Este Produto Educacional teve origem através da pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais" vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) – Mestrado Profissional da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As atividades descritas ao longo deste Produto Educacional foram desenvolvidas e aplicadas em uma turma de Pré I, da rede pública de Educação Infantil do município de Vacaria, e estão divididas em 9 encontros, com 4 horas de duração em cada encontro. O professor que desejar replicar este Produto Educacional, pode fazê-lo respeitando a cronologia acima descrita, ou alterando a ordem dos elementos, bem como escolhendo alguma atividade específica de cada encontro para ser desenvolvida conforme o contexto e as necessidades específicas de sua turma.
A criança e a Ciência
Como a criança "faz Ciência"?
Por que ensinar Ciências na Educação Infantil?
O ensino de Ciências conforme a BNCC
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Brinquedoteca natural
Elemento Terra: primeiro encontro
Elemento Terra: segundo encontro
Elemento Água: primeiro encontro
Elemento Água: segundo encontro
Elemento Ar: primeiro encontro
Elemento Ar: segundo encontro
Elemento Fogo: primeiro encontro
Elemento Fogo: segundo encontro
Mensagem final para o professor(a)
Referências
Sobre as autoras
B625c Bizotto, Débora Salvador
A criança e os quatro elementos naturais [recurso eletrônico] : guia didático para promover o ensino de ciências na educação infantil visando a construção de vínculos com a natureza / Débora Salvador Bizotto, Valquíria Villas-Boas. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
46 p. : il.
Produto educacional
ISBN 978-65-85614-92-4
DOI 10.46550/978-65-85614-92-4
1. Ciências - Ensino. 2. Educação infantil. 3. Natureza Natureza. I. Villas-Boas, Valquíria II. Título
CDU: 37:50