A Surdez E O Ensino Superior: Um Estudo Sobre A Inclusão Em Duas Universidades Comunitárias Da Região Noroeste Do Rio Grande Do Sul

A surdez faz parte da ampla e complexa questão sociocultural da inclusão. Mesmo no âmbito educacional, no qual há uma compreensão e uma abertura à diferença mais apurada e qualificada, sabe-se que educandos surdos já vivenciaram várias situações arbitrárias às garantias e direitos de dignidade cidadã em sua trajetória. No processo histórico, foram segregados e, depois, inseridos em um contexto que tinha como padrão a normalização. Esse processo constituiu-se em uma nova forma de exclusão, pois seu modo de ser estava sendo corrigido para dar conta de uma dinâmica estabelecida pelos que eram considerados “normais”. Tratava-se de uma correção da anormalidade para poder ser sujeito de direito.

Compra do livro físico

Para comprar o livro físico, adicione ao carrinho e finalize a compra.

Comprovante
ATENÇÃO: O pagamento do valor total deverá ser feito via PIX com a chave: (55) 99661-7792. Feito isso, deve ser enviado o comprovante da transferência no campo acima, para então Fechar o Pedido.

Valor da unidade: R$

Valor do frete: R$22,00

Valor Total: R$

* Ao clicar em Fechar Pedido, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- As informações enviadas são de total responsabilidade do usuário;
- O envio do(s) livro(s) somente será efetuado após confirmação de recebimento, que deve ocorrer em até dois dias úteis após o pedido;
- Informações sobre o andamento do seu pedido serão enviadas para o email fornecido;
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.


Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightVaneza Cauduro Peranzoni
  • keyboard_arrow_rightCarine Nascimento da Silva
  • keyboard_arrow_rightCamila Kuhn Vieira
  • keyboard_arrow_rightVanessa da Silva Oliveira
Sumário

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CAPÍTULO I - OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELA    SURDEZ ATÉ O ENSINO SUPERIOR 
1.1 Questões históricas das deficiências  
1.2 Conceituação do sujeito surdo 
1.3 Contexto educacional do sujeito surdo 
1.4 A educação bilíngue para surdos 
1.5 O acesso ao Ensino Superior: direitos da pessoa com  deficiência

CAPÍTULO II - EXCLUSÃO DA INCLUSÃO: ENTRAVE CULTURAL 
2.1 A sociedade como invenção de padrões 
2.2 A polarização da exclusão e inclusão  

CAPÍTULO III - PERCURSO METODOLÓGICO 
3.1 Participantes do estudo  
3.2 Local de realização do estudo 
3.3 Instrumentos do estudo  
3.4 Procedimentos de coleta de dados 

CAPÍTULO IV - ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE OS DADOS DO ESTUDO 
4.1 Procedimentos de tratamento dos dados 
4.1.1 Questionário aos coordenadores e aos professores 
4.1.1.1 Análise de dados dos professores  
4.1.2 Coleta de dados do questionário aos alunos 
4.1.2.1 Análise de dados dos alunos  

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS

ÍNDICE REMISSIVO  

SOBRE AS AUTORAS 


Ficha Técnica


S961   A surdez e o ensino superior : um estudo sobre a inclusão em duas universidades comunitárias da região noroeste do Rio Grande do Sul / Márcia Elisa Lamaison ... [et al.] - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
125 p. ; 21 cm

ISBN 978-65-990314-8-9 

1. Surdez. 2. Inclusão. I. Lamaison, Márcia Elisa et al.    
   

CDU: 376-056.263