A Educação Contemporânea: Velhos dilemas, novas perspectivas

A área da educação é amplamente incrível e oportuniza diferentes caminhos e, neles, diversas paisagens. Por isso, os capítulos que você encontrará, aqui, possuem variadas temáticas e múltiplas concepções, o que demonstra que cada ponto de vista depende do lugar em que se está, da posição discursiva que cada sujeito ocupa ou acredita ocupar. Aproveite a leitura para problematizar teorias e metodologias, e, principalmente, para compreender que ocupar um lugar teórico significa entender que a produção um cada texto apresenta uma configuração dialética-dialógica, ou seja, os discursos de outros se articulam aos nossos e os nossos discursos passam a constituir os discursos dos outros. Invito-lhe a aguçar os sentidos e perceber novos olhares e outras vozes que podem transformar suas perspectivas e seus discursos acerca dos percursos formativos, seja na dimensão dos processos de ensino e de aprendizagem, seja na dimensão da formação e da atuação docente. 

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Ilustração serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
  • keyboard_arrow_rightCristina Rezende Eliezer
  • keyboard_arrow_rightAlex Junior Bilhoto Faria
  • keyboard_arrow_rightRafael Carlos Lima da Silva
Sumário

PREFÁCIO 
Natany Avelar Silva

PRESENTATION 
Daniely Maria dos Santos
A

PRESENTAÇÃO 
Daniely Maria dos Santos

O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SEU PAPEL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO 
Cristina Rezende Eliezer

LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: INVESTIGANDO POLÍTICAS  EM ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS 
Rafael Carlos Lima da Silva

PROFESSORES E A CRISE IDENTITÁRIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO 
Alex Junior Bilhoto Faria
Amanda Cristina dos Santos Reis

MEANDROS EDUCACIOAIS: HISTORICIDADE E NOVOS    DESAFIOS 
Daniely Maria dos Santos

MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL  
Mayra Alejandra Contreras Madrigal
Ludmila Magalhães Naves
Ilsa do Carmo Vieira Goulart

APRENDENDO A ENSINAR: O TRABALHO REMOTO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR EM AMBIENTES VIRTUAIS 
Natany Avelar Silva

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM 
Mariana da Costa Teles
Welbert Vinícius de Souza Sansão
José Antônio Araújo Andrade

CONTRIBUIÇÕES DO USO DO APLICATIVO WHATSAAP NA EDUCAÇÃO: UM ESTADO DA ARTE 
Peterson Vítor Ribeiro
Helena Maria Ferreira

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS DISCUSSÕES POSSÍVEIS 
Juliana Paula de Oliveira Gomes
Ilsa do Carmo Vieira Goulart

REFLEXÕES ACERCA DA POTENCIALIDADE DO LIVRO IMAGEM NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO VISUAL E DE INTERDISCIPLINARIDADE 
Rita Cassia Oliveira
Ludmila Magalhães Naves

PRÁTICAS DE LEITURA COM IMAGENS FOTOGRÁFICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS MULTILETRAMENTOS  
Ludmila Magalhães Naves
Rita Cássia Oliveira
Ilsa do Carmo Vieira Goulart

“OS DONOS DO ENSINO!?” PROBLEMATIZANDO A PRIORIDADE E A HIPOTÉTICA LEGITIMIDADE NATURAL DE SURDOS PARA O ENSINO DE LIBRAS E DE SURDOS 
Rafael Carlos Lima da Silva

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Cristina Rezende Eliezer
Vanderlei Barbosa

O LUGAR DAS EXPERIÊNCIAS CONGADEIRAS NA FORMAÇÃO  DE PESQUISADORES/AS NO CAMPO EDUCACIONAL 
Aline Guerra da Costa
Fabio Pinto Gonçalves dos Rei

“NO MEU CORPO TEM ASA E PÉ”: O FAZER ARTÍSTICO DE CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO SUL DE MINAS GERAIS 
Breno Alvarenga Almeida
Fábio Gonçalves Pinto dos Reis
Francine de Paulo Martins

PROBLEMATIZANDO AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NO  CONTEXTO EDUCACIONAL 
Mariane Avelar Natividade
Fábio Pinto Gonçalves dos Reis

A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O TRANSTORNO DE   DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) 
Bruna Beatriz da Rocha

O CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO: REPERCUSSÕES NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EFI)
Bruna Beatriz da Rocha
Márcio Norberto Farias

O MAL-ESTAR DA CULTURA CONTEMPORÂNEA E SEUS   REFLEXOS NA SUBJETIVIDADE DOCENTE 
Rebeca Freitas Ivanicska
Daniela Aparecida de Melo Costa

PÓSFACIO 
Mayra Alejandra Contreras Madrigal

POSFÁCIO 
Mayra Alejandra Contreras Madrigal


Ficha Técnica

E24  A educação contemporânea : velhos dilemas, novas perspectivas /organizadores: Cristina Rezende Eliezer, Alex Junior Bilhoto Faria, Rafael Carlos Lima da Silva. - Cruz Alta: Ilustração, 2020.
299 p. ; 23 cm

ISBN 978-65-88362-00-6 
DOI: 10.46550/978-65-88362-00-6 

1. Educação. 2. Ensino-aprendizagem. 3. Inovação tecnológica. I. Eliezer, Cristina Rezende (org.). II. Faria, Alex Junior Bilhoto (org.). III. Silva, Rafael Carlos Lima da (org.).   
      
CDU: 37