
Link de acesso direto à obra:
O livro A Relação Visual entre a Libras (L1) e a Escrita da Língua Portuguesa como L2 para Pessoas Surdas nasce do compromisso com a valorização da educação bilíngue, do respeito às identidades surdas e da promoção de práticas pedagógicas que reconheçam a visualidade como eixo central da aprendizagem de estudantes surdos. Trata-se de uma obra que dialoga diretamente com a realidade linguística, educacional e cultural da comunidade surda brasileira, destacando a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e da língua portuguesa escrita como segunda língua (L2). Este livro digital é mais do que uma produção teórica: é um instrumento de afirmação da diferença linguística e da diversidade cultural, um chamado à reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e letramento de pessoas surdas em contextos escolares. É também um convite à escuta sensível – ou, mais precisamente, ao olhar atento – de professores, educadores, intérpretes, pesquisadores e gestores da educação que reconhecem o direito de a pessoa surda ser educada em sua própria língua.
PREFÁCIO
Francisca Maria Carvalho
APRESENTAÇÃO
Giovana Cristina de Campos Bezerra
Daniel Lopes Romeu
José Sinésio Torres Gonçalves Filho
Marceli Lúcia Pavéglio Romeu
Taynan Alécio da Silva
Capítulo 1 - AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES SURDOS SOBRE OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA EM PORTUGUÊS
Willian da Motta Brum
Capítulo 2 - A MENINA SURDA QUE “DEVORAVA” OS GIBIS: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA
Cássia Lobato Marins
Capítulo 3 - DIFICULDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: APRENDIZAGEM DA ESCRITA POR MEIO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO L1
Geraldo Venceslau de Lima Júnior
Capítulo 4 - A ESCRITA DO SURDO NA SEGUNDA LÍNGUA (L2) COMO PORTUGUÊS: PERCEPÇÃO DAS DISSEMELHANÇAS DA PRIMEIRA LÍNGUA (L1) COMO LÍNGUA DE SINAIS
Karine Martins Cunha Venceslau
Capítulo 5 - LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE INCLUSIVA
Cássia Michele Virginio da Silva
Capítulo 6 - LEITURA, LINGUAGEM E INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA PESSOAS SURDAS
Claudia do Socorro Azevedo Magalhães
Capítulo 7 - MINHA BARREIRAS COM O PORTUGUÊS: APRENDENDO COMO L2 APÓS A AQUISIÇÃO DA LIBRAS
Daniel Lopes Romeu
Capítulo 8 - ENTRE DESAFIOS E CONQUISTAS: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Renata Cristina dos Reis
Capítulo 9 - PERSPECTIVAS DO PAR LINGUÍSTICO PORTUGUÊS E LIBRAS: INFLUÊNCIAS DE LÍNGUAS ORAIS NA LIBRAS E PRODUÇÃO DA ESCRITA
Giovana Cristina de Campos Bezerra
Capítulo 10 - MEMÓRIAS DE UMA VIDA SURDA: FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE
Angelisa Goebel
Capítulo 11 - MEU MUNDO EM LIBRAS: O DESAFIO DE APRENDER PORTUGUÊS E MINHA JORNADA BILÍNGUE NA ESCOLA DE SURDOS
Marceli Lucia Paveglio Romeu
Capítulo 12 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS: O IMPACTO DO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUÊS NA MINHA VIDA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
José Sinésio Torres Gonçalves Filho
Capítulo 13 - VIVÊNCIAS E DESAFIOS: FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Thainá Trindade Lisboa
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES