Nos meandros da educação contemporânea, a interseção entre tecnologia e aprendizado molda uma nova era de possibilidades e transformações. Nesta obra, os autores realizam uma análise abrangente sobre as múltiplas facetas tecnológicas que revolucionam o ambiente educacional. Dividido em doze capítulos, esta obra apresenta reflexões sobre os avanços disruptivos e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. De realidade aumentada à inteligência artificial, passando por gamificação, redes sociais, robótica educativa e ética digital, cada capítulo procura contextualizar o impacto das tecnologias emergentes na forma como aprendemos e ensinamos. Este livro visa inspirar um comprometimento contínuo com a busca por métodos de ensino mais eficazes, inclusivos e adaptáveis. Ao cruzar o limiar entre o potencial tecnológico e a prática educacional, os autores buscam não apenas compreender as tendências emergentes, mas também promover um olhar crítico sobre o impacto e os desafios que acompanham essas transformações. Que as reflexões aqui apresentadas estimulem novas abordagens, debates e ações no cenário educacional, impulsionando uma educação colaborativa, mais dinâmica, participativa e alinhada com as exigências do século XXI.
APRESENTAÇÃO
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Jéssica Marinho Medeiros
Monique Bolonha das Neves Meroto
Rodi Narciso
Capítulo 1 - ALÉM DA LOUSA: EXPLORANDO O POTENCIAL DA REALIDADE AUMENTADA NO AMBIENTE EDUCACIONAL
Monique Bolonha das Neves Meroto
Christiane Diniz Guimarães
Claudia Kreuzberg da Silva
Dinaléia Araujo da Silva
Fábio José de Araújo
Gilmara Benício de Sá
Ianan Eugênia de Carvalho
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Capítulo 2 - ROBÓTICA EDUCATIVA: APLICAÇÃO DA ROBÓTICA PARA ENSINAR PROGRAMAÇÃO, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Ederson Cassiano de Paula
Luciane Pereira de Castilho
José Laécio Pimentel
Maria Cristina de Borba Soriano Souza
Maria Nilsa Martins de Araujo
Moésia da Cunha Batista
Monique Bolonha das Neves Meroto
Capítulo 3 - TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE APOIAM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Jéssica Marinho Medeiros
Freilan Pereira da Silva
Ederson Cassiano de Paula
Lindoracy Almeida Santos
Luzia Cecilia da Silva Cunha
Monique Bolonha das Neves Meroto
Marilda Faustino de Andrade Ribeiro
Raquel Farias Fuly de Souza
Capítulo 4 - TECNOLOGIA AO TOQUE: DESVENDANDO O IMPACTO DOS SMARTPHONES E TABLETS NA REVOLUÇÃO DO APRENDIZADO CONTEMPORÂNEO
Adna Caetano e Silva Moreira
Christiane Diniz Guimarães
Ederson Cassiano de Paula
Elzo Brito dos Santos Filho
Lindoracy Almeida Santos
Luciane Pereira de Castilho
Luiz Marcelo Passos
Maria da Fe Silva Moreira
Capítulo 5 - REVOLUCIONANDO O APRENDIZADO: EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO
Alexander Aparecido Urso Silva
Christiane Diniz Guimarães
Claudia Kreuzberg da Silva
Erika Martins Beleza
Fábio Feitosa Rodrigues
Monique Bolonha das Neves Meroto
Ricardo Gomes da Silva
Santina Aparecida Ferreira Mendes
Capítulo 6 - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: PLATAFORMAS DIGITAIS QUE FACILITAM O ENSINO A DISTÂNCIA
Carlos André Souza dos Santos
Danielle Nunes Cavalcante Beviláqua
Gioconda Soares de Araújo Silva
Ianan Eugênia de Carvalho
Karine Andrade Mourão
Lucas Estevão Fernandes Laet
Luiz Paulo Brito Rocha
Marcos Vinícius Malheiros da Silva
Capítulo 7 - ENSINO HÍBRIDO: MODELOS QUE COMBINAM ENSINO PRESENCIAL E ONLINE
Christiane Diniz Guimarães
Glyciane Vieira da Silva
Jordana Romero Silva
Júlio César Camêlo da Silva
Marcia Cristina Reis Campos Melo
Ricardo Gomes da Silva
Roberto Gleydson da Silva Rodrigues
Sidinéia da Silva
Capítulo 8 - APLICATIVOS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO COMO DIFERENTES TIPOS DE APLICATIVOS MÓVEIS PODEM SER UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
Camila Sabino de Araujo
Ferdinando Sampaio Rios
Gilmara Benício de Sá
Hayra Conceição Gonçalves
Lucas Ferreira Gomes
Monique Bolonha das Neves Meroto
Osangela Tavares
Valéria Teixeira Modesto
Capítulo 9 - IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: COMO AS MÍDIAS SOCIAIS INFLUENCIAM O APRENDIZADO
Benedito Braz Sobrinho
Carolina Dutra Marques
Daniela Malta de Azevedo
Gilmara Benício de Sá
Glaucya Teixeira Cavalcanti
Lindoracy Almeida Santos Amorim
Santina Aparecida Ferreira Mendes
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Capítulo 10 - JOGANDO PARA APRENDER: COMO A GAMIFICAÇÃO ESTÁ MUDANDO A EDUCAÇÃO
Monique Bolonha das Neves Meroto
Christiane Diniz Guimarães
Claudia Kreuzberg da Silva
Dinaléia Araujo da Silva
Fábio José de Araújo
Gilmara Benício de Sá
Ianan Eugênia de Carvalho
Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Capítulo 11 - ÉTICA E PRIVACIDADE NA EDUCAÇÃO DIGITAL: OS DESAFIOS ÉTICOS E DE PRIVACIDADE NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Rodi Narciso
Alexander Aparecido Urso Silva
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Jessé Marques Lima Costa
João Alves Pereira
Maria Nilsa Martins de Araujo
Monique Bolonha das Neves Meroto
Sibele Selvina de Oliveira Moniz
Capítulo 12 - REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO: EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA TRANSFORMAR MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZADO
Monique Bolonha das Neves Meroto
Christiane Diniz Guimarães
Claudia Kreuzberg da Silva
Fabrísia Maria da Silva Carvalho
Pedro Alves Gonçalves Junior
Ricardo Furtado de Oliveira
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Vander Aparecido de Castro
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES