Esta obra é resultado de pesquisas coletivas de professores comprometidos com o caráter formal e político da pesquisa. Inicialmente pensado por Livio Osvaldo Arenhart, o estudo recebeu a contribuição e o aprofundamento teórico de Noli Bernardo Hahn, Edemar Rotta e Amabilia Beatriz Portela Arenhart. A obra, marcada pelo protagonismo do professor Livio na interlocução com os demais autores, coloca, ainda, em movimento dois Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da região missioneira, a saber, o Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo/RS e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Cerro Largo/RS. Quanto ao conteúdo da obra, os autores partem do pressuposto de que não existe conhecimento em que, por si só, o método adotado possui todos os elementos necessários para responder às questões que uma investigação específica suscita. É, pois, a limitação os métodos que legitima o diálogo interdisciplinar sobre métodos para o conhecimento da realidade sob vários ângulos. O diálogo metodológico propicia maior clareza teórica e permite aprofundar uma discussão interdisciplinar de forma interativa e intersubjetiva. Por isso mesmo, a proposta da obra é de ultrapassar a regra metodológica clássica, válida para todas as espécies de discurso racional, que manda distinguir aspectos. É preciso também buscar os nexos, o que requer trabalho rigoroso de contextualização (sincrônica e diacrônica) dos fenômenos e de tradução recíproca das linguagens, isto é, diálogo interdisciplinar e intercultural.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - PROJETOS DE PESQUISA E A QUESTÃO DA INTERCONEXÃO DE ABORDAGENS
1.1 Projetando trabalho de pesquisa: formular o problema de pesquisa
1.2 Projetar o trabalho de pesquisa: formulação de objetivos
1.3 Projetar trabalho de pesquisa: o contexto da resposta
Capítulo 2 - ARTICULAÇÃO DE MÉTODOS DE ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
2.1 Na interconexão das abordagens teórico-metodológicas, a busca indispensável da coerência lógica
2.2 A escavação dos pressupostos lógico-conceituais das teorias contribui para o diálogo interdisciplinar e para a interconexão de abordagens
Capítulo 3 - EXPLICITAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES ENTRE ABORDAGENS EMPÍRICO-ANALÍTICA, FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA E CRÍTICO-DIALÉTICA
3.1 A relação lógica entre as abordagens analítica e dialética
3.2 A necessária contribuição da hermenêutica e seus limites
3.3 O “casamento” de hermenêutica e dialética
3.4 O apriori da comunidade de comunicação como pressuposto ético do entrelaçamento de abordagens teórico-metodológicas
3.5 O entrelaçamento de abordagens teórico-metodológicas: a síntese do Professor Jaime Paviani
3.6 O entrelaçamento de abordagens teórico-metodológicas ao ver de M. C. Minayo
Capítulo 4 - INTEGRANDO A ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA
4.1 O ilogismo da realidade e o imperativo da dialógica
4.2 Abordagem ecossistêmica da interculturalidade e tradução
4.3 Dialética e dialógica
4.4 Racionalidade ecossistêmica e racionalidade hermenêutica: pensamento rotativo
4.5 Acolhendo de Boaventura de Sousa Santos a proposta do trabalho de tradução
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ÍNDICE REMISSIVO
SOBRE OS AUTORES
P474 A pesquisa na universidade : interconexões de abordagens teórico-metodológicas e interdisciplinares / Livio Osvaldo Arenhart ... [et al.]. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
141 p ; 21 cm
ISBN 978-85-92890-65-0
DOI 10.46550/978-85-92890-65-0
1. Pesquisa científica 2. Metodologia da pesquisa. 3. Hermenêutica. I. Arenhart, Livio Osvaldo [et al.].
CDU: 001.891