As configurações da sociedade em rede proporcionaram o surgimento de novos fenômenos sociais, que ganharam contornos ainda mais relevantes com os mecanismos do capitalismo de vigilância e o poder das big techs. Como consequência, criou-se um espaço de troca e produção de conteúdo que corrobora para o ingresso cada vez mais precoce de crianças no ambiente digital. Nesse contexto, surgiu a figura dos influenciadores digitais infantis, ou seja, crianças que, a partir da exposição da sua intimidade e privacidade, são consideradas “porta-vozes” de marcas, produtos e serviços, influenciando não somente seus pares, mas também os demais internautas da rede, o que revela novas e complexas situações de exploração e objetificação infantil. A obra, portanto, é um convite à reflexão sobre os direitos dos influenciadores digitais infantis diante dos desafios impostos pelo uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICS).
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - O ESPETÁCULO DO “EU” E A EXPOSIÇÃO DA INTIMIDADE NA REDE: OS DESAFIOS DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE EM REDE
1.1 A monetização da infância on-line: o surgimento dos influenciadores digitais infantis
2.2 Entre brincadeiras e “likes”: os novos riscos à infância
Capítulo 2 - A PROTEÇÃO INTEGRAL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS INFANTIS: PROMESSAS NORMATIVAS VERSUS OS DESAFIOS DO AMBIENTE DIGITAL
2.1 A evolução da proteção normativa da infância no Brasil: limites e possibilidades dos atores corresponsáveis pela proteção integral
2.2 Infância no Instagram: a atuação dos corresponsáveis pela proteção integral no ambiente digital
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA