A Linguagem Na Perspectiva Social: Uma prática no universo de uma escola de ensino fundamental de Brasília - DF

Este estudo investiga a linguagem como uma prática social em uma escola de ensino fundamental em Brasília, DF. Baseado nas teorias de Bakhtin e Fairclough, analisa como a linguagem contribui para as relações sociais e como a Teoria Social do Discurso pode ser aplicada na análise crítica do discurso do professor. O livro examina como a linguagem não apenas reflete a realidade, mas também a constitui, destacando a importância da linguagem na construção do conhecimento e na interação social. A pesquisa busca promover a conscientização sobre o papel da linguagem na hegemonia e na autonomia das pessoas, com potencial para melhorar a qualidade de vida dos alunos e professores. Um estudo essencial para compreender o impacto da linguagem na educação e na sociedade.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCarla Rosane da Silva Tavares Alves
  • keyboard_arrow_rightVani Wruch Leitzke
  • keyboard_arrow_rightAntonio Escandiel de Souza
Sumário

INTRODUÇÃO

1 CAMINHO METODOLÓGICO
1.1 Processo epistemológico
1.1.1 Ecologia dos saberes
1.1.2 Práticas socioculturais
1.2 Processo metodológico
1.2.1 Abordagem e tipo de pesquisa 
1.2.2 Contexto de realização da pesquisa 
1.2.3 População e amostra de pesquisa 
1.2.4 Instrumentos e procedimentos de pesquisa 
1.2.5 Análise e interpretação dos dados 
1.2.6 Cuidados éticos 

2 A LINGUAGEM E O PROCESSO DAS RELAÇÕES SOCIAIS

3 A TEORIA SOCIAL DO DISCURSO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA 

4 LINGUAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL A PARTIR DO DISCURSO DOS PROFESSORES 
4.1 Análise dos questionários

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

SOBRE OS AUTORES


Ficha Técnica

L533l     Leitzke, Vani Wruch 
A linguagem na perspectiva social [recurso eletrônico] : uma prática no universo de uma escola de ensino fundamental de Brasília - DF / Vani Wruch Leitzke, Carla Rosane da Silva Tavares Alves, Antonio Escandiel de Souza. - Cruz Alta : Ilustração, 2023.
93 p.
 
ISBN 978-65-85614-35-1
DOI 10.46550/978-65-85614-35-1
1. Linguagem. 2. Relações sociais. 3. Discurso. I. Alves, Carla Rosane da Silva Tavares II. Souza, Antonio Escandiel de III. Título 
 
CDU: 808