O livro traz à tona uma questão atual, inovadora e de fundamental importância para a educação em geral e para a sociedade brasileira como um todo. Ao rever a história, o autor conclui que esta prática tinha um viés profissionalizante, visando capacitar mão-de-obra e desenvolver o mercado de trabalho. Sobre as percepções dos docentes relativas ao processo formativo na Educação Profissional e Tecnológica e o seu papel na formação, o autor desenvolve uma discussão sobre sua atuação como agente promotor da transformação social, na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, na mediação do conhecimento e preparação para as próximas etapas de formação. As reflexões aqui apresentadas contribuem para o avanço do debate sobre a Educação Profissional Tecnológica Brasileira, desperta aos leitores, tanto das áreas de Educação em geral como para a Profissional e Tecnológica, a necessidade de investigar esta temática.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - O CONTEXTO E O PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA
1.1 Contexto da pesquisa e os sujeitos
1.2 O processo da pesquisa e os procedimentos metodológicos
1.2.1 Abordagens da pesquisa
1.2.2 Processos da investigação e os instrumentos utilizados para construção da pesquisa
1.2.3 Aspectos éticos da pesquisa
Capítulo 2 - A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA
2.1 A história da educação profissional e tecnológica no Brasil
2.2 Plano Nacional de Educação e a Educação Profissional
Capítulo 3 - COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
3.1 O contexto da produção acadêmica: contribuição para a pesquisa
3.2 A produção do conhecimento: considerações necessárias para consolidar esta pesquisa
Capítulo 4 - PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
4.1 Percepção dos docentes sobre papel do professor formador nos cursos profissionalizantes e tecnológicos
4.2 Desafios, limites e potencialidades do processo constitutivo da docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
4.3 A formação continuada no contexto da EPT: compreensões dos professores
4.4 Desenvolvimento do currículo no IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras - MA
4.4.1 A contribuição do IFMA campus São Raimundo das Mangabeiras – MA para a formação continuada dos professores
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR
S586f Silva Neto, Adriano Ferreira da A formação continuada de professores da educação
profissional e tecnológica (EPT) brasileira / Adriano Ferreira da Silva Neto. - Cruz Alta : Ilustração, 2022.
119 p. : il.
ISBN 978-85-92890-58-2
DOI 10.46550/978-85-92890-58-2
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Educação profissional e tecnológica. I. Título
CDU: 371.13