Abordagem Triangular Em Arte/Educação: Aproximações com a Escola Republicana e Democrática

A presente obra, em seu conjunto, aborda questões inscritas num campo teórico que tem sido usualmente designado como arte-educação e arte/educação. Entre os propósitos principais, está o de examinar e estabelecer um diálogo a partir da concepção de ensino sistematizada pela arte/educadora Ana Mae Barbosa, designada de Abordagem Triangular, estabelecendo aproximações com a perspectiva da escola republicana e democrática. A escolha por esta concepção de ensino se dá, uma vez que a Abordagem Triangular tem acento nas teorias pós-modernas de educação e, assim, marca uma ruptura em relação ao ensino tradicional e amplia perspectivas do ensino modernista. Neste sentido, apresenta-se como um novo paradigma da arte na educação, na passagem dos anos oitenta para os noventa, aqui no Brasil. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightMaria Regina Johann
Sumário

PREFÁCIO15
INTRODUÇÃO17
Capítulo 1 
CONCEPÇÕES E TRAJETÓRIAS SOBRE ENSINO DE ARTE NO BRASIL21
1.1 Breve contextualização do ensino no Brasil Colônia e na República21
1.2 A arte e seu ensino no Brasil Colônia 27
1.3 Do Ensino Propedêutico para o Ensino da Liberdade Expressiva: o outro extremo da curvatura da vara 40
1.4 Escolinha de arte: um movimento parelho à educação    escolar 47
1.5 Educação Artística nos marcos da LDB n. 5.692/71: contradições e potencialidades 52
Capítulo 2 
ABORDAGEM TRIANGULAR: CONCEITOS E AÇÕES PARA O ENSINO DA ARTE63
2.1 As fontes inspiradoras da Abordagem Triangular 79
2.2 Escuelas al Aire Libre 80
2.3 Disciplined Based Art Education – DBAE 83
2.4 O ensino da arte na perspectiva americana e inglesa: contribuições de Elliot Eisner, Robert Saunders e do Movimento Reader Responder 84
2.4.1 Elliot Eisner: produzir, ver, interpretar e contextualizar 84
2.4.2 Robert Saunders: inter-relação entre História da Arte, Estética e Crítica de Arte 91
2.4.3 Reader Response: Assimalação e acomodação na relação leitor-objeto 95
Capítulo 3
ABORDAGEM TRIANGULAR: INTER-RELAÇÃO ENTRE LEITURA, CONTEXTUALIZAÇÃO E CRIAÇÃO99
3.1 A leitura da obra de arte e das imagens da cultura visual 100
3.2 A criação (o fazer artístico) 111
3.3 A contextualização 117
3.4 Sobre a distinção dos termos: metodologia e proposta 119
CONSIDERAÇÕES FINAIS123
PÓS-ESCRITO: DESAFIOS PARA SEGUIR PENSANDO ABORDAGEM TRIANGULAR EM ARTE/EDUCAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES COM A ESCOLA REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA125
REFERÊNCIAS133


Ficha Técnica

 J65a        Johann, Maria Regina
Abordagem triangular em arte/educação : aproximações  com 
a escola republicana e democrática / Maria Regina Johann. - Cruz Alta : Ilustração, 2020.
140p. 

ISBN 978-65-88362-57-0
DOI 10.46550/978-65-88362-57-0

1. Arte - Ensino - Brasil. I. Título  
        CDU: 7(81)