Este estudo investiga a linguagem como uma prática social em uma escola de ensino fundamental em Brasília, DF. Baseado nas teorias de Bakhtin e Fairclough, analisa como a linguagem contribui para as relações sociais e como a Teoria Social do Discurso pode ser aplicada na análise crítica do discurso do professor. O livro examina como a linguagem não apenas reflete a realidade, mas também a constitui, destacando a importância da linguagem na construção do conhecimento e na interação social. A pesquisa busca promover a conscientização sobre o papel da linguagem na hegemonia e na autonomia das pessoas, com potencial para melhorar a qualidade de vida dos alunos e professores. Um estudo essencial para compreender o impacto da linguagem na educação e na sociedade.
INTRODUÇÃO
1 CAMINHO METODOLÓGICO
1.1 Processo epistemológico
1.1.1 Ecologia dos saberes
1.1.2 Práticas socioculturais
1.2 Processo metodológico
1.2.1 Abordagem e tipo de pesquisa
1.2.2 Contexto de realização da pesquisa
1.2.3 População e amostra de pesquisa
1.2.4 Instrumentos e procedimentos de pesquisa
1.2.5 Análise e interpretação dos dados
1.2.6 Cuidados éticos
2 A LINGUAGEM E O PROCESSO DAS RELAÇÕES SOCIAIS
3 A TEORIA SOCIAL DO DISCURSO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
4 LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL A PARTIR DO DISCURSO DOS PROFESSORES
4.1 Análise dos questionários
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE OS AUTORES