Este Produto Educacional teve origem através da pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais" vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) – Mestrado Profissional da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Este produto é um guia que visa alertar as famílias sobre as consequências que o contato com a natureza, ou a falta dele, trazem para o desenvolvimento infantil, para a manutenção da vida, e para a saúde do planeta. Lendo este guia você encontrará alternativas para potencializar a criatividade, a imaginação e, principalmente, para despertar a alegria e o entusiasmo das crianças, criando oportunidades para que elas vivam uma infância mais distante das telas e mais próxima da natureza.
A criança e a Infância
Os benefícios do contato com a natureza na infância
A natureza na rotina das famílias
Os quatro elementos naturais
Sugestões de interações com o elemento Terra
Sugestões de interações com o elemento Água
Sugestões de interações com o elemento Ar
Sugestões de interações com o elemento Fogo
Mensagem final para as famílias
Sobre as autoras
Referências e dicas de leitura
B625c Bizotto, Débora Salvador
A criança, a família e os quatro elementos naturais [recurso eletrônico] : um guia para incentivar a construção de vínculos das crianças e de suas famílias com a natureza / Débora Salvador Bizotto, Valquíria Villas-Boas. - Cruz Alta : Ilustração, 2024.
30 p. : il.
Produto educacional
ISBN 978-65-85614-89-4
DOI 10.46550/978-65-85614-89-4
1. Ciências - Ensino. 2. Educação infantil. 3. Natureza Natureza. I. Villas-Boas, Valquíria II. Título
CDU: 37:50