOVE” E O MOVIMENTO DA ALMA
Thaís Cristina Bispo Oliveira
Lídia Joy Pantoja Moura
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 6 - EM BUSCA DAS VERDADEIRAS CORES: LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O MOVIMENTO LGBTQIA+
Maria Clara Govêia de Oliveira
Maria Luíza Azevedo Rocha Matos
Thaysa de Oliveira Maduro
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 7 - A SENSIBILIZAÇÃO MUSICAL SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE ATRAVÉS DAS CANÇÕES TOCADAS PELA DUPLA FANGORIA: NUANCES ENTRE O ENSINO DOS DIREITOS HUMANOS EM UNIVERSIDADES DA ESPANHA E BRASIL
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 8 - “ZORRA”: ANÁLISE JURÍDICA E PSICOLÓGICA DOS PADRÕES FEMININOS E A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA
Maria Clara Govêia de Oliveira
Giovana Krystine Pierre de Brito Velho
Vitória Maria Fernandes Dias
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 9 - “FAVELA VIVE 3” E A VIOLÊNCIA POLÍTICA E POLICIAL: A INVISIBILIDADE DOS DIREITOS NAS MARGENS DA SOCIEDADE
Dieny Vitória de Oliveira
Hadassa Vithória Martins Corrêa
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 10 - A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS MÚSICAS “CAMILA, CAMILA” E “FAIXA AMARELA”
Pedro Henrique de Jesus Lopes
Rafael Reis Ferreira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 11 - A INFLUÊNCIA ANTIRRACISTA DE BACO EXU DO BLUES E O INCENTIVO AO PROTAGONISMO NEGRO
Gabriela dos Santos Mota de Albuquerque
Jilene Kewry Pimenta Oliveira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 12 - A MÚSICA “ROSAS” E A INTERSECCIONALIDADE DA VIOLÊNCIA: GÊNERO E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
Vivian Maia Souza
Grazyely Rodrigues Siqueira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 13 - UNIVERSIDADE PRESENTE: HISTÓRICO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DO CURSO DE DIREITO DA UFRR
Maria Luíza Azevedo Rocha Matos
Ludimylla Santana Lima
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 14 - ESTUDO SOBRE A CANÇÃO: “A BALADA DE GISBERTA”
Cícero João Paulo Farias
Sterfany da Silva Sousa
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 15 - “NEM MORTA” E O CICLO DO ABUSO: A DIFICULDADE DE ROMPER COM RELACIONAMENTOS DISFUNCIONAIS
Andressa Silva Jardim
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 16 - ECOS DA TERRA: A VOZ DECOLONIAL CONTRA A EXPLORAÇÃO E INVASÃO DE TERRAS INDÍGENA YANOMAMIS
Leandra Krysla Lira Macêdo e Silva
Leandra Coronha da Silva
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 17 - MAMA PRECISA DE PAZ: MATERNIDADE E ASCENSÃO ECONÔMICA, OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MÃES SOLO IMIGRANTES EM BOA VISTA RORAIMA
Kael Fábio França Araújo
Arthur de Melo Franco Tavares
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 18 - AS MARIAS DA VILA MATILDE: MÚSICA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA DA MULHER PRETA NO BRASIL
Hágatha Vitória Fernandes de Oliveira
Maria Luiza Barbosa de Oliveira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 19 - A LUTA PELA CELEBRAÇÃO ETERNA: VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS E A BUSCA PELO PROTAGONISMO
Ana Karolayne Alves Bezerra
Haminne Felipe da Silva
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 20 - O NASCIMENTO DE NOVOS LÍDERES: A ATUALIDADE DE “ZÉ DO CAROÇO”
Keverson dos Santos do Nascimento
Genivaldo da Silva Andrade Junior
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 21 - “TILL IT HAPPENS TO YOU”: A VOZ DE LADY GAGA E A LUTA CONTRA O SILENCIAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL
Gabriela Cunha Bezerra Santos
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 22 - HUNGRIA - UM PEDIDO: A MARGINALIZAÇÃO DO JOVEM POBRE FRENTE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS DA FAVELA
José Maria Barros Brandão Júnior
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 23 - QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS: A LUTA FEMININA EM “PAGU”
Júlia Oliveira de Freitas
Rílary Gisele Oliveira Herênio
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 24 - “MARIA DA VILA MATILDE”: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE DENÚNCIA E O PAPEL DO Nº 180 NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Cristina Medeiros Siqueira
Emily Medeiros Siqueira
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 25 - “VOCÊ ME FEZ TRABALHAR MUITO”: A INVISIBILIDADE DO TRABALHO DOMÉSTICO REALIZADO PELAS MULHERES
Luiza Pagliarini de Amorim
Maria Clara de Sousa Lima
Douglas Verbicaro Soares
Capítulo 26 - “STRANGE FRUIT”: UMA ANÁLISE DA LUTA PELOS DIREITOS CIVIS DOS NEGROS NOS ESTADOS UNIDOS NAS DÉCADAS DE 1950-1960
Gabriel Vitor Figueira Alves
Pedro Henrique Silva de Araújo
Douglas Verbicaro Soares
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES