A área da educação é amplamente incrível e oportuniza diferentes caminhos e, neles, diversas paisagens. Por isso, os capítulos que você encontrará, aqui, possuem variadas temáticas e múltiplas concepções, o que demonstra que cada ponto de vista depende do lugar em que se está, da posição discursiva que cada sujeito ocupa ou acredita ocupar. Aproveite a leitura para problematizar teorias e metodologias, e, principalmente, para compreender que ocupar um lugar teórico significa entender que a produção um cada texto apresenta uma configuração dialética-dialógica, ou seja, os discursos de outros se articulam aos nossos e os nossos discursos passam a constituir os discursos dos outros. Invito-lhe a aguçar os sentidos e perceber novos olhares e outras vozes que podem transformar suas perspectivas e seus discursos acerca dos percursos formativos, seja na dimensão dos processos de ensino e de aprendizagem, seja na dimensão da formação e da atuação docente.
PREFÁCIO
Natany Avelar Silva
PRESENTATION
Daniely Maria dos Santos
A
PRESENTAÇÃO
Daniely Maria dos Santos
O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SEU PAPEL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Cristina Rezende Eliezer
LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: INVESTIGANDO POLÍTICAS EM ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
Rafael Carlos Lima da Silva
PROFESSORES E A CRISE IDENTITÁRIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO
Alex Junior Bilhoto Faria
Amanda Cristina dos Santos Reis
MEANDROS EDUCACIOAIS: HISTORICIDADE E NOVOS DESAFIOS
Daniely Maria dos Santos
MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
Ludmila Magalhães Naves
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
APRENDENDO A ENSINAR: O TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR EM AMBIENTES VIRTUAIS
Natany Avelar Silva
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM
Mariana da Costa Teles
Welbert Vinícius de Souza Sansão
José Antônio Araújo Andrade
CONTRIBUIÇÕES DO USO DO APLICATIVO WHATSAAP NA EDUCAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE
Peterson Vítor Ribeiro
Helena Maria Ferreira
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS DISCUSSÕES POSSÍVEIS
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
REFLEXÕES ACERCA DA POTENCIALIDADE DO LIVRO IMAGEM NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO VISUAL E DE INTERDISCIPLINARIDADE
Rita Cassia Oliveira
Ludmila Magalhães Naves
PRÁTICAS DE LEITURA COM IMAGENS FOTOGRÁFICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MULTILETRAMENTOS
Ludmila Magalhães Naves
Rita Cássia Oliveira
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
“OS DONOS DO ENSINO!?” PROBLEMATIZANDO A PRIORIDADE E A HIPOTÉTICA LEGITIMIDADE NATURAL DE SURDOS PARA O ENSINO DE LIBRAS E DE SURDOS
Rafael Carlos Lima da Silva
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Cristina Rezende Eliezer
Vanderlei Barbosa
O LUGAR DAS EXPERIÊNCIAS CONGADEIRAS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES/AS NO CAMPO EDUCACIONAL
Aline Guerra da Costa
Fabio Pinto Gonçalves dos Rei
“NO MEU CORPO TEM ASA E PÉ”: O FAZER ARTÍSTICO DE CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO SUL DE MINAS GERAIS
Breno Alvarenga Almeida
Fábio Gonçalves Pinto dos Reis
Francine de Paulo Martins
PROBLEMATIZANDO AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Mariane Avelar Natividade
Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
Bruna Beatriz da Rocha
O CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO: REPERCUSSÕES NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EFI)
Bruna Beatriz da Rocha
Márcio Norberto Farias
O MAL-ESTAR DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SUBJETIVIDADE DOCENTE
Rebeca Freitas Ivanicska
Daniela Aparecida de Melo Costa
PÓSFACIO
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
POSFÁCIO
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
E24 A educação contemporânea : velhos dilemas, novas perspectivas /organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Alex Junior Bilhoto Faria, Rafael Carlos Lima da Silva. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
299 p. ; 23 cm
ISBN 978-65-88362-00-6
DOI: 10.46550/978-65-88362-00-6
1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Inovação tecnológica. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Faria, Alex Junior Bilhoto (org.). III. Silva, Rafael Carlos Lima da (org.).
CDU: 37