A Renda Básica Universal Como Fator De Sustentabilidade Do Estado Democrático De Direito

Esta obra empreende uma investigação abrangente sobre a temática da Renda Básica Universal (RBU), explorando suas conexões com a crise da democracia social, a sustentabilidade e o neoliberalismo, e destacando sua importância crucial na construção de uma sociedade mais equitativa e menos desigual. O cerne deste livro reside na análise da Renda Básica como uma solução eficaz para enfrentar a crise do modelo social-liberal no contexto pós-pandemia, mitigando as precariedades resultantes da crise sanitária. Dividido em dois capítulos, esta obra aborda diferentes aspectos, desde a análise dos direitos sociais na Constituição Federal de 1988 até a compreensão do princípio da sustentabilidade como um elemento fundamental do Estado Democrático de Direito. Explora-se também como o contexto neoliberal, agravado pela pandemia, tem impactado a redução de empregos e a intensificação das desigualdades sociais no sistema capitalista. Além disso, são discutidos os conceitos, a implementação e os principais efeitos e desafios da RBU. Nesse sentido, destaca-se a universalidade como a característica mais importante da renda básica, cujo financiamento não é excessivamente complexo, dependendo principalmente de reformas tributárias progressivas. Portanto, sua viabilidade é plenamente factível com uma vontade política informada e firme, sendo crucial para alcançar os objetivos constitucionais de uma sociedade mais justa e solidária, proporcionando uma sustentabilidade social mínima a um Estado sob pressões de forças adversas. Desejo a todos uma leitura excelente desta obra intitulada "A Renda Básica Universal como Fator de Sustentabilidade do Estado Democrático de Direito". Espero que as análises e reflexões apresentadas ao longo desta obra contribuam significativamente para uma compreensão mais profunda e crítica dos desafios e oportunidades associados à implementação de uma renda básica universal. Que cada página inspire novas ideias e provoque debates construtivos sobre a redução das desigualdades e a promoção da sustentabilidade social, política e econômica. Que esta obra enriqueça seu entendimento e forneça insights valiosos para o avanço do conhecimento e da prática no contexto do Estado Democrático de Direito. Ótima leitura!

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightFilipe Fortes de Oliveira Portela
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1 DESIGUALDADE SOCIAL E PRINCÍPIO DA SUSTENTABILIDADE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: OS DESAFIOS DO CONTEXTO NEOLIBERAL PÓS-PANDÊMICO
1.1 Desigualdade e a importância dos direitos sociais como fator de redução da desigualdade
1.2 O princípio da sustentabilidade enquanto elemento do Estado Democrático de Direito
1.3 A redução de postos de trabalho e outros desafios do contexto neoliberal pós-pandêmico

2 RENDA BÁSICA UNIVERSAL, SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA
2.1 Renda Básica Universal - definições, efeitos e desafios
2.2 Análise de modelos possíveis de implementação e alternativas de financiamento
2.3 Viabilidade política, diretrizes de implementação da RBU e sua inter-relação com os princípios da sustentabilidade e do Estado Democrático

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

SOBRE O AUTOR


Ficha Técnica

P843r     Portela, Filipe Fortes de Oliveira
A renda básica universal como fator de sustentabilidade do estado democrático de direito [recurso eletrônico] / Filipe Fortes de Oliveira Portela. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
155 p.
 
ISBN 978-65-6135-002-0
DOI 10.46550/978-65-6135-002-0
1. Estado democrático de direito. 2. Renda básica. 3. Direitos fundamentais. 4. Direito constitucional. I. Título
 
CDU: 342